
Postado originalmente por
SERGIO AUGUSTO
Fala Marcos:
Pelas informacões postadas, pode ser que a sua Ranger esteja com a mesma relação que a Ranger do Kim, 4,56:1 (9x41), que segundo catálogo da DANA-SPICER, é a mais curta disponibilizada aqui, para a Ranger. Mas o correto é voce fazer uma revisão no diferencial, como disse o Kim, e constatar realmente se é essa a relação. Se for, bem, para encurtar mais, a opção seria "importar" uma mais curta, ou mandar fazer por encomenda um pinhão com um dente a menos, pra casar com a coroa que ja tem, formando um "8X41"(5,125:1), encurtaria em aprox; 12% a relação, que se usar um pneu 32" considerando que o original é um 235/75R15 = 28.8"(não sei se o rodado original é esse mesmo), voce estaria "alongando" a relação em aprox; 11%. Trocando o pinhão, equilibraria o sistema.Mas se partir pra pneus com diametro maior, ai o correto seria relação mais curta mesmo, tendo que ver opções lá fora. Sempre tentando equilibrar o que "alonga com o pneu" com o que encurtará trocando a rel. diferencial, para que a famosa "relação final" sempre fique dentro da original. A não ser que de um UP GRADE no motor, para mais torque e potencia.