Srs,
Como a minha Ranger resolveu começar a menstruar por onde andava, resolvi trocar os retentores dos flanges dos cardans. Para minha surpresa, o flange do cardam dianteiro não tem parafuso para removê-lo e ele estava praticamente solto.
Fui obrigado a abrir a CT, resolvi fazer o serviço no lugar, e realmente a manutenção da CT é muito fácil e rápida.
Descobri que o motivo da entrada de água na CT há algumas semanas atrás e posterior degradação dos retentores foi causada pela trava do eixo de força do cardam dianteiro que se partiu e o eixo se deslocou para frente, forçando a corrente e deixando passar óleo e água pelo retentor...
Encontrei o anel de aço quebrado em 4 partes.
Dei uma limpada geral na CT e notei que a corrente apresenta um folga que eu não considerei normal então deverei trocá-la daqui ha algum tempo para frente, porém todas as demais peças estão muito boas, inclusive as guias de nylon internas. A Minha Ranger está com 111800km e o estado interno das peças eu considero exceletes, considerando ainda que eu uso muito o 4x4 e a reduzida.
A montagem também é muito simples, basta retirar tudo, limpar e colocar na ordem correta sem pressa e com calma que depois é só colocar a tampa e está pronto. Parar trocar o retentor dianteiro é necessário retirar a corrente.
O retentor original tem duas argolas e possui 12mm de altura, como não encontrei igual, comprei dois retentores de 6mm de altura.
Os retentores são iguais, então coloquei 4 retentores Sabó no custo de R$10,00 cada. O serviço todo levou cerca de 6 horas incluindo a procura de outro anel de pressão para travar o eixo no rolamento.