x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    1,475
    Agradecimentos: 0

    Iniciante no automatico e 4x4 (Explorer)




    Pessoal, sou iniciante no assunto, nao entendo nada,
    comprei uma Explorer AT 4x4, como faço para descer uma serra sem acabar com o freio. Pois acabei tendo que parar no meio da serra pois o freio começou a fumaciar. (Ela veio sem manual, nao consigo tirar as duvidas), desde já agradeço.

  • #2
    qual ano da Xplo ?
    o freio traseiro pode estar desregulado e sobrecarregando o dianteiro , mas ao descer serra não deixe o cambio no OD , deixe no D , dependendo da serra até em 2 .
    lembre-e que no Over Drive , a Xplo viaja a 120 km/ com menos de 3000rpm ou seja descer em OD nao segura nada .
    como num carro manual , vc desce serra com mesma marcha que subiria ,
    ,se descer em 5 , força freios igualmente , pricipalmente com utilitarios ( pesados) , porém no automatico se vc não colocar seletora na marcha , ele sobe pra mais longa sempre ...
    não pense que cunsumo aumenta , pois como esta sem acelerar , a borboleta esta fechada , e a I.E. em "cutt-off" , consumo só subiria em carros carburados nessa situação.

  • #3
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    1,475
    Agradecimentos: 0
    Desculpe, o ano é 98, e a segunda parte eu desci sem o OD ligado, mas nao sabia qual a função direito, mas o que é colocar seletora na marcha? ; realmente ela sempre subia pra mais alta e ficava com a rotação bem baixa.
    Desde já grato pelas informações.

  • #4
    seletora , é a alavanca atraz do volante onde vc seleciona , ou escolhe , a marcha ...
    por colocar na marcha , eu quiz dizer ,pra vc colocar ela na posição onde no painel marca a marcha desejada para descer engrenado.

  • #5
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    1,475
    Agradecimentos: 0
    em qual posição tenho que colocar p/descida bem forte.

  • #6
    Miguel, pra usar o freio motor, engate a 2 (se for muito ingrime e quiser deixar na segunda marcha) ou a D com o OD desligado (luz acesa no painel) neste caso ela vi ficar na 3 ou 4 marcha (se sua caixa tiver 5). na minha só tem 4 marchas. Para descidas muito ingrimes, geralmente off-road, eu deixo na 2 ou até na 1... sempre controlando a rotação pra não forçar demais também...
    4X4 Brasil Razão: correção
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #7
    Olá, Miguel.

    O Beto já adiantou tudo, então vou só complementar:

    P= Estacionar
    R= Ré
    N= Neutro
    2= 3ª
    1= 1ª

    O overdrive é no botão da alavanca. Lembre-se que overdrive OFF (acende a luz de indicação do painel) significa que não vai ter a 5ª.

    A lógica é a mesma para o câmbio manual: Descer engrenado na mesma marcha que usaria para subir. Então, numa subida (ou descida) muito íngreme, selecione 1.

    Repare que a Explorer tem freio a disco nas 4 rodas, mas o freio de estacionamento é a tambor na traseira. Como não costumo usar o freio de estacionamento, aconteceu uma vez do manobrista empurrar um pouco o pedal e eu rodar uns 10 KM com o freio de estacionamento parcialmente acionado .

    Boa sorte e parabéns pela escolha.

  • #8
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    1,475
    Agradecimentos: 0
    Muito grato pelas explicações, agora já entendi. grato mesmo.

  • #9
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    1,475
    Agradecimentos: 0
    Abraços a todos que responderam, muito obrigado

  • #10
    Usuário Avatar de klaus motta
    Entrada
    01/09/2005
    Local
    niteroi/RJ
    Idade
    51
    Posts
    399
    Agradecimentos: 0
    Nas explorers antigas o over drive é uma posição de marcha,logo apos o " N ".Não tem botão nenhum para acionamento. Estou enganado?
    Abraços
    klaus

  • #11
    Citação Postado originalmente por klaus motta Ver Post
    Nas explorers antigas o over drive é uma posição de marcha,logo apos o " N ".Não tem botão nenhum para acionamento. Estou enganado?
    Abraços
    klaus
    não esta não.
    nas quadradinhas , o cambio é assim :
    Park Reverse Neutral OverDrive Drive 2 1
    no 1 trava em primeira no 2 trava em segunda (inclusive sai em segunda)no D cicla entre 1,2 e 3 , e no od cicla entre 1,2,3 e 4

    nas redondas é
    Park Reverse Neutral Drive 2 1 e o over drive é um botão , isso acontece pq nas quadradinhas o cambio é 4 marchas todo mecanico.
    nas redondas é 5 marchas de acionamento eletrico .
    em D cicla 1,2,3,4 e depende do acionamento do botão pra entra a 5 ou não , em 2 trava na terceira ( que tem mesma relação que a segunda das quadradinhas , e para os engenheiros a ideal para sair em pisos escorregadios ) em 1 trava em 1 que é igual a das quadradinhas .

    a marcha "nova" nos cambios eletricos é entre a 1 e a 2 das quadradinhas.


    assim me ensinou Seba "The EXPecialist" se tiver algum erro ai jaja ele aparece pra corrigir
    []'s

  • #12
    Usuário Avatar de mrcrema
    Entrada
    14/09/2006
    Local
    SÃO CAETANO DO SUL/SP
    Idade
    53
    Posts
    2,403
    Agradecimentos: 0
    Acabei de comprar uma 94

    vamos desenterrar esse tópico

    Beto,

    o que vc acha melhor ?

    para usar na cidade
    d
    ou
    od ?

    melhora o consumo em od ?

    obrigado


    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda Ver Post
    não esta não.
    nas quadradinhas , o cambio é assim :
    Park Reverse Neutral OverDrive Drive 2 1
    no 1 trava em primeira no 2 trava em segunda (inclusive sai em segunda)no D cicla entre 1,2 e 3 , e no od cicla entre 1,2,3 e 4

    nas redondas é
    Park Reverse Neutral Drive 2 1 e o over drive é um botão , isso acontece pq nas quadradinhas o cambio é 4 marchas todo mecanico.
    nas redondas é 5 marchas de acionamento eletrico .
    em D cicla 1,2,3,4 e depende do acionamento do botão pra entra a 5 ou não , em 2 trava na terceira ( que tem mesma relação que a segunda das quadradinhas , e para os engenheiros a ideal para sair em pisos escorregadios ) em 1 trava em 1 que é igual a das quadradinhas .

    a marcha "nova" nos cambios eletricos é entre a 1 e a 2 das quadradinhas.


    assim me ensinou Seba "The EXPecialist" se tiver algum erro ai jaja ele aparece pra corrigir
    []'s
    JEEP VIAGRA - DE VOLTA.
    E
    XTERRA

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade