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Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário Avatar de glauranger
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    19/05/2009
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    Tração 4X4 de cruzeta nos dois lados esta vibrando.




    Na minha Ranger, a tração 4X4 quebrou o deslizante (bolachão), em consequência a isso eu troquei o deslizante por uma cruzeta e a tração ficou com cruzeta nos dois terminais, só que quando chega em 90 km/h eu sinto no assoalho do carro extremecer, será que é normal ou tem alguma coisa errada? Por favor, os amigos que colocaram cruzeta na tração 4X4 em ambos os terminais me explique.

  • #2
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    Infelizmente isso ocorre pois o angulo de trabalho entre o cardam e a CT é maior do que um cruzeta aceita. Com cruzeta, só se utilizar uma junta CV (com duas cruzetas)
    O melhor mesmo é colocar um cardam novo com a homocinética.
    Eu quase fiz isso, desisti pois o serviço ficaria mais caro que a troca do bolaçhão por outro também original. Sabia da vibração, mas não imaginava ser em tão baixa velocidade.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de glauranger
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    mas com a homocinética, o valor dela nova é muito caro e ela recondicionada em pouco tempo quebra de novo, já com cruzeta em ambos os lados é para sempre.

  • #4
    Citação Postado originalmente por glauranger Ver Post
    ... já com cruzeta em ambos os lados é para sempre....
    Com vibração, vai durar menos e lavar junto os rolamentos e até carcaça da CT que é de alumínio...

    Não existe cruzeta que dure mais que uma homocinética.
    A Pajero Full ou o Suzuki Jiminy por exemplo usam homocinéticas dos dois lados do eixo cardan traseiro...
    4X4 Brasil
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
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    Esse bolachão tem pra vender separado do eixo. Um torneiro instala no eixo e sai bem barato.
    Procura o cardam usado que eu vi um pra vender no mercado livre ou aqui no fórum. Não lembro ao certo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Usuário Avatar de fverna
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Esse bolachão tem pra vender separado do eixo. Um torneiro instala no eixo e sai bem barato.
    Procura o cardam usado que eu vi um pra vender no mercado livre ou aqui no fórum. Não lembro ao certo.

    Edin,

    Eu estou restaurando o meu cardan inteiro, estou comprando a coifa que é a ultima peça que estava faltando, devo monta-la até a proxima semana.

    O meu carro esta com a cruzeta dos dois lados, como já discutido aqui no forum, ando a 120kmph e nada de vibração, nada mesmo. Traçada, nada de vibração, ando 4x4 até uns 70kmph e tudo ok tb.

    Se não fosse pelos comentários eu ficaria com a minha peça nova com cruzeta dos dois lados mesmo, achando que resolvi um problema.

    Salvo informar que este é o primeiro tópico que leio de problema real com este tipo de cardan.

    Amigo, por favor poste fotos do seu cardan.

    Abraço,

    Flávio
    ~~~~~~ 4x4Brasil ~~~~~~
    =====Insta: FlavioVerna4x4=====
    ~~~~~ Flávio Verna ~~~~~

  • #7
    A não ser que o angulo do cardan/cruzeta seja além de seu limite, vibração de cardan tem "cura".

    Considerando que vc colocou um cjto novo (cruzeta, flanges), é possível que um balanceamento resolva o seu problema.

    Causas comuns de vibração:
    Cano do cardan torto ou amaçado
    cardan fora do tamanho (curto=trabalha esticado/comprido=trabalha pressinado)
    Alinhamento da bocas/flanges do cardan: ]----[ , o pessoal da linha pesada costuma falar que o tal alinhamento das bocas do cano tem que estar na mesma posição, e que as saidas (cambio e diff) tem que estar na mesma posição (se as bocas cardan estao alinhadas em pé, as do cambio e diff tem que estar alinhadas 'deitadas'



  • #8
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    Road, esse alinhamento dos garfos eu não sabia que influenciava. No caso é só desengatar e reengatar o espigão e a luva de forma que fique alinhado. Porém isso deve ser verificado ainda na fase de ajuste e soldagem.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Citação Postado originalmente por RoadRunner Ver Post
    A não ser que o angulo do cardan/cruzeta seja além de seu limite, vibração de cardan tem "cura".

    Considerando que vc colocou um cjto novo (cruzeta, flanges), é possível que um balanceamento resolva o seu problema.

    Causas comuns de vibração:
    Cano do cardan torto ou amaçado
    cardan fora do tamanho (curto=trabalha esticado/comprido=trabalha pressinado)
    Alinhamento da bocas/flanges do cardan: ]----[ , o pessoal da linha pesada costuma falar que o tal alinhamento das bocas do cano tem que estar na mesma posição, e que as saidas (cambio e diff) tem que estar na mesma posição (se as bocas cardan estao alinhadas em pé, as do cambio e diff tem que estar alinhadas 'deitadas'


    Também sou da opinião que o problema deve ser mais relacionado ao balanceamento do cardan do que subistuição da homocinética por cruzetas.

  • #10
    Edintruder

    Exatamente, durante os processos de balanceamento que pude acompanhar ja vi casos do pessoal aqui mandar o cardan pro torno apenas para corrigir esse alinhamento antes de montar o cardan na balanceadora, pois o alinhamento das estrias estava "atravessado".

    Aqui o torneiro usa 2 medidores de inclinação daqueles que o pessoal usa na construção civil.

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