-
Antes de desbastar o local não dava pra ver o furo mesmo não.
É numa válvula de escape sim, mas segundo o soldador, que trabalha só com cabeçotes, a solda de alumínio aguenta.
A intenção era vender esse como recondicionado e comprar um novo, mas o cara me garantiu que não preciso fazer isso. Ainda vou decidir o que faço.
Ainda falta ver na retífica se o calor não empenou o cabeçote.
-
Eh verdade mesmo rogerio, se for BEM soldado, com equipo e procedimentos adequados, a solda fica la... o problema ao meu ver (pensamento de carro velho) eh o seguinte...
Voce solda e retrabalha a solda pelo lado da garganga, fica perfeito...e dentro da camisa de agua ? duvido que o fluxo de agua passando por ali (considerando que o furo de na camisa de agua) sera igual, mesmo pq.. o cara vai ter de abrir o tal do furo ate as "paredes" do mesmo estarem na medida original (em geral, tais furos no aluminio geram uma especie de pequeno cone, cujo o furo q voce ve eh soh o fim do mesmo) e preencher com solda...
Se o cidadao conseguir preencher com solda de tal modo q nao fique uma "cabeca" por tras da mesma... ou seja.. se ele usar a TIG e tiver habilidades com a mesma, o servico pode ficar bom sim... depois de soldado e usinado.. instala um assento de valvula endurecido (como acredito q os jah sao) e soh alegria... realmente a solda nao vai derreter a toa. Considerando que....
1 - foi bem feita, com preparacao e materiais adequados, caso q pelo visto teu mecanico manja do assunto.. entao sem crise nesse ponto.
2 - em uma outra falha do motor, depende de como essa solda eh feita... se ele cuspir "fogo" literalmente.... como diesel queimando muito depois da camara de combustao... oq pode(ria) acontecer eh a solda ir dessa pra melhor... pois o citado calor levaria ao max. o material do kbcote... imagina entao a solda...
Se voce tem confianca no cara, nos equipamentos que ele tem e na manha do cidadao... realmente trocar o kbcote seria meio extremo, porem daria mais paz de espirito.. principalmente quando sentar o peh.... ou talvez mesmo quando aparecer outros problemas no motor, voce nao vai ficar encanado que seja a tal da solda.
Por aqui eu costumo fazer oq voce falou, a gente recupera as pecas e poe pra vender como recondicionado, explicando exatamente oq aconteceu e oq foi feito... como por ex. embuchamento de guia de valvula por causa de trincas... dando a garantia no servico.
sao meus 2 cents.
Abraco!