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Convex Datacenter
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  • #1
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    Manutenção CT Ranger - Retentores e Corrente




    Srs,
    Como a minha Ranger resolveu começar a menstruar por onde andava, resolvi trocar os retentores dos flanges dos cardans. Para minha surpresa, o flange do cardam dianteiro não tem parafuso para removê-lo e ele estava praticamente solto.

    Fui obrigado a abrir a CT, resolvi fazer o serviço no lugar, e realmente a manutenção da CT é muito fácil e rápida.

    Descobri que o motivo da entrada de água na CT há algumas semanas atrás e posterior degradação dos retentores foi causada pela trava do eixo de força do cardam dianteiro que se partiu e o eixo se deslocou para frente, forçando a corrente e deixando passar óleo e água pelo retentor...

    Encontrei o anel de aço quebrado em 4 partes.

    Dei uma limpada geral na CT e notei que a corrente apresenta um folga que eu não considerei normal então deverei trocá-la daqui ha algum tempo para frente, porém todas as demais peças estão muito boas, inclusive as guias de nylon internas. A Minha Ranger está com 111800km e o estado interno das peças eu considero exceletes, considerando ainda que eu uso muito o 4x4 e a reduzida.

    A montagem também é muito simples, basta retirar tudo, limpar e colocar na ordem correta sem pressa e com calma que depois é só colocar a tampa e está pronto. Parar trocar o retentor dianteiro é necessário retirar a corrente.

    O retentor original tem duas argolas e possui 12mm de altura, como não encontrei igual, comprei dois retentores de 6mm de altura.

    Os retentores são iguais, então coloquei 4 retentores Sabó no custo de R$10,00 cada. O serviço todo levou cerca de 6 horas incluindo a procura de outro anel de pressão para travar o eixo no rolamento.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_0118.jpg   -img_0119.jpg   -img_0122.jpg   -img_0125.jpg  
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  • #2
    Olá Edin. Essa CT é mesmo uma Borg Warner 1354 ? Será que ela usa retentores da ZF ?
    Abração
    Anthoniusnikos

  • #3
    Edi, nunca soube da quebra deste anel trava da saida da CT, pois ele não trabalha sob tensão. Dá uma revisada nos coxins e apoios (motor, cx e eixo dianteiro).

    abs

  • #4
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    Inclusive porque a homocinética do cardam faz esse trabalho....
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  • #5
    Usuário Avatar de Smyle
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    Troca do oleo da Caixa de Transferencia

    Vocês, com mais experiência, poderiam me ajudar!
    Como faço para drenar o óleo da CT, náo é como na caixa de marcha, que tem o bujão de dreno?
    Quero trocar o óleo e não sei como esvaziá-lo, pois só achei o bujáo para completar e verificar o nível.

  • #6
    Citação Postado originalmente por Smyle Ver Post
    Vocês, com mais experiência, poderiam me ajudar!
    Como faço para drenar o óleo da CT, náo é como na caixa de marcha, que tem o bujão de dreno?
    Quero trocar o óleo e não sei como esvaziá-lo, pois só achei o bujáo para completar e verificar o nível.
    Tem o segundo bujão sim. Ele tá escondidinho lá do mesmo lado do outro...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
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    O dreno fica atrás do balanceador dinâmico. Tira esse balanceador que encontrarás o dreno.
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  • #8
    E aí Smyle, encontrou o dreno ?
    Abs
    Anthoniusnikos

  • #9
    E aí Edin, como ficou a sua CT depois de remontada?
    Teve muita dificuldade na remontagem?
    Tem mais fotos dos serviços?
    Abração
    Antho

  • #10
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    Barbada de montar! 100%!
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  • #11
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    Marcha não engata por problemas no garfo/nylon da CT!!

    Boa noite amigo!!

    Sou novo aqui no fórum 4x4 e tenho uma Ranger Cab. simples 2001 diesel 4x4 comprada em um leilão!! Depois posto a novela que foi reformá-la pois era um sonho ter um carro diesel.
    Minha caixa de transferência está com um defeito no garfo de metal e nylon pela segunda vez!! Foi trocado a uns 5000 km atrás pois simplesmente o carro desengrenou em uma rodovia. Eu trocava as marchas com ela parada apertando a embreagem e quando soltava a mesma o carro não andava mesmo engatando dando uns estalos terríveis e solavancos tendo que ser rebocado. O mecanico disse que era o desgaste no garfo de metal e buchas de nylon. Realmente ele estava bem desgastado e sem as buchas de nylon!! Troquei o garfinho de metal da CT que eu consegui pela auto peças Dragão em Sampa e toquei em frente!! Agora voltou a dar o mesmo problema!! O que poderia ser? Eu ando sem o cardan dianteiro pois o meu veio com defeito!! Será um problema andar sem o cardã dianteiro?? O que eu posso fazer para sanar esse defeito pois ele pode vir a acontecer de novo!! Tenho conhecimento de peças para Ranger pois andei comprando várias no Ebay com preços super em conta!! Mando os links se precisarem!!!

    Abraços!!
    4X4 Brasil Razão: acrescentar detalhes do garfo de metal(desgaste)

  • #12
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    Pode ser problema no ajuste de posição do motor elétrico. Se tu tirares o motor elétrico, observa a posição que fica o acionador. Se ainda tiver curso disponível no sentido para o 4x2, é possível que o garfo fique constantemente forçando.
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