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Hybrid View

  • #1

    Ranger - vazamento valvula abs




    Amigos,

    A alguns dias minha ranger 2001 passou a apresentar deficiencia nos freios.
    Eu piso no pedal e o mesmo desce até o final.
    O carro freia precariamente, mas freia.
    Levei no mecanico que percebeu um pequeno vazamento na valvula do ABS, porém ele completou o nivel do fluido e o pedal continua baixando.
    Ele também me alertou que ao pizar o pedal, faz um barulho de ar escapando.
    Sempre percebi um pouco desse barulho, mas afinal, é normal ?
    Ou será que o hidrovácuo foi para o espaço ?
    Essa vávula do ABS tem reparo ?
    Ou só troca mesmo ?

  • #2
    Depende do vazamento. Se for em conexões dos tubos, é só substituir.
    Quanto ao barulho de ar, quando se pisa até o fundo, e tudo está em ordem, é normal, desde que não seja excessivo e não baixe o pedal.
    Abs
    Anthon

  • #3
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    Primeiro começa conferindo se o sistema de auto ajuste das lonas traseiras está funcionando adequadamente, pois se os freios páram de se auto ajustar, ou compensar o desgaste das lonas, cada vez fica mais baixo o pedal.

    Tem que tirar as panelas de freio pra verificar.

    Depois de conferir isso, ajusta as sapatas que o freio fica bem em cima e melhora bastante ao toque do pé. Se ainda continuar então o problema não é regulagem, mas alguma válvula.

    Antes de testar, tira as válvulas do ABS no lado da bateria e limpa tudo com pressão de ar, tomando muito cuidado pra não perder nenhuma pecinha de vedação.

    Se tiver algum resíduo de sujeira a válvula pode dar passagem de fluído de retorno para o reservatório.

    Isso com certeza é ajuste e limpeza no sistema.

    Aproveita e troca o fluido todo de freio.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Edin,

    Sexta verifiquei o nível do fluido e tava baixo.
    Completei e o pedal voltou ao "normal", pelo menos em relação a altura do pedal.
    O fato agora é que ele ta muito sensível. Quando o carro esta parado a muito tempo, basta um pequeno toque no pedal para as rodas travarem.
    Percebo que o pedal está bem alto e já fica bem duro com pouco que pressiono.
    Depois de rodar um pouquinho, o freio fica menos sensível, precisando uma freada mais brusca para travar roda.

    Isso sem falar que a Luz do ABS está acesa a um tempão.
    Só que antes, apesar de ela estar acesa, eu sabia que o ABS funcionava, pois sentia ele acionando em freadas bruscas.
    Depois passou a não funcionar e agora passou a travar.
    O pior é que levo em oficinas aqui e ninguem entende de ABS.
    Acho que vou ter que morrer na autorizada.

    O que me sujeres a verificar ?

  • #5
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    Quando usas o freio e o nível do fluido baixo, o ABS pára de funcionar. O sistema desativa automático. Se completasses o fluído, ele deveria voltar ao normal.
    Procura fusíveis e/ou relés do ABS e veja se está tudo ok. Pode ser um simples fusível queimado.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Ja varri toda a instalação elétrica e nem sinal de fusíveis queimados.
    Os relés eu não sei como testar.

    O que mais tem me preocupado é o fato de estar travando roda por bobeira.
    Imagino que apesar do carro ser ABS, sem o sistema funcionando o carro deveria brecar como outro qualquer.
    Mas não, quando frio, a roda brca a 20 km/h com um leve (bem leve mesmo) toque no freio.
    Com os freios aquecidos a situação melhora bastante.

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