Amigo, Troquei as cruzetas e a Máquina ficou como zera!!
Vc vai gastar +- 100.00 reais, Abraço
Versão Imprimível
Amigo, Troquei as cruzetas e a Máquina ficou como zera!!
Vc vai gastar +- 100.00 reais, Abraço
Ranger 2001 diesel com estalos qdo em 4x4 mas só qdo forçada na areia ou em subida ingreme.
O cardã dianteiro foi removido e a cruzeta e a homo estão ok. O barulho é intermitente, como se estivesse pulando uma estria ou escapando.
Na avaliação que fiz,descartei as homocinéticas e o diferencial me levando a crer que pode ser caixa de tração.
Alguma dica antes de remover a T case?
abraço
Grande Roger, conforme te disse por MP, vai a ordem de problemas:
1° Rodas Livres (não é o teu caso);
2° Homocinética do cardam (já revisada);
3° Confere a posição de parada do motor elétrico, pois pode estar parando em posição não ideal para manter o acoplamento da tração dianteira;
4° Corrente da CT (pouco provável, mas admissível).
Confias no teu mecânico? Caso positivo, pede para ele tirar o cardam traseiro e tirar a tampa da CT. É muito simples de fazer. Olha se o sincronizado e dentes de acoplamento e luva deslizante do acionamento da 4x4 está em boas condições, pois pode estar com folga em alguma peça dessas daí. A corrente apresentará uma boa barriga ao tirar a tampa pois os mancais dos eixos ficarão soltos e o peso da corrente aproxima os eixos deixando com a impressão que ela está folgada, mas não representa a realidade. Muito mecânico "bom" condena a corrente por esse aspecto visual sem se dar de conta do explicado anteriormente.
Esses estalo ocorrem tanto em 4x4hi como 4x4low?
O serviço pode ser feito com a CT no lugar.
Eu levei uns 10 minutos pra montar e fechar a CT sendo a primeira vez que tinha mexido nisso.
Se os estralos surgem em 4x4hi e 4x4low, realmente pode ser corrente, mas se apresentar em apenas uma das opções pode ser que o disco de cerâmica que marca a posição do motor elétrico esteja se soltando. Basta desmontar e colar com super bonder.
Edin, valeu pelas dicas.
O problema era o garfo da tração que estava quebrado e não acoplava totalmente a engrenagem, qdo era submetida a um esforço maior ela escapava fazendo o barulho.
Detalhe, a caixa estava sem uma gota de óleo quase engripando tdo...
Mais fotos, agora na montagem.
Bom saber que isso pode ocorrer então, pois servirá no futuro para outros foristas.
Não levei fé nesse garfo de plástico quando desmontei a minha.
Como a ranger em questão estava no estaleiro corrigindo problemas na lataria e pintura, ontem fui testar a tração e....continua o mesmo problema!!
Estalos fortes em 4x4. Lembrando que o cardã dianteiro foi revisado tanto a cruzeta qto a homo estão OK.
Tudo agora cai em cima da famingerada corrente...
Alguma sugestão?
minha ranger xlt 2.8 2003 chia quando solto o pe da embreagem