x
Convex Datacenter
Página 1 de 26 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 302
  • #1
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1

    Hsd maxion 2.5 euro i falece aos 389.000km/rodados




    É com muito pesar que informo que o Maxion HSD 2.5 de 115 cv Euro I nascido em 14/06/1999, faleceu na última sexta-feira, dia 17/07/2009 aos 389.000km/rodados com causa mortis “quebrain le aneise le seguimentis” traduzindo quebra do anel do piston(Aneis de seguimento).

    Em minhas mãos desde o dia 27/01/2004 e com 91.000km/rodados, nunca teve moleza. Rodou por vários estados do Brasil em exceção da Região Sul. Foi muito bem tratado, trocas de óleo no máximo com 7000km e sempre usei óleo da Motorcraft (Original Ford) e em cada troca de óleo eram trocados SEMPRE filtro de óleo, Filtro de Diesel e Filtro de ar. Fora isso, ele sempre teve manutenção corretiva e preventiva feita em dia e com peças de boa qualidade.

    Desde os 315.000, o motor começou a dar sinais de que queria partir, mas protelei a parada no estaleiro do carro até aonde pude. Nesta quilometragem, devido ao excesso de compressão interna, começou a vazar óleo por alguns locais, principalmente pela bomba de óleo. A cada 1000km rodados era 1 litro de óleo no motor.

    Nunca fui de aliviar o pé em viagens e a média sempre ficou na casa de 120 a 130 km/h, sendo que o máximo mostrado aqui no fórum no passado e aferido por GPS foi 158km/h retornando do Rio de Janeiro e ainda carregado. Participou de trilhas, passeios, Rally, brincadeiras expedições e etc.

    Na semana em que quebrou o anel, fiz as seguintes coisas (Algumas dessas pode ter acelerado o processo):
    - Domingo: Brincadeira de subir e descer um morro cheio de cascalho e com um bom ângulo de subida onde os pneus patinavam com o giro em torno dos 3500rpm até chegar lá em cima.
    - Durante a semana: Duas idas a formosa-GO (210km lá de casa ida e volta) para resolver algumas coisas e com o pé embaixo. Alguuns momentos andando aos 140km/h
    - Caminho normal de casa ao trabalho no restante da semana. Ando dentro do DF na casa dos 80 a 100km/h quando a pista não é cheia de pardais.

    No momento em que quebrou o anel, senti o motor perder força e uma fumaceira BRanca miserável atrás do carro. Fora isso a vibração do motor já demonstrava que era algo relacionado aos anéis ou a quebra do piston, mas ao abrir o motor, vimos que foi apenas o anel que quebrou mesmo.

    O Motor já foi desmontado e mandei para a retifica para verificar algumas coisas. O que mais me surpreendeu foi o estado do cabeçote. Para toda essa KM, está em perfeitas condições. Além disso, achava que a turbina teria uma enorme folga, muito pelo contrário, a folga é bem menor do que várias Rangers que já vi nas ruas com um pouco mais da metade da km que esse meu motor rodou.

    Depois posto as fotos do motor , o que eestá sendo feito e o preço final da empreitada.

    Estou prevendo + ou - R$ 4500,00. Vamos ver se eu acerto!

    Abraços
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Meus pêsames pelo motor... Aproveita que o "Jaque" está na oficina com o motor aberto, e procura o preço do kit do 2.8! Bielas, pistões e virabrequim.
    Realmente o motivo de tal durabilidade tem à ver com a tua forma de condução e cuidados. Esse motor não atingiria essa km com 10% dos motoristas que conheço. Um bom termômetro é a turbina, se ela aguentou essa kilometragem é sinal de bons cuidados.
    Parabéns!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Edin, não vou gastar muito nesse motor pq vou passar a Ranger para a frente. Mas o motor será feito tdo nos conformes. Quem pegar e tiver o mesmo cuidado é no mínimo + 200.000 km/rodados.

    Vou curtir por algum tempo (se Deus quiser não será nem 1 ano) ou uma TR-4 ou uma Tracker .. estou indeciso ainda. Se naõ achar nenhuma das duas do jeito q quero, compro alguma coisa 4x2 de no mínimo 150cv para acelerar. Ou senão ... compro um carro de R$ 10.000,00 para voltar a mexer com mecânica.

    Sei lá .. não sei se caso ou se compro uma bicicleta
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Quer uma dica? Compra um Mille Fire! Eheheh! É econômico pra kct e anda muito bem na estrada.
    Eu estou em dúvida entre SW4 ou SR5...

    Conforto e desempenho x durabilidade e economia...

    Estou pesando o custo de manutenção à longo prazo pois pretendo ficar por no mínimo 5 anos com a próxima viatura, rodar em cidade, estrada e eventuais trilhazinhas, a Ranger é muito boa mas estou tentado a trocar de modelo visto à problemas crônicos do modelo que geram manutenções bem elevadas. Só embreagem é R$1000,00 a cada vez que mexe, rolamentos é mais R$500,00 a cada mexida, suspensão dianteira é R$300,00 a cada mexida, e por aí vai...
    Com 5 anos, só em manutenção gastei muito mais de R$10.000,00 na Ranger, mais seguro e IPVA, foram mais uns R$20.000,00 muito acima do que pretendo gastar na próxima viatura. Se for assim, compro uma Pálio Weekend 1.3 Fire 2004. Acredito hoje que a maior economia é o motor da Ranger, na verdade é o que menos se gasta no passar do tempo é o motor.

    Se quiseres uma Ranger mais nova e menos rodada, a minha está às ordens. Te faço apenas a diferença do valor entre os anos. Na minha apenas tem que trocar os selos do motor, a bomba de água e o reservatório de expansão. De resto está novo.
    4X4 Brasil
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    08/03/2007
    Local
    Goiânia / Luis Eduardo Magalhães/GO
    Idade
    71
    Posts
    1,078
    Agradecimento: 1
    Pequeno, vale a pena mesmo fazer um motor destes? Minha experiência em fazer este tipo de serviço em autorizada nas L200 não foi muito boa e me fazem repensar muito em fazer um motor. Não seria preferível passar o carro para a frente sem ter este gasto?

    Você não está errando nos números não? O valor para fazer o motor da L200 na época saiu perto dos R$ 15.000,00

    Para a quebra desta peça, não foi falta de óleo que gerou a quebra?

    Porque a opção de veículos a gasolina?

  • #6
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    E. Eustáquio, na minha opinião vale a pena fazer pois pelo o que ele relatou não foi muita coisa não, e o preço da ret. da l-200 é bem distante da Ranger

    E esse motor aguenta essa Kilometragem ai, não foi por falta de óleo não... Tem uma Sprinter que entrega massas aqui e ta com 410 mil KM porém consumindo 1 litro de Óleo por Semana

    Abraços
    4X4 Brasil
    Ranger CS 4x4 2001

  • #7
    Usuário
    Entrada
    06/03/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    52
    Posts
    193
    Agradecimentos: 0
    Meus pesames!!!!

    A ideia de fazer o motor 2.8 deve ser levada em consideraçao, e uma baita diferença de desempenho.

    Abraçao alexandre

  • #8
    Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    42
    Posts
    349
    Agradecimentos: 0
    Quando fiz o motor da minha, liguei para o Mauricio Rash para ver os bicos.
    Ele me sugeriu refazer o motor Euro II e trocar o corpoda bomba.
    Ja tava com o motor fechado ja, por isso não estudei a questão mais fica a dica
    Frontier SE 4x4 - 2006

  • #9
    Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    42
    Posts
    349
    Agradecimentos: 0
    Tava pensando aqui
    O Motor da Ranger do pequeno era uma lenda.
    Sempre que precisava de um HSD 2.5 muito rodado ele era citado.
    Pena que morreu
    Frontier SE 4x4 - 2006

  • #10
    Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Posts
    793
    Agradecimentos: 0
    Nem vou dar os pêsames, e sim parabéns por ter levado esse motor bem até os 315 mil km, que foi qdo começou a beber óleo bruto.
    Sorte que foram só os anéis. É aquela história, vão-se os anéis e ficam os dedos.
    Troque os anéis e passe para frente, porque do jeito que está vai desvalorizar mais na revenda do que fazer o serviço.

    Achei sua estimativa alta. O que pensa em fazer exatamente no motor?

  • #11
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Eduardo Eustaquio Ver Post
    Pequeno, vale a pena mesmo fazer um motor destes? Minha experiência em fazer este tipo de serviço em autorizada nas L200 não foi muito boa e me fazem repensar muito em fazer um motor. Não seria preferível passar o carro para a frente sem ter este gasto?

    Você não está errando nos números não? O valor para fazer o motor da L200 na época saiu perto dos R$ 15.000,00

    Para a quebra desta peça, não foi falta de óleo que gerou a quebra?

    Porque a opção de veículos a gasolina?
    Eduardo;

    No caso do Pequeno Jr com seu Maxion vale a pena sim pois o Maxion é um motor que "aceita" bem retifica. Um bom mecanico diesel, com capricho e zelo em montagem de motores (felizmente, algo bem mais comum de se encontrar do que no caso de mecanica gasolina), usando a tabela de torques e sequencia de montagens correta, bem como boas peças, monta um HS2.5 pra outros 400 mil km.

    O custo não deve passar, exageradamente de 5 mil Reais por ser um motor de fabricante independente, com varios veiculos que usam o mesmo motor.

    O caso do seu 4D56 da L-200 não pode ser comparado ao do Maxion pois, é meio consenso, mesmo entre donos de L-200, que o 4D56 é um motor realmente melindroso em materia de desmontagem e retifica.

    Um abraço!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #12
    Usuário Avatar de netão
    Entrada
    29/09/2006
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    1,597
    Agradecimentos: 0
    Realmente,o Pequeno andou muuito com sua Ranger.
    Mas é como o Daniel falou,um bom mecanico faz o motor para outros 400 mil!!
    Vá a lugares que não terminam em lojinhas!!!!
    F1000 4x4 Turbo Intercooler, 231CV e 62kgfm!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade