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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Italo Xavier Santos
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    Explorer - Viajar com 4x4 High ligado




    Amigos lendo o manual da minha vi que o uso do 4x4 high em estrada não tem problema (por exemplo sob chuva, mas criou algumas dúvidas:
    1º Tem velocidade máxima para andar com 4x4 ligado?
    2º Alguém ja fez um cálculo sobre o consumo médio, provalvelmente haverá um acréscimo mas de quanto?
    Faço essas perguntas pois sempre tive carro pq o que é muito diferente em velocidade do que a explorer...
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  • #2
    Usuário Avatar de xfiler
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    Eu não faria isso, acho que o manual fala em limite de 80 km/h.

    Sei que na posição AUTO ela cuida automaticamente de tracionar a dianteira quando necessário. Mas deixemos os detalhes para os experts que logo chegam...

  • #3
    Usuário Avatar de Italo Xavier Santos
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    É eu imagino que deva ter algum limite mas essa dúvida surgiu quando peguei uma estrada com ela em dia seco e deu para perceber que ela tende a sair de frente... ai fiquei com receio de como ela deve reagir em pista molhada...
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  • #4
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Bom a princípio, andar com a 4x4 ligada, num veículo que não possui diferencial central, somente em pisos com aderencia reduzida. No mínimo alfalto molhado.

    Andar em piso aderente vai provocar danos nas homocinéticas, semi eixos e componentes da caixa de transferencia.

    Em relação à velocidade, pelo menos na Ranger o que o manual fala é da velocidade máxima para se engatar o 4x4 high que se não me engano é de 70Km/h. Veja que isso é feito automaticamente, portanto se estiver a 100km/h e selecionar o botão para o 4x4 high, ele só será acionado quando a velocidade chegar ao valor correto.

    Depois de engatado, não tem velocidade limite. E não existe essa de engatar a dianteira somente quando necessário automaticamente.

    Mas a estabilidade do carro muda drasticamente pra melhor com a tração acionada, ficando muito mais preso ao chão. A saída de frente é sintoma clássico de carro 4x4, mas com o devido hábito verás de terá o carro muito mais na mão.

    Em relação ao consumo, heheh, ceertamente aumenta um pouco mas essa eu fico te devendo !!!!!!


    Abraços

  • #5
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    ...E não existe essa de engatar a dianteira somente quando necessário automaticamente.
    Olá, Renato. Por que não?

  • #6
    Usuário Avatar de Orleans
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    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    E não existe essa de engatar a dianteira somente quando necessário automaticamente.
    Control-Trac

    http://www.tecnica4x4.com.br/gloss4x4.htm
    http://www.calangosdocerrado.com.br/offroad.htm
    Ford V6

  • #7
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    É pelo visto eu estava mal informado !!!!!!!!!!!

    Achando que a Tcase da Explorer seria idêntica à da Ranger.

  • #8
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Então, como já admiti, desconsiderei o fato da Explorer possuir uma tcase com diferencial central e provavelmente este deve possuir um sistema de deslizamento limitado tendo a opção de travá-lo.

    Mas a observação anterior feita a respeito do uso do 4x4 high ainda é válida pois nessa opção o diferencial central está travado.


    Abraços e desculpas pelo equívoco.

  • #9
    Usuário Avatar de xfiler
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    Tranquilo Renato... Eu, apesar de achar a Dakota sensacional, não conheço muito, só não comprei por não ter a opção de 4x4 de fábrica no brasil, e não ter a coragem que você teve, hehehehe... Aliás a sua está um espetáculo, li todo o seu tópico sobre as modificaçõe nela, parabéns!

  • #10
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Mas a observação anterior feita a respeito do uso do 4x4 high ainda é válida pois nessa opção o diferencial central está travado.
    Olá, Renato. Ainda acho que a melhor opção para pisos com aderência seria a posição AUTO. Isto porque o 4x4 seria acionado "ON DEMAND", ou seja, se e quando necessário. Para isso, o módulo de controle gerencia (liga/desliga) o acoplamento magnético. Na posição 4HIGH, o sistema mantém o acoplamento magnético ligado permanentemente e acho que a TCase não foi projetada exatamente para suportar o alto "spin" de aderência normal, podendo precipitar o desgaste ou quebra da "BALL RAMP", que faz o acoplamento mecânico.


    Um abraço.

  • #11
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Sem dúvida, se a Explorer possui esse recurso, não tem lógica andar travado em situações onroad mesmo que num asfalto molhado que possui aderencia reduzida.

    MAs o que me referia a observação feita anteriormente é, principalmente em relação a velocidade máxima. Mesmo a Explorer possuindo todo esse recurso de tração, em 4x4 high não tem limitação em relação à velocidade. Uma vez engrenado, pode ir até o limite.


    Abraços

  • #12
    Usuário Avatar de Italo Xavier Santos
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    É ... em resumo acho que é melhor eu aprender a andar com ela em estrada para criar confiança para diminuir o risco de quebra, pq moro na "roça" e achar quem mexa em automáticos por aqui fica mais dificil
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