100000Km correias comuns e 120000Km a sincronizada.
Não use as correias por mais de 3 anos.
Versão Imprimível
100000Km correias comuns e 120000Km a sincronizada.
Não use as correias por mais de 3 anos.
Marcos,
O mecânico que faz revisões na minha Ranger recomenda a troca com 50.000 km (a sincronizada e a comum). Pode ser que ele esteja ganhando nas minhas costas, mas é um profissional muito sério e trabalha muito bem. Então, como fiquei traumatizado depois de ter que fazer o motor da Ranger com 80.000 km por displicência minha na troca dos filtros (principalmente de ar), ritmo de "tocada" do motor diesel e outras cositas mais, prefiro não arriscar.
Quanto à dica do Walter dos 3 anos, eu não sabia - mas é bom ficar sabendo.
Abraços,
Na verdade o manual de manutenção do fabricante do motor, recomenda as trocas com 90.000Km, mas o manual da Ranger 100.000 e 120.000Km.
Troquei recentemente as minhas correias com 90.000Km. Pelo estado delas, acho 90.000Km muito para as comuns, mas a correia dentada estava como nova, poderia esperar 120.000Km tranqüilamente, já os tensores apresentavam algum desgaste e por isso seria bom não passar dos 120.000Km mesmo.
A minha Ranger é uma boa referência pois tenho desde 0Km, portanto não existe a possibilidade do odômetro ter sido alterado.
Walter,
E qto aos tensores, a substituição é obrigatória junto com as correias?
A minha tá com 97.000Km e, além dos filtros, só troquei pneus, amortecedores traseiros e pastilhas de freio. Por falar nisso, as pastilhas originais chegaram nos 94.000Km!!
Quando trocar a correia sincronizada tem que trocar também os dois tensores e verificar se existe algum vazamento nos retentores dos eixos, principalmente o da bomba injetora.
Eu troquei as minhas pastilhas com 45.000Km por que estavam com uma chiadeira danada, mas ainda não tinham chagado na metade da vida.
Com 97.000Km é bom checar os 4 pivôs e as duas ponteiras da direção.... Eu troquei os 4 agora com 90.000Km mas já estava passando da hora.
As ponteiras eu já tinha trocado com 60.000Km.
Valeu Walter,
Os pivôs e das ponteiras de direção já tínhamos diagnosticado que estão no fim da vida, a troca vai ser em breve, assim que chegar nos 100.000Km.
Minha idéia inicial é obedecer o manual e trocar a correia dentada com 120.000Km - nessa incluiria a troca dos tensores e a verificação dos retentores.
Agradeço pelas dicas.
Tem mecânicos mal informados que falam em 50000Km para troca de correias porque estão acostumados com carros a gasolina, fujam deles, o barulho na correia pode ser até rolamentos danificados ou correias muito tensionadas. Colocar óleo na correia é o oposto do que ela deve cumprir, ela deve ter atrito o a colocação de qualquer produto vai contra a proposta da correia. ela pode estar muito esticada, ela precisa flexionar com uma pressão efetuada num vão qualquer, se estuver muito "dura" dê uma aliviada na pressão.
8)
Desculpa a pergunta..., mas quanto custou o serviço todo?Citação:
Marcos,
O mecânico que faz revisões na minha Ranger recomenda a troca com 50.000 km (a sincronizada e a comum). Pode ser que ele esteja ganhando nas minhas costas, mas é um profissional muito sério e trabalha muito bem. Então, como fiquei traumatizado depois de ter que fazer o motor da Ranger com 80.000 km por displicência minha na troca dos filtros (principalmente de ar), ritmo de "tocada" do motor diesel e outras cositas mais, prefiro não arriscar.
Quanto à dica do Walter dos 3 anos, eu não sabia - mas é bom ficar sabendo.
Edintruder, qual "serviço todo" ? Se for o motor, que fiz há 1 ano e meio (agosto de 2003), foi + ou - R$ 3.000,00 (peças + retífica + mão de obra). Isso porque as peças do Maxion eu consegui comprar através de um amigo que é gerente de concessionária - e vieram com preço para tal.
Quanto ao mecânico, não é o meu caso, já que ele é oriundo de concessionária, onde só trabalhava com S-10 (e Maxion).
Também eu coloquei mal a coisa, já que a sugestão para trocar a correia dentada com 50.000 km foi feita justamente pelo fato do motor ter sido retificado: antecipar a primeira troca, após a retífica, só para checar se está tudo bem.
Quanto ao barulho na correia externa, é só quando pego muita lama - creio que sejam partículas de pedras que sujam a correia. Tanto que com uma boa lavada eles desaparecem. A sugestão do Walter, para só colocar correias originais, vai ser acatada na próxima revisão.
aproveitando a pergunta...Citação:
Postado originalmente por Edintruder
Bem ... vamos la ... fiz a revisão (21/12/2004) da ranger aqui de casa para a viagem de Brasília para Recife e Natal (Hj meu pai ligou dizendo que vai dormir em Itaberaba-BA) Fizemos as seguintes trocas e Manutenções:
Em negrito está a peça que compramos
- Pivor Inferior (trocamos os 2 pois queriamos controlar a kilometragem destas peças, na verdade so precisava trocar um) R$ 80,00 Paralelo
R$ 390,00 autorizada. (Peça para ser trocada a cada 50000km.)
- Pivo superior lado passageiro (Nunca comprem esta peça paralela pois não tem como fazer alinhamento e nem cambagem com este tipo de peça) R$ 532,00 So a garantia dessa peça original é 80000km a ford diz que a peça dura dependendo do uso por 5 anos.
- Correias (A ford menciona que essa peça original é para ser trocada entre 100000km e 120000. A paralela 90000km) R$ 46,00 paralela e R$ 470,00 original. (Aqui iremos trocar essas peças entre 70000 e 80000km, pois essas kilometragens que colocam nas peças é para condições normais de uso)... OBS: Não lembro o preço da outra correia, mas foram as duas trocadas.
- Tensores da correia e rolamento da bomba (Estavam começando a fazer barulho) R$ 434,00 as 3 peças paralelas dizem que devem ser trocadas com 90000km R$ 930,00 original somente os tensores ... tive ate medo d perguntar o preço do rolamento.
O restante foram Oleo, filtro de oleo, filtro de combustivel e filtro de ar. Essas peças aqui em casa trocamos a cada 8.000Km diretamente na ford por R$ 134,00.
Dica aos amigos:
Indepentende de ser uma ranger ou não, e se vc realmente gosta do seu veiculo, troque este conjunto(oleos e filtro) numa kilometragem de pelo menos 1000km abaixo do que indicam. Como foi falado aqui neste topico, que um simples discuido dos filtros, oleos e etc custou um motor. Imagine o que são R$ 134,00 perto dos R$ 3000,00.
Cara, onde você tirou esses preços? Aqui em BH esse pivô custa R$175,00 na concessionária e R$55,00 no paralelo.Citação:
Postado originalmente por Pequeno jr
Essa peça custa aqui R$380,00 na autorizada e R$160,00 no paralelo e é igual a original, alias a marca que comprei é muito mais robusta que a original e o alinhamento não depende diretamente dessa peça. Não tive problema pra alinhar o caster e nem o camber. A menos que exista outro tipo de suspensão. Que ano é a sua?Citação:
Postado originalmente por Pequeno jr
fala Walter,Citação:
Postado originalmente por Walter L. L. Casitta
Amigo, o pivo que coloquei o preço em R$ 390,00 ja estão somados os dois, ou seja cada um custa R$ 195,00 original.
Qto ao pivo superior, a diferença desta peça para a original é somente naquele pino que passa na torre do amortecedor. E olha que a difernça desta peça para original era de apenas 5mm medido em paquimetro. So que essa doferença dava uma pequena folga entre a balança e a torre, deixando o carro com caster e camber fora de especificação. Para resolver essa situação com a peça paralela, no primeiro local que levei o carro, queriam esquentar essa peça e "força-la" e ai sim daria certo, entende ? ... a partir disso comecei a ligar para outros amigos q tem Ranger e os mesmo optaram nos seus carros e me indicaram a colocar no meu a peça original. Este Pivo com a Balança paralelo custa aqui R$ 158,00.
O Ano da Ranger é 1999, e neste momento 10:25 - 28/12, acabou de sair de Feira de Santana-BA em direção a Recife.