Tenho uma explorer 96, V6, XLT ATM. A comprei há alguns meses e embarquei para minha cidade, sendo que o câmbio me aparecia normal.
minha cidade é muito plana e o câmbio para mim continuou aparentando sendo normal, com boas acelerações. Ocorre que há alguns dias visitei uma cidade que tinha um aclive bem acentuado e tive que parar no início (esquina). Quando fui subir percebi que o carro não tinha força para subir como um verdadeiro v6 e o câmbio não passava de 2.000 rpm. fiquei com raiva e colei o pé, tendo ouvido um barulho metálico, não muito alto, apenas para ser ouvido, próximo ao diferencial traseiro, parecia como se uma engrenagem derrapasse e engatasse. Bom, desde essa hora percebi que o câmbio embora o giro não suba, aumentou o barulho (do motor) durante as passagens de marcha e elas se tornaram mais lentas. Alguem tem alguma idéia? o fato de o carro ser ATM em aclives acentuados vc realmente tem que acelerar fundo para o carro subir assim como se estivesse carregado embora estivesse só com o condutor? é possível que haja deslizamento de algum componente que possa causar isso?
Não sou mecânico, portanto não arrisco um palpite sobre o defeito do carro, mas não há dúvidas de que voce deve levá-lo à oficina, porque esse carro é muito forte e se tiver bom sobre até em parede.