x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de TADEUBRANCO
    Entrada
    02/11/2009
    Local
    GUARULHOS/SP
    Idade
    59
    Posts
    89
    Agradecimentos: 0

    Pneus 33-35 - body lift - documentação legalizada




    Caros amigos,

    por acaso, algum de vcs. Tem o documento do seu brinquedinho, legalizado.

    Com pneus 33" ou 35", e com a suspenção mexida, 4" 6". De elevação..

    Se tens o caminho para a legalização, me dê a dica!!!.

    Abs.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -torneio-totc-001.jpg   -11maio2009-002.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    Não entendo muito sobre o assunto, mas acho que tem que começar por um laudo emitido através de inspeção veicular.
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Os pneus não tem o que fazer, pois a alteração máxima é 2% no diâmetro, tanto pra mais como pra menos... Largura nos pára-lamas também são proibidos, conforme devidamente regulamentado no CTB...

    A alteração da suspensão sim que deve constar no Inmetro e posterior alteração de características nos docs. Andar com a F1000 com kit de suspensão e não constar nada nos docs, é pedir pra ter a F1000 recolhida pro depósito... O BL não precisa documentar, só suspensão mesmo.

    Vai num CRVA, pede pra abrir uma guia de alteração de características "suspensão", vai num ponto de inspeção veícular credenciado pelo Inmetro e pede um laudo de conformidade da suspensão. Leva a NF e manuais desse kit que instalasses.
    No laudo terá a nova altura da picape registrado também, então se tiveres com pneus maiores ainda, aproveita pois a altura da parte de baixo do farol até o solo deverá ser registrada.
    Leva esse laudo no CRVA e espera os docs chegarem.
    Custa cerca de 100,00 de taxas do Detran e mais uns 350, 500 talvez do inmetro.

    Pô, gastar uns 600,00 nisso... mas quanto custa um guincho e mais um mês de depósito e mais o laudo???
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Os pneus não tem o que fazer, pois a alteração máxima é 2% no diâmetro, tanto pra mais como pra menos... Largura nos pára-lamas também são proibidos, conforme devidamente regulamentado no CTB...

    A alteração da suspensão sim que deve constar no Inmetro e posterior alteração de características nos docs. Andar com a F1000 com kit de suspensão e não constar nada nos docs, é pedir pra ter a F1000 recolhida pro depósito... O BL não precisa documentar, só suspensão mesmo.

    Vai num CRVA, pede pra abrir uma guia de alteração de características "suspensão", vai num ponto de inspeção veícular credenciado pelo Inmetro e pede um laudo de conformidade da suspensão. Leva a NF e manuais desse kit que instalasses.
    No laudo terá a nova altura da picape registrado também, então se tiveres com pneus maiores ainda, aproveita pois a altura da parte de baixo do farol até o solo deverá ser registrada.
    Leva esse laudo no CRVA e espera os docs chegarem.
    Custa cerca de 100,00 de taxas do Detran e mais uns 350, 500 talvez do inmetro.

    Pô, gastar uns 600,00 nisso... mas quanto custa um guincho e mais um mês de depósito e mais o laudo???
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    14/08/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0
    Quando eu tinha pneus 31'', apertei os parafusos da barra de torção e fiz a inspeção normal, sem que me pedissem nada (isto é, suspensão ALTERADA e NENHUM PROBLEMA).
    Quando coloquei os 33'' e instalei o BL, fui fazer a inspeção anual do GNV e dei azar de estacionar ao lado de uma Ranger normal. Ainda tentei dizer que a diferença de altura vinha só dos pneus, mas não acreditaram. Tive que legalizar a caminhonete como "suspensão alterada" (mesmo sem qualquer modificação na suspensão, foi só o BL).
    Agora com os 35'' não sei o que acontecerá. Mas acho que como já está no documento o registro da alteração, não haverá problema.
    O mais chato não é pagar os R$ 300-400, mas sim ter que aceitar a ignorância dos que aplicam uma lei dúbia.

    Paulo

  • #6
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    35
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Pboeira Ver Post
    Quando eu tinha pneus 31'', apertei os parafusos da barra de torção e fiz a inspeção normal, sem que me pedissem nada (isto é, suspensão ALTERADA e NENHUM PROBLEMA).
    Quando coloquei os 33'' e instalei o BL, fui fazer a inspeção anual do GNV e dei azar de estacionar ao lado de uma Ranger normal. Ainda tentei dizer que a diferença de altura vinha só dos pneus, mas não acreditaram. Tive que legalizar a caminhonete como "suspensão alterada" (mesmo sem qualquer modificação na suspensão, foi só o BL).
    Agora com os 35'' não sei o que acontecerá. Mas acho que como já está no documento o registro da alteração, não haverá problema.
    O mais chato não é pagar os R$ 300-400, mas sim ter que aceitar a ignorância dos que aplicam uma lei dúbia.

    Paulo
    Concerteza, já fui em uma empresa credenciado inmetro para perguntar de alterções de altura, motor, documentar gaiolas etc. e chamaram um eng. pra me atender, fui perguntando pra ele e ele disse que camionete muito alta não passava porque ele não sabia o que foi alterado e porque perderia muita estabilidade pela altura...traduzindo o cara não sabia nada de mecânica e pelo jeito nem de eng. ele disse que foi uma camionete bem alta com um "moleque" dirigindo e disse que não passou porque o "moleque" iria fazer cagada com a camionete.

    Aí perguntei sobre body lift o cara num sabia nem do que se tratava expliquei pra ele mesmo assim num sabia nada e disse que só levando lá e inspecionando mesmo assim entraria como alteração de susp.

    Ou seja estamos num país que falta competencia, leis claras e honestidade.


    Abraços, Leo

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Mas é só mostrar o BL e a suspensão inalterada. Eles não tem aonde enquadrar o BL.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    TADEU E DEMAIS;

    SE ME PERMITIREM POSSO DAR ALGUNS RELATOS A RESPEITO DO ASSUNTO!!!!


    Pra quem não conhece ainda minha Dakota, dá uma olhadinha no tópico e nas fotos que estão linkados na minha assinatura. Ela está devidamente regularizada!!!!!

    Pois bem, a respeito da pergunta do Tadeu eu respondo diretamete o seguinte:

    Tem jeito pra tudo, mas depende muito da boa vontade do delegado de trânsito de sua cidade, do vistoriador técnico e de um bom despachante.

    Eu na verdade não pude contar com nada disso e consegui a regularização a custa de muita persistência, argumentação e perseverânça.

    O fato é que você tem direito de fazer algumas alterações ou até mesmo construir um carro partindo do Zero ou mesmo aproveitando peças de outros veículos.

    Apesar da lei estar muito mal redigida, e constar algumas restrições e permições a bem da verdade é essa, e isso já é válido a muito tempo. O que acontecia é que não existia uma maneira eficente de averiguar a qualidade dessas invenções e construções e por isso eram coibidas.

    Mas agora com os centros de vistorias técnicas ficou tudo mais fácil e bastando seu veículo respeitar limites de altura e largura, procedência das peças e passando na tal vistoria você pode sim rodar com seu veículo devidamente legalizado e sem preocupações.

    Minha Dakota passou pela vistoria com pneus 35, suspensão e tração 4x4 adaptada de outro carro o que deixou ela com mais de 8 pol em comparação à original.

    O fato foi que nessa vistoria, costumeiramente são fiscalizados veículos recuperados de sisnistro, caminhões após o encarroçamento e outras modificações comumente feitas.
    Carros como o meu ainda são minoria e foge um pouco do padrão, por isso na base da ignorância, autoridades e fiscalizadores dizem coisas que não condizem com a verdade.

    O lance dos pneus comentados pelo Edim é fato, porém só é válido para os carros que não são vistoriados e legalizados, pois o maior problema em mudar o diâmetro do conjunto é alterar a relação de marchas e eficiência dos freios. Se você modificar isso também afim de buscar uma adequação e na vistoria for constatado a devida eficiência, sem problemas.

    MAs de modo geral, procure um despachante e tente explicar pacientemente o que você deseja. Na resposta dele já tire uma base e não insista, só faça o procedimento com quem conhece do assunto senão você é que vai virar despachante.

    Seguindo, o despachante deverá encaminhar ao delegado de trânsito um pedido de autorização de modificação dentro dos termos constantes ali. Geralmente o que se cobra nessa hora é a procedência das peças.
    Posteriormente o delegado emitindo a autorização você encaminha o veículo direto ao centro de vistoria técnica e quem vai determinar se o que você fez poderá ser legalizado ou não é o CSV, certificado de segurança veicular.
    Tendo o OK, você dá entrada com a papelada e retira um novo CRV e respectivo CRLV.

    Fim de papo e pode rodar a vontade.

    Abraços

  • #9
    Usuário Avatar de TADEUBRANCO
    Entrada
    02/11/2009
    Local
    GUARULHOS/SP
    Idade
    59
    Posts
    89
    Agradecimentos: 0

    Put q priu,,,,!!""""" é por isso que eu gosto desta tribo!!!!

    Valeu garotos,,,vou correr atrás de um bom despachante....
    Tó meio vagabundo....deixo de viajar com ela as vezes por isso..
    é deixar de ver a cara dos outros quando ela passa....rsrsrrs
    vou fazer isso o mais rapido possível...abs. Galera.....

  • #10
    Usuário Avatar de MOLOKO+
    Entrada
    08/10/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    61
    Posts
    489
    Agradecimentos: 0

    inspeção veicular

    Sobre todas as forças do CNT quem da as cartas para aprovação dos aspectos de segurança é o orgão de Inspeção veicular adequando as normas , tudo é uma questão de notas fiscais de peças e de serviços quem manda é as leis da Fisica e o Bom Senso não existe como fazer um up-grade geral motor/frei/suspensão... o carro ficar "pior" entrem nas portarias e releiam /inclusive para utilitarios houve um prazo /ano limite para adequações já constantes se não me engano. Senão compra um chassis de caminhão que vem com possibilidade de 285x80x22,5 de pneu ou 285x80x24,5 no meu caminhão comprei usados para usar 385/65xr22,5 super single mas ja me falaram que para rodar em estradas não rola pela propria legislação rodoviaria só pa reboques

    isto é quase sem limites para tamanho de PNEU rodas fabricadas para qualquer eixo e joga uma cabine caçamba de picape / oquefor tipo prototipo veicular chassis proprio etc etc
    sds
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    35
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Mas é só mostrar o BL e a suspensão inalterada. Eles não tem aonde enquadrar o BL.
    O dificil é tentar explicar isso pro cidadão que fará a vistoria...

    Mas como disse o Renato com paciência e muito bom senso vamos dando um jeito em tudo e tudo dentro da lei, é só ensinar eles hehehehehhe

    Abraços, Leo

  • #12
    tb estou correndo atras disso essa semana toda...

    ate agora só informaçoes desencontradas aqui em salvador.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade