x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16

Tópico: f100 1979 4x4

  • #1

    f100 1979 4x4




    Sou novo aqui no fórum possuo uma f100 1979 tenho ideia de por traçao 4x4 nela... so to em duvida sobre o eixo dianteiro
    a caixa de transferencia pretendo usar a da f1000 98 e o diferencial trazeiro estou usando um da f1000 98 4x2
    minha ideia e´ por feixe de molas aguem tem alguma ideia de um eixo dianteiro para min usar?

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Opaz Junior4x4!

    O eixo perfeito seria o da F1000 mesmo, trocando a relação do eixo traseiro para ficarem com o mesmo giro, porém...

    O que pode colocar, sem problema, é o da F75, sendo necessário a colocação do feixe de molas, que recomendo o da Toy Band.

    Solda os suportes no chassis, bola a caixa de direção e vai para a galera!!!!!!!

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Eu colocaria os eixos, feixes de mola e CT da F75 ou Rural pois as bitolas são semelhantes e a furação dos aros também são iguais. Talvez necessite um espaçador para os aros mas nada muito grotesco.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Olá Júnior, me permita dar a minha contribuição.

    Recentemente fiz um serviço desse tipo na minha Datoka, mas tenho alguns conselhos pra te dar:

    Em relação à tcase, dê preferência às modernas tal como a própria da F1000, ou então as da Ranger, S10, Nissan Frontier entre outras. Veja que a Tcase pode ser incompatível com o eixo dianteiro e vicê versa, uma vez que algumas têm a saida da tração dianteira para o lado direito do carro e outra para o lado esquerdo do carro. Das modernas, a maioria possui saida para o lado esquerdo do carro com excessão dos modelos de Hilux mais antigos. Tcase original do Jeep/Rural acho muito rudimentar, barulhenta, vaza óleo, e fraca.

    Falando do eixo dianteiro veja que tens duas opções basicamente: Usar o sistema original da F1000 ou utilizar um eixo rígido.

    Ambos oferecem vantagens e desvantagens e eu vejo da seguinte forma:

    Utilizar o sistema original da F1000 depende de encontrar um á venda e em condições perfeitas de uso. A boa notícia é que não é necessário praticamente nenhuma adaptação. É praticamente remover sua suspensão original e colocar a da 4x4. Os pontos de fixação são idênticos e praticamente compatíveis. detalhe é que o diferencial fica do lado esquerdo do carro compatível portanto com a maioria das tcases modernas.
    Desvantagem é que dependendo das suas pretenções é um sistema de suspensão que oferece certas limitações e não sei dizer a respeito de peças para reposição bem como superdimencionamentos.

    Em relação ao eixo rígido podes ficar limitado ao tipo de Tcase que vai utilizar. Porém é possível fazer o serviço de inverter os tubos do eixo para jogar o diferencial para o lado que precisar. Isso incermenta um pouco no custo, mas não inviabiliza o procedimento.
    Utilizar eixos da F75 pode ser uma opção mais econômica em termos. Faça algumas contas:
    Como esse eixo possui o diferencial para o lado direito provavelmente pode ser necessário algum serviço para adequá-lo à tcase. Sem falar que o sistema de munhão e fixação das mangas de eixo são relativamente fracos comparados a outras opções de eixos. Veja que a F1000 é bem mais pesada que a F75. Assim pode ser necessário algum upgrade neste sistema bem como semi eixos.

    A suspensão para usar este eixo pode ser perfeitamente com molas helicoidais ou então molas semi elípticas. Pra usar helicoidal você já tem até o suporte da mola no chassi (o original) bem como as molas originais também. Mas precisará criar ao eixo suportes para a fixação dos links e molas. Se preferir usar os molejos, vai ter que adquirí-los testá-los afim de encontra a configuração ideal e precisará encontrar uma forma eficiente de fixá-los ao chassi. Não sei ao certo mas tenho a impressão que a longarina da f100/f1000 não se estende até a frente do veículo. Isso pode ser um fator limitante.

    Outra opção seria você encontrar um eixo dianteiro de Troller. Veja que ambos em relação à bitola são equivalentes, porém estes possuem munhões e cubos mais modernos e confiáveis, e qualquer discrepância na furação é facilmente resolvida.
    Vantagens ainda é de estes eixos terem o diferencial para o lado esquerdo do carro e já possuirem as fixações dos links bem como apoios das molas.

    Portanto a conclusão final é definir bem qual destino você que dar à utilização da sua pick up para não ficar limitado ou mesmo não investir mais que o necessário.

    Abraços e disponha !!!!!!!!!!!

  • #5
    Dá uma olhada no link abaixo da minha Fcem.
    Eixo e suspensão completa de F1000 4x4, caixa de marcha e tração de ranger.

  • #6
    Usuário Avatar de phburi
    Entrada
    05/05/2009
    Idade
    42
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0

    mesma duvidaaa

    olá amigos sou novo aq mais tenho a mesma duvida do nosso amigo.... estou adquirindo um f1000 1983 turbo diesel..e já estou imaginando ela 4x4 mais me passa um monte de coisa na cabeça sobre a tração dela.. das f1000 novas é muito dificil de encontar pensei na caixa de transf do f75 e seu diferencial dianteiro sobre a suspensão dianteira pode ser adaptada a feixe de mola mais penso tambem na estabilidade mesmo assim acredito q seja ideal visando o custo de tudo isso mais naum sei gostaria de ideias e criticas se possivel, se possivel alguem q faça esse tipo de adptação valew galera
    4X4 Brasil Razão: quero fazer igual

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Achei um eixo de f1000 4x4 dianteiro, com as duas balanças inferiores, semi-eixos e diferencialpor R$4.000,00.
    Foi nesse final de semana no Mercado Livre se não falha a memória!
    Esse é o conjunto mais difícil de encontrar, comprando o eixo já tem quase tudo na mão, pois a CT é mais facil de resolver.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Usuário Avatar de eduardorcosta
    Entrada
    05/01/2009
    Idade
    54
    Posts
    30
    Agradecimentos: 0
    Opa.... Sou outro que vou fazer a adaptação, até já tinha tentado levantar algumas informações no forum, mas.....
    Minha opção seria colocar tudo da 94 pra frente, só que tem gente que fala que é só colocar tirar uma e colocar outra que até os parafusos batem, tem gente que fala que não da. Como estou sem grana agora pra isto, só estou de butuca....

    Ariel, conta pra gente você teve que adaptar algo na sua F-100 ou encaixou tudo ?

    Abraços

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Será que é muito caro importar eixos dianteiros e CT usados da F-100 4x4 americana? Nos EUA isso deve ser raso de barato...
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    Usuário Avatar de phburi
    Entrada
    05/05/2009
    Idade
    42
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0

    Nossa verdade.....

    Citação Postado originalmente por edintruder Ver Post
    será que é muito caro importar eixos dianteiros e ct usados da f-100 4x4 americana? Nos eua isso deve ser raso de barato...
    nossa pode ser mesmo.. Entra no brasil como peça usada não paga importação

  • #12

    Cool Postado originalmente por edintruder

    Entao.. tem alguem aqui que ja importou algo dos States, tenho parentes la na Florida, se for facil... e nao muito caro... ajuda ai pessoal,

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade