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  • #1
    Usuário Avatar de Randal
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    Arrow Duvidas quando ao uso da tração em Ranger ?




    Olá amigos, desde já peço desculpas pela ignorância e peço que me esclareçam algumas duvidas. Sei que em situações chuvosas o ideal seria andar com 4X4 HI , mas há limite de velocidade para andar traçada na rodovia , comprei recentemente uma Ranger XLT 4x4 99 CE e estou muito feliz com a mesma mas tive esta duvida quanto ao uso da tração e outra , pela Pickup ser C.E. e utilizar o Chassi da Dupla seria ideal utilizar peso na carroceria para aumentar a estabilidade , pois não utilizo a carroceria. Obrigado a todos desde já !!! Randal

  • #2
    Usuário Avatar de Rogerrm
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    Randal, podes andar tracionado sim! Limite de velocida eu não sei se tem, mas uns 100km/h e tranquilo (alguem corrige se estiver errado)

    E outra, você tem certeza que a sua tração ta funcionando? pois a tua Ranger possui Roda Livre a vácuo como a minha...

    A questão de usar o peso na caçamba vai de cada um, eu prefiro, pois a minha CS 7 pés pulava muito ( e pula ainda), e perdia muito a trazeira mas amenizei coloquei um peso de 120 kg atras do estepe...

    Abraços
    Ranger CS 4x4 2001

  • #3
    o limite do HI normalmente é 80km/h

  • #4

    Exclamation 4X4 High e Low

    Randal, sempre que possível, prefiro não usar peso nenhum, assim as retomadas de velocidade são melhores, a viatura sofre menos. Justifica colocar peso em estradas de terra enlameadas, mas aí você não vai sentar a bota que funica tudo, mas devagar ela não joga tanto a traseira. Em estrada de terra seca solta pode ir direto em 4x4 High. Em chão de terra dura, prefiro o 4x2, assim, na minha opinião, poupo a CT.
    Quanto o uso do 4x4 High em asfalto embaixo de chuva é excelente, ela agarra mesmo, e não vai precisar de peso algum, mas, no asfalto, indo pro seco, volta pro 4x2. Em 4x4 high, desconheço limite máximo de velocidade. Já fui a 130 Km/h (asfalto molhado), mas como raramente ultrapasso os 130 Km/H ???
    Agora, engatar a 4x4 High em velocidade, pode ser até no máx. a 80 Km/h. A reduzida Low só parada.

    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil Razão: Contribuir com o tópico.

  • #5
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    O problema não é a velocidade máxima, mas sim a velocidade mínima para usar o 4x4hi em asfalto molhado. Eu só aciono acima de 50km/h nessa condição. Já fui a 150km/h com 4x4hi pra ver e tudo normal.
    Podes ver inclusive no you tube as picapes arrancando melhor que muitos carros esportivos e tudo isso graças ao 4x4.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Usuário Avatar de Raposo
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    Andar com a High engatada em pista molhada só se a estrada for sinuosa. Pista em reta mesmo chovendo não vale a pena porque aumenta o consumo e desgasta o equipmaneto sem necessidade, principalmente os pneus.
    Abs.
    Tem tópico sobre o assuno: "Pista molhada X 4X4 High engatada"
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #7
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    Velocidade

    So para ficar claro
    O limite de 80Km/h contido no manual é o limite de velocidade para que o 4x4 seja ENGATADO. É o limite onde a troca de 4x2 para 4x4 pode ser feito com o carro andando.
    Uma vez com o 4x4 ligado pode chegar o bambu
    Frontier SE 4x4 - 2006

  • #8
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    Citação Postado originalmente por lucasam Ver Post
    So para ficar claro
    O limite de 80Km/h contido no manual é o limite de velocidade para que o 4x4 seja ENGATADO. É o limite onde a troca de 4x2 para 4x4 pode ser feito com o carro andando.
    Uma vez com o 4x4 ligado pode chegar o bambu
    Na verdade é 90km/h.
    Se por exemplo estiveres a 100km/h e ligares a 4x4hi, esta só aciona quando reduzires a velocidade para 90km/h.
    O sistema de engate da Ranger só não protege o sistema se o condutor engatar a 4x4 enquanto as rodas traseiras estão patinando, o resto o sistema eletrônico se encarrega de cuidar. Se por exemplo tivesse algum problema de limite de velocidade máxima para a 4x4hi, com certeza a Ford colocaria algum dispositivo que desligasse a tração automaticamente.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Usuário Avatar de Randal
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    É isso ai galera , ja deu pra clarear bem minhas duvidas ... agora ja fico mais tranquilo .... agradeço a todos pelas dicas e conselhos!! Muito obrigado

  • #10

    Unhappy Tração 4x4 da Ranger

    Com essa assinatura, cumpanhero, estou entendendo porque estavas tentando torrar os pneus tempos atrás.

    Dúvida: Se a Ranger estiver patinando, e a gente lembra que tem 4x4, e aciona a mesma, o que acontece ? Móe o diferencial ou a CT ?

    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil Razão: Contribuir com o tópico.

  • #11
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Com essa assinatura, cumpanhero, estou entendendo porque estavas tentando torrar os pneus tempos atrás.

    Dúvida: Se a Ranger estiver patinando, e a gente lembra que tem 4x4, e aciona a mesma, o que acontece ? Móe o diferencial ou a CT ?

    Abs
    Anthon
    Anthon;

    Moe a caixa de transferencia, certamente. O problema é justamente o "tranco" que ela sofrerá - O cardã dianteiro (sem esforço) e o traseiro, girando em velocidades diferentes, sob esforços diferentes (o traseiro, com a força do motor e o dianteiro, apenas com o movimento das rodas) ai voce aciona o 4x4Hi...Ai vai tudo pro espaço.

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #12
    Valeu muito Shimomoto, porque geralmente a gente entra na lama em 4x2, e quando começa a patinar, e percebe que não vai dar, é quase instintivo lembrar de acionar o 4x4High, aí vai com a mão direto no botão, e vai fazer a moagem da CT.
    Houve uma vez, que quase faço essa besteira.
    Brigadão.
    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

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