x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
    Usuário Avatar de Italo Xavier Santos
    Entrada
    16/03/2006
    Local
    Macaé/RJ
    Agradecimentos: 0

Explorer - Viajar com 4x4 High ligado

Amigos lendo o manual da minha vi que o uso do 4x4 high em estrada não tem problema (por exemplo sob chuva, mas criou algumas dúvidas:
    1º Tem velocidade máxima para andar com 4x4 ligado?
    2º Alguém ja fez um cálculo sobre o consumo médio, provalvelmente haverá um acréscimo mas de quanto?
    Faço essas perguntas pois sempre tive carro pq o que é muito diferente em velocidade do que a explorer...
    Atual Pajero Full 3.2 4x4 01 - Um sedan de luxo
    Ex. Ranger C.Dupla 2.8 03 - Um trator
    Ex. Pajero Sport 2.8 4x4 aut TD 05 -Muito Boa

Usuário Avatar de xfiler
    Entrada
    03/03/2009
    Eu não faria isso, acho que o manual fala em limite de 80 km/h.

Sei que na posição AUTO ela cuida automaticamente de tracionar a dianteira quando necessário. Mas deixemos os detalhes para os experts que logo chegam...

Entrada
    16/03/2006
    Local
    Macaé/RJ
    É eu imagino que deva ter algum limite mas essa dúvida surgiu quando peguei uma estrada com ela em dia seco e deu para perceber que ela tende a sair de frente... ai fiquei com receio de como ela deve reagir em pista molhada...

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Bom a princípio, andar com a 4x4 ligada, num veículo que não possui diferencial central, somente em pisos com aderencia reduzida. No mínimo alfalto molhado.

Andar em piso aderente vai provocar danos nas homocinéticas, semi eixos e componentes da caixa de transferencia.

Em relação à velocidade, pelo menos na Ranger o que o manual fala é da velocidade máxima para se engatar o 4x4 high que se não me engano é de 70Km/h. Veja que isso é feito automaticamente, portanto se estiver a 100km/h e selecionar o botão para o 4x4 high, ele só será acionado quando a velocidade chegar ao valor correto.

Depois de engatado, não tem velocidade limite. E não existe essa de engatar a dianteira somente quando necessário automaticamente.

Mas a estabilidade do carro muda drasticamente pra melhor com a tração acionada, ficando muito mais preso ao chão. A saída de frente é sintoma clássico de carro 4x4, mas com o devido hábito verás de terá o carro muito mais na mão.

Em relação ao consumo, heheh, ceertamente aumenta um pouco mas essa eu fico te devendo !!!!!!

Abraços

Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    ...E não existe essa de engatar a dianteira somente quando necessário automaticamente.
    Olá, Renato. Por que não?

Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    E não existe essa de engatar a dianteira somente quando necessário automaticamente.
    Control-Trac

http://www.tecnica4x4.com.br/gloss4x4.htm
    http://www.calangosdocerrado.com.br/offroad.htm
    Ford V6

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    É pelo visto eu estava mal informado !!!!!!!!!!!

Achando que a Tcase da Explorer seria idêntica à da Ranger.

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Então, como já admiti, desconsiderei o fato da Explorer possuir uma tcase com diferencial central e provavelmente este deve possuir um sistema de deslizamento limitado tendo a opção de travá-lo.

Mas a observação anterior feita a respeito do uso do 4x4 high ainda é válida pois nessa opção o diferencial central está travado.

Abraços e desculpas pelo equívoco.

Usuário Avatar de xfiler
    Entrada
    03/03/2009
    Tranquilo Renato... Eu, apesar de achar a Dakota sensacional, não conheço muito, só não comprei por não ter a opção de 4x4 de fábrica no brasil, e não ter a coragem que você teve, hehehehe... Aliás a sua está um espetáculo, li todo o seu tópico sobre as modificaçõe nela, parabéns!

Mas a observação anterior feita a respeito do uso do 4x4 high ainda é válida pois nessa opção o diferencial central está travado.
    Olá, Renato. Ainda acho que a melhor opção para pisos com aderência seria a posição AUTO. Isto porque o 4x4 seria acionado "ON DEMAND", ou seja, se e quando necessário. Para isso, o módulo de controle gerencia (liga/desliga) o acoplamento magnético. Na posição 4HIGH, o sistema mantém o acoplamento magnético ligado permanentemente e acho que a TCase não foi projetada exatamente para suportar o alto "spin" de aderência normal, podendo precipitar o desgaste ou quebra da "BALL RAMP", que faz o acoplamento mecânico.

Um abraço.

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Sem dúvida, se a Explorer possui esse recurso, não tem lógica andar travado em situações onroad mesmo que num asfalto molhado que possui aderencia reduzida.

MAs o que me referia a observação feita anteriormente é, principalmente em relação a velocidade máxima. Mesmo a Explorer possuindo todo esse recurso de tração, em 4x4 high não tem limitação em relação à velocidade. Uma vez engrenado, pode ir até o limite.

Abraços

Entrada
    16/03/2006
    Local
    Macaé/RJ
    É ... em resumo acho que é melhor eu aprender a andar com ela em estrada para criar confiança para diminuir o risco de quebra, pq moro na "roça" e achar quem mexa em automáticos por aqui fica mais dificil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem