Amigos, sei que esse fórum é de 4x4, mas como nao achei na internet outro lugar com tanta competencia reunida, achei por bem pedir a ajuda de voces.

meu caso é relativamente simples, mas requer alguma precisão e aconcelhamento.

tenho uma ranger V6 4x2 (modelo XL, cabine simples, caçamba de 6 pés) que adoro. recentemente iniciei uma reforma e uma das coisas que precisou ser trocada foram as rodas e os pneus.

antes ela usava 225x14/70 em rodas de aço 14, originais de fabrica, mas esses pneus sao dificeis de serem encontrados, por isso foram substituidos por 235x15/75 com rodas 15. esse carro é americano, e nao argentino.

a consequencia disso é que o velocimetro perdeu a aferiçao, e a relaçao ficou longa demais para o uso urbano e isso tem me incomodado (fora as multas...). pelo que pesquisei aqui no forum a ranger V6 tem relaçao 3.73 mas nao tenho certeza.

pelo calculos do http://pw1.netcom.com/~sgalaba/tiresize.htm eu preciso ajustar o diferencial em 9.4%, deixando-o mais curto. pelas contas, o diferencial original mais proximo seria o 4.10 (ranger 2.3) já que nao existe um 4.08.

as minhas perguntas sao:
1) faz sentido essa troca?
2) isso realmente corrigirá a relaçao (deixando-a proxima a como era) e o velocimetro? (me disseram que ele é medido na saida do cardã)
3) que tipo de profissional no rio de janeiro faria esse serviço?
4) é preciso comprar um diferencial totalmente novo ou basta comprar as engrenagens e adaptar?

agradeço antecipadamente a ajuda de voces.
e deixo o convite para voces conhecerem meu site www.forumpcs.com.br um dos maiores do brasil sobre informatica para usuários avançados.