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  • #1

    BLOW-BY -Sistema Anti-Poluente




    Olá pessoal. Estive estudando esse sistema nas Ranger, e parece que encontrei a resposta para o enegrecimento mais rápido do oléo lubrificante, nos motores diesel que nos gasolina, e ainda menos quando se faz uso do GNV.
    Relembrando que Blow-by é a recirculação dos gases que vazam da câmara de explosão pela fenda dos entre-pontas dos anéis dos pistons, juntamente com os vapores de óleo lubrificante, vão para o carter, passam pela válvula PCV, e são aspirados pela entrada de ar na turbina e voltam para a câmara de explosão, para serem queimados definitivamente.

    Bom, nas Ranger mais antigas, como na minha, vou fazer uma adaptação do separador tipo ciclone, como a que encontrei num Gurgel BR-800 da foto.

    Os amigos que tem as Ranger mais modernas, poderiam nos informar se esse SEPARADOR TIPO CICLONE já vem instalado ? Se já virem, aí vou adaptar na minha um desses. Também, se existem dois fios que fazem contato da válvula canister(solenóide) com a ECU, informando se a mesma está abrindo corretamente.

    Abs
    Anthon
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos BLOW-BY -Sistema Anti-Poluente-ranger-sistema-blow-.jpg  
    4X4 Brasil

  • #2
    Anthon.

    Onde fica este separador (se existir) no motor 3.0 ???? ou, pelo menos, por onde procuro ???

    Abs
    Ranger 3.0 4x4 2010
    Megane Grand Tour 2.0 2009

  • #3
    Usuário Avatar de eduardo1968
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    Anthon

    Mas o que realmente esse separador separa?
    E pra onde vão os gases poluentes, com o separador instalado?

    Abs

    Eduardo
    Amarok CD 4x4 SE 180cv 14

    Ex Ranger XLS CD 4x4 2.8 05, ex Ranger XLT CD 4x4 2.5 00, ex D20 94, ex F1000 89.

  • #4
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Olá pessoal. Estive estudando esse sistema nas Ranger, e parece que encontrei a resposta para o enegrecimento mais rápido do oléo lubrificante, nos motores diesel que nos gasolina, e ainda menos quando se faz uso do GNV.
    Relembrando que Blow-by é a recirculação dos gases que vazam da câmara de explosão pela fenda dos entre-pontas dos anéis dos pistons, juntamente com os vapores de óleo lubrificante, vão para o carter, passam pela válvula PCV, e são aspirados pela entrada de ar na turbina e voltam para a câmara de explosão, para serem queimados definitivamente.

    Bom, nas Ranger mais antigas, como na minha, vou fazer uma adaptação do separador tipo ciclone, como a que encontrei num Gurgel BR-800 da foto.

    Os amigos que tem as Ranger mais modernas, poderiam nos informar se esse SEPARADOR TIPO CICLONE já vem instalado ? Se já virem, aí vou adaptar na minha um desses. Também, se existem dois fios que fazem contato da válvula canister(solenóide) com a ECU, informando se a mesma está abrindo corretamente.

    Abs
    Anthon

    Anthon,

    também da uma olhada neste site..

    http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1085

    Abs.
    Ranger 3.0 4x4 2010
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  • #5
    Citação Postado originalmente por DI HERVAL Ver Post
    Anthon.

    Onde fica este separador (se existir) no motor 3.0 ???? ou, pelo menos, por onde procuro ???

    Abs
    Di Herval, fica logo depois da válvula PCV ou anti-chama. Obrigado pela dica.

    Eduardo, separa o óleo vaporizado e condensado do carter do ar (como foi colocado), e depois de encher a válvula de óleo, acaba sempre enchendo a mangueira também.

    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de eduardo1968
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    Então, com esse separador o ar q volta da turbina já vem limpo. É isso?
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  • #7
    Isso mesmo, senão esse óleo condensado vai contaminar o óleo lubrificante do motor, uma vez que esse óleo está misturado com diesel queimado na câmara de explosão.
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de eduardo1968
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    Com motor novo, nem tanto, mas com um desgaste nos anéis esse separador deve fazer um bom trabalho de limpeza para o carter.
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  • #9
    Vale a pena dar uma olhada neste site:

    http://www.mahle.com.br/C12570C2003C...82QBQ518MARSPT

    Abs.
    Ranger 3.0 4x4 2010
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  • #10
    É isso mesmo eduardo. Vamos ver se alguém tem uma foto desse SEPARADOR nas Ranger novas.

    Valeu Di Herval, mas me parece que esse separador da Mahle, não é tão eficiente quanto aquele do Gurgel adaptado. O que acha ?
    BLOW-BY -Sistema Anti-Poluente Imagens Anexas BLOW-BY -Sistema Anti-Poluente-ranger-separador-de-oleo-mahle.jpg 
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de eduardo1968
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    Outra vantagem deve ser a de aumentar o intervalo das trocas de óleo do carter, pois vai sofrer menos contaminação do que o normal. Ou não tem nada a ver?
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  • #12
    Citação Postado originalmente por eduardo1968 Ver Post
    Outra vantagem deve ser a de aumentar o intervalo das trocas de óleo do carter, pois vai sofrer menos contaminação do que o normal. Ou não tem nada a ver?
    Se a gente conseguir que o óleo lubrificante tenha as suas características mantidas por um tempo maior, menos desgaste do motor com certeza.

    Obs.: Estou achando que o separador do Gurgel BR-800 adaptado deve ter carvão ativado. Já ví um desses nos VW mais modernos. É bem provável que outras marcas e modelos já tenham também.

    Abs
    Anthon

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