x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 70
  • #13
    Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por mak (SP/ZN) Ver Post
    Esse Mercon V é dificil achar... preciso de um tambor desses... tenho 2 CAs 5R55E pra trocar o ATF...


    No manual da Explorer e no DVD Ford Service Information, recomendam o Mercon ou Dexron IIE, que foi o ATF que sempre usei e cheguei a mais de 200.000 sem problemas.

    A Ford alterou a recomendação para o Mercon V?
    Ford V6

  • #14
    Citação Postado originalmente por Orleans Ver Post
    No manual da Explorer e no DVD Ford Service Information, recomendam o Mercon ou Dexron IIE, que foi o ATF que sempre usei e cheguei a mais de 200.000 sem problemas.

    A Ford alterou a recomendação para o Mercon V?
    Renato, no DVD Ford Service Information consta MERCON V também para a 97. Veja no anexo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -mercon-v-service-info.jpg   -mercon-v.jpg  

  • #15
    Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Renato, no DVD Ford Service Information consta MERCON V também para a 97. Veja no anexo.
    Márcio,

    É isso mesmo, você está certo tinha visto no DVD o 4R70W que recomendam o MERCON, mas veja o que tem no manual e na tabela da Brasil Automático.

    Dei uma confirmada no balde do ATF que usei na última troca, foi o Dexron III, que mangue...

    Quando a troca era feita na autorizada usavam o Mercon II, na última que fiz foi o Dexron III e o câmbio ainda está bom e nunca foi aberto, quando for fazer a manutenção vou tentar encontrar o Mercon V, quem sabe não dura mais 500.000 mil.

    Isso me lembra um velho caseiro matuto que vi jogando no lixo o manual de sua bicicleta nova, quando perguntei o motivo, ele disse "sabiamente": O pessoá que escreve isso só num bebe acetona porque tira os esmalte dos dente, nos é quem sabe o que é mió...

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -manual-ford.jpg   -atf.jpg  
    4X4 Brasil
    Ford V6

  • #16
    Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0

    Resolvido

    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    se este câmbio nunca foi mexido, ele tem alguns componentes originais que costumam apresentar uma falha de ação da válvula EPC, que é responsável pelo controle de pressão do corpo de válvulas. Os relatos são de ocorrência entre 65.000 e 150.000 milhas e o sintoma principal é a troca errática de marchas (geralmente 2-3). A conseqüência é a ruptura da junta da placa separadora (o óleo cria passagens internas entre as galerias), quebra do braço de fixação das solenóides e até expulsão das solenóides.

    Parece que nunca foi mexido, quando troquei a junta do cárter era original e as cabeças dos parafusos não apresentavam marcas.
    As trocas de marchas continuam suaves e no tempo normal, o problema só aparecia, única e exclusivamente, no retorno ascendente após aceleração brusca/máxima.
    Para uma pessoa que só utilizasse o carro na cidade, ou que fizesse uma viajem tartaruga, sem muitas ultrapassagens, esse detalhe passaria despercebido.
    Pensei que podia ser solenóides obstruídos por limalhas, ou abertos por não estarem fechando corretamente, mas era sensor com defeito.

    O TPS, que é um potenciômetro, estava com as duas travas internas gastas. Testei com o carro desligado e quando ele era acionado pela chave da borboleta dava um click no final, como se estivesse soltando da chave.
    Outra coisa, estava bastante ressecado, pelo jeito fazia tempo que não tomava uma
    O ECT e o VSS também foram trocados.

    Com esse aviso já estou me organizando pra fazer uma atualização e revisão geral, mesmo ouvindo sempre a velha ladainha: transmissão automática só se mexe quando dá problema


    A Ford emitiu um TSB para correção e uma nova placa separadora (eliminou o furo #50 e as juntas passam a vir coladas na placa). Eliminou o filtro interno, a esfera de retenção e o limitador da EPC. O êmbolo da EPC também foi redesenhado.


    Além do kit (3L5Zz-7M203-JA), é necessário também a placa separadora (7Z490), o filtro de óleo (7A098) e a gaxeta da tampa (7A191). Filtro e gaxeta por US$15,00; A placa nova e o kit custam uns US$60,00 - mas não consegui encontrar.

    Andei pesquisando e também não achei a placa nova, vou mandar uma consulta para a Chevroford na Argentina, algumas peças eles conseguem com mais facilidade.


    Outra opção é o SHIFT KIT da TRANSGO, que resolve o mesmo problema com uma solução mais simples: Fecha o furo da placa com um rebite minúsculo, troca a mola e o êmbolo da válvula e abre uma passagem entre 2 galerias (o kit vem com tudo que é necessário, inclusive a mini-broca para fazer o furo). O kit TRANSGO custa US$ 40,00.
    Esse já está na lista.

    Este serviço dá até para fazer em casa (torquímetro de baixa escala - entre 5 e 20 Nm - é indispensável), mas é arriscado. Por exemplo, abri e retirei o corpo de válvulas somente para tentar corrigir um "delay" no engate da ré (fazer o upgrade do "O" Ring do pistão por um "D" Ring). Percebi então que havia depósito de material de fricção no fundo da tampa e que a cinta de ré estava com muito "jogo". Resultado: A cinta de ré (a única que não tem regulagem) estava gasta e teria que ser substituída - serviço que exige a remoção e desmontagem completa do câmbio.

    Seria uma boa opção, mas por enquanto não tenho coragem para abrir uma transmissão AT. Os maiores clientes das oficinas que conheço são outras oficinas que tentam consertar e não conseguem, imagine se eu mexer...
    Fui orientado pelo Mark da rockauto a comprar o Master Repair Kit ou o Super Kit (em anexo), alguém conhece?

    Se você puder planejar com antecedência, é melhor programar uma manutenção geral com MASTER KIT (US$ 150,00) + SHIFT KIT (US$40,00)+ solenóide EPC (US$100,00) + VSS (US$30,00) + fiação dos conectores (US$30,00). Filtro, gaxeta e óleo (MERCON V só encontrei o ISAMATIC V da Ipiranga - tambor de 20 litros por R$450,00).


    Agora estou tranquilo, vou poder programar sem pressa.
    Você indica alguma marca para o Master Kit? Precision? Quanto mais presquiso mais fico na dúvida.
    Vou incluir na relação os solenóides, shift kit e fiação, o Luizinho sugeriu trocar o corpo de válvulas, que também já anotei.


    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Não deve é jogar o investimento fora com mão de obra não especializada. Aqui em Maceió, só o Ricardo Palmeira, da RP Motores.


    É o que mais me preocupa, por aqui só confio em duas.
    Uma o proprietário trabalha com câmbio automático há décadas, é tipo cientista, gosta de desmontar tudo e trocar apenas o que ele considera necessário. Na outra o dono tem suporte na cidade e faz intercâmbio com algumas oficinas especializadas em São Paulo, o único problema é que trabalham no esquema troca tudo e no me gusta este tipo de trabajo, me lembra autorizada. As duas não fazem atualizações, só o feijão com arroz, Shift kit, não instalam.
    Com relação à mão de obra, só não tenho paciência para administrar síndrome de estrelismo e vaidade de frescos, sendo competente, experiente e sabendo dialogar, assino em baixo.
    Alguém aqui já fez serviço no Hidramático Barão? Pra mim é super fácil enviar a transmissão.
    Tentei contato com um membro do fórum que me indicaram, e o cara nem respondeu, só com essa atitude já se percebe o que viria pela frente.


    Abraços,

    Orleans
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -kit-02.jpg  
    4X4 Brasil
    Ford V6

  • #17
    Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    Márcio,

    Faltou agradecer pela dica dos sensores, muito obrigado

    Abraços
    Ford V6

  • #18
    Usuário
    Entrada
    26/08/2009
    Local
    machado/MG
    Idade
    60
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0

    explorer não engata a ré

    ola amigos sou novo no forum , na verdade não sou proprietario desta explorer sou proprietario de oficina mecanica no qual sou o mecanico tbm com mais 2 colaboradores , um cliente meu tem eat explorer 97 4.0 4x4 , e derrepente parou de engatar a ré a alavanca até engata mas o carro nem mexe , minha duvida é : este cambio é eletronico ou seja tem uma central ? ou é só automatico , já reteirei o carter e o filtro ainda não retirei a placa de valvulas , tem um jeito de testar as solenoides com elas fora da placa ? qual é o solenoide da ré . desculpem tantas perguntas mas é que to achando meio complicado . o oleo ta meio escuro mas não tem muita limalha , não acredito ser o oleo porque as outras marchas funcionam bem . quem puder me ajudar sou grato . estou em machado sul de minas gerais .

  • #19
    Olá, nene01.

    O câmbio é eletrônico, com comando na mesma centralina do motor (PCM). P'rá testar o funcionamento das solenóides tem que ter um scanner (as solenóides SS e TCS são ON/OFF, mas a solenóide EPC é "flutuante").

    A ré não é acionada por nenhuma solenóide específica e este problema pode ser somente desgaste do O'Ring do pistão de acionamento. Não é difícil de trocar e deve resolver (se não der certo, o problema é de desgate na cinta de ré, que não tem regulagem e p'rá trocar tem que desmontar o câmbio inteiro). Dê uma olhada na ponta do eixo do pistão de acionamento da ré. Se estiver quebrada, o curso do pistão não é suficiente para aplicar a cinta.

    Se o sintoma for somente a perda da ré, troque o O'Ring (na verdade, foi atualizado para um D'Ring de lábio duplo), junta da tampa, filtro e óleo (TEXAMATIC).

    Você vai precisar de um torquímetro pequeno (o torque de aperto é 8-11Nm / 71-97 lb-in). Faça um gabarito (pode ser de papelão) do corpo de válvulas para ir colocando os parafusos conforme for retirando (tem 6 tamanhos diferentes). É bom identificar os "furos" com os números da seqüência de aperto. Cuidado ao retirar a guia dos fios das solenóides e os próprios fios - o banho de óleo faz eles ficarem quebradiços. Limpeza é fundamental - um fiapo de estopa pode travar um êmbolo interno.

    Dê uma olhada nos anexos.

    Boa sorte.

    Márcio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -re.jpg  
    Imagens Anexas
    • Tipo de Arquivo: bmp RÉ 2.bmp (339.6 KB)

      Número de Download 546 .

    Arquivos Anexos

  • #20
    Usuário
    Entrada
    26/08/2009
    Local
    machado/MG
    Idade
    60
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0

    Smile

    ola marcio muito obrigado pelas dicas ( ou aulas ) semna que vem volto amexer e fazer td o que vc indicou e posto o resultado aki no momento muito obrigado mesmo , eu esperava ajuda mas nunca pensei que aki fosse com tanata boa vontade assim , espero poder ajudar nesnte mesmo niv´le , inclusove comprei um apostila deste cambio em portugues e estou aguardando chegar vamos ver como é .
    oficina do nene ar condicionado
    machado minas gerais
    35 988085918 zap

  • #21
    Usuário
    Entrada
    26/08/2009
    Local
    machado/MG
    Idade
    60
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0

    explorer não engata a ré

    ola amigos , então , desmonteia placa de valvulas( fotografei tds as valvulas e molas ) tinha muita limalha de ferro entre as valvulas e tem muitas bem riscadas , eu até dei uma polida nelas com pasta de dentes e bicarbonato , mas acho que por causa dos riscos vou precisar de outra placa , eu dei uma medida meio que grosseira na cinta da ré e notei que ta muito folgada comparei com o curso do pistão para ter uma ideia , eu já suspeitava que não adiantaria montar a placa de valvulas mas meu amigo insistiu e eu montei , na verdade esta explorer ta servindo mais como cobaia mesmo para pratica . bem montei td no lugar com os torque recomendados mas como era de se esperar não resolveu o problema , antes de desmntar ela tava piscando a luz do overdrive , agora consegui entrar com o scanner e deu os codicos : 1780 interruptor de over drive , e 1701 transmissão . este ultimo acredito ser por causa da ré , agora o 1780 interruptor de overdriver onde é que fica ? na apostila que comprei não esta dando eses codicos nem este interruptor sera que alguem sabe ? desde já agradeço a colaboração ; e um abraço a tds
    4X4 Brasil Razão: muito erro de digitação
    oficina do nene ar condicionado
    machado minas gerais
    35 988085918 zap

  • #22
    Olá, nene01.

    P1780 - Circuito do TCS aberto / em curto. O interruptor de OVERDRIVE é aquele botão que fica na extremidade da alavanca de mudança. Quando aciona tem que trocar o status do indicador O/D ON - O/D OFF.

    P1701- Erro no engate da ré. Baixa pressão da válvula EPC.

    A cinta da ré pode até estar folgada, o que importa é se o curso do pistão é suficiente para "apertar" contra o embreagem da ré. Verifique se a ponta do eixo do pistão está quebrada, mas normalmente é só trocar o "O" Ring do pistão - a não ser que a pista de atrito da cinta já esteja desgastada, aí tem que desmontar todo o câmbio p'rá trocar. Você chegou a trocar o "O" Ring?

    É muito estranho ter limalha no corpo de válvulas. Além do ímã no fundo da tampa do cárter, todo o óleo passa pelo filtro antes de ir para o corpo de válvulas e só depois vai para as engrenagens.

    Cuidado com este "polimento", pois os pistões das válvulas tem uma cobertura anodizada.

    Este câmbio tem algumas atualizações (placa separadora com juntas coladas, válvula de alívio do circuito EPC redesenhada).

    Você poderia postar as fotos?

    Boa sorte.

    Márcio

  • #23
    Usuário
    Entrada
    26/08/2009
    Local
    machado/MG
    Idade
    60
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Olá, nene01.

    P1780 - Circuito do TCS aberto / em curto. O interruptor de OVERDRIVE é aquele botão que fica na extremidade da alavanca de mudança. Quando aciona tem que trocar o status do indicador O/D ON - O/D OFF.

    P1701- Erro no engate da ré. Baixa pressão da válvula EPC.

    A cinta da ré pode até estar folgada, o que importa é se o curso do pistão é suficiente para "apertar" contra o embreagem da ré. Verifique se a ponta do eixo do pistão está quebrada, mas normalmente é só trocar o "O" Ring do pistão - a não ser que a pista de atrito da cinta já esteja desgastada, aí tem que desmontar todo o câmbio p'rá trocar. Você chegou a trocar o "O" Ring?

    É muito estranho ter limalha no corpo de válvulas. Além do ímã no fundo da tampa do cárter, todo o óleo passa pelo filtro antes de ir para o corpo de válvulas e só depois vai para as engrenagens.

    Cuidado com este "polimento", pois os pistões das válvulas tem uma cobertura anodizada.

    Este câmbio tem algumas atualizações (placa separadora com juntas coladas, válvula de alívio do circuito EPC redesenhada).

    Você poderia postar as fotos?

    Boa sorte.

    Márcio
    ola marcio boa noite

    Obrigado porter respondido , eu tbm achei estranho as limalhas elas estavam até por cima da placa quando abaixei a placa já visualizei um monte delas , e tinha varias valvulas travadas inclusive as da ré que deu maiso trabalho para tirar , , veio um jg de reparo do barão , o que eu achei engraçado é que os aneis veio o rings mesmo e não d rings , as juntas não são coladas e veio do mesmo jeito sem serem coladas eu vou fabricar a ferramenta para medir a folga da ceinta da ré mas no olhometro mesmo da par ver que ta muito folgada e o curso do pistão não da para apertar ela , no volante de direção tem uns bot~eos que vão de lado estes botões estão faltando , não seria este o codico 1780 ? a luz que fica no painél do lado direito na parte indefrior fica piscando , ela já estava assim antes de eu mexer , quanto as fotos vou pegar na oficina amanhã e vou tentar colocar elas aki ( sou meio fraco nesta area ) , acho que estas limalhas cairan da cinta da ré por que a folga ta animal . outro detalhe é que não tem imã no funco do carter . um abraço e mais uma vez obrigado
    4X4 Brasil Razão: faltou dados
    oficina do nene ar condicionado
    machado minas gerais
    35 988085918 zap

  • #24
    Usuário
    Entrada
    26/08/2009
    Local
    machado/MG
    Idade
    60
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    não consegui postar as fotos , sou meio fraco ainda no pc.mas to tentando
    oficina do nene ar condicionado
    machado minas gerais
    35 988085918 zap

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade