x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29
  • #1

    Rolamento da roda traseira da Ranger.




    Saudações amigos do Fórum,

    Já estou começando 2009 com problemas, minha Ranger está com uma ronqueira de rolamento na roda traseira esquerda e ao levantar o carro verifiquei que apresenta uma folga axial que me deixou mais preocupado.
    Mas como quem tem o fórum 4x4 nunca está sozinho ... eu gostaria que os amigos que possuam um passo a passo para troca deste rolamento ou que tenham algum bizu, por favor me enviem, pois pretendo fazer em casa este reparo.
    Sérgio
    Mironga 4X4
    www.jipeirosdopetroleo.com.br

  • #2
    Sérgio, se antes não pretende desmontar ou levar no méca, então dê uma pesquisada, colocando no campo de pesquisa da Google: site:www.4x4brasil.com.br rolamento da roda traseira

    Entre os vários, este aquí deve esclarecer: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42555

    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #3
    Sergio,

    se vc não tiver uma prensa em casa vais ter que recorrer a uma oficina.

    O procedimento para o eixo Dana é o padrão utilizado na maioria dos eixos, pois não tem trava interna no diferencial. Vais ter que comprar o rolamento, retentor e anel trava.

    O procedimento é: retire a roda, solte a flange e retire o semi-eixo.

    Com o semi-eixo na bancada retire o rolamento: corte o anel trava, retire o retentor e o rolamento.

    Na montagem vc tem que regular a folga do rolamento, que será feito na prensa (algo em torno de 4 toneladas).

    Vá em uma oficina LIMPA e converse.

    Abs

  • #4
    Obrigado pelas respostas.
    Eu não tenho prensa em casa, mas posso levar o semi-eixo até uma.
    Vai pegar é essa tal regulagem da folga do rolamento que eu nem imagino o que seja.
    Eu já troquei rolamento de roda dianteira da S10 4x2 e de roda traseira de fusca, esse da Ranger deve ser mais emocionante.
    Sérgio
    Mironga 4X4
    www.jipeirosdopetroleo.com.br

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    É fácil de fazer.
    Essa folga existe em quase todos os eixos traseiros Dana. Inclusive quando tem oscilalação lateral eles batem. Quando coloca rolamento novo fica tudo bem justinho, mas quando começa a apertar e a trabalhar a carcaça do retentor, começa a acomodar e cria essa pequena folga. É assim mesmo.

    Para cortar o anelç trava, corta com um disco de corte e uma esmerilhadeira, porém cuidado para não pegar no eixo. Cora a capa interna do rolamento junto. Tira tudo com talhadeira e marreta. Para colocar no lugar, lubrifica a capa interna por dentro e usando a capa velha de batedor tu acomodas o rolamento novo com talhadeira e marreta. Bate apenas na capa velha para empurrar a nova.
    O anel trava antes de ser colocado, tens que aquecer no fogão. Coloca ele quante e com a capa velha tu colocas no lugar também.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Sergio, já que vc não se intimidou..........segue o procedimento Ford. Coloquei a bastante tempo atras catalogo de peças da Ranger, veja na area de download a URL do 4share onde coloquei varios manuais.

    Abs
    Rolamento da roda traseira da Ranger. Arquivos Anexos

  • #7

    Talking

    Dúvidas: Edin ou Allan,

    1 - O anel trava é esse em que se usa o alicate bico-de-papagaio?

    2 - Se tiver prensa evita ter que cortar: anel, retentor e rolamento?

    3 - A partir de que ano ou modelo é DANA ou VISTEON.

    ***Desculpem os amigos se está na cara e eu não ví ainda.

    ***Prometo estudar mais um pouco.

    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #8
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Dúvidas: Edin ou Allan,

    1 - O anel trava é esse em que se usa o alicate bico-de-papagaio?

    2 - Se tiver prensa evita ter que cortar: anel, retentor e rolamento?

    3 - A partir de que ano ou modelo é DANA ou VISTEON.

    ***Desculpem os amigos se está na cara e eu não ví ainda.

    ***Prometo estudar mais um pouco.

    Abs
    Anthon
    Anthon,
    1- são dois aneis. O anel trava entra sob pressão, historicamente ele era aquecido (envermelhado no popular) como as cremalheiras do volante do motor; hoje ele é colocado na prensa. O outro anel (anel Seeger) é o que usa o alicate, e é usado como segurança.

    2- pra retirar tem que cortar pois não tem pega pra prensa, e mesmo que tivesse ele não poderia ser reaproveitado, pois ja foi dilatado; uma vez o anel arrombado, sempre arrombado

    3- veio junto com o motor 2.8 (modelo 2002); acho que em abril/maio 2001.

    Há casos onde o rolamento esta bem fú, e neste caso pode haver um sobre aquecimento e "fundir" o rolamento no semi-eixo; dai tem que trocar o semi-eixo.

    abs

  • #9
    No Visteon é bem mais simples e a folga é normal. Também da pra ouvir o eixo de deslocando no piso irregular.
    A desvantagem do Visteon é que a pista interna do rolamento é o próprio eixo. Se o rolamento se fu tem que trocar o eixo.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #10

    Cool

    Obrigado.
    Por enquanto estou satisfeito. Quando for mexer no meu, se for preciso, peço socorro.
    Abração
    Anthon

  • #11
    Allan, muito obrigado e a todos vocês que estão participando.
    Não é tão complicado quanto eu imaginava, hoje a noite eu começo o serviço até a etapa de retirar o anel trava e amanhã eu informo se consegui cumprir a meta.
    Saudações.
    Sérgio
    Mironga 4X4
    www.jipeirosdopetroleo.com.br

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Ferramentas:

    Chave 14mm estriada;
    Martelo;
    Talhadeira;
    Alicate;
    Esmerilhadeira com disco de corte ou esmeril;
    Ferramenta para sacar a capa do rolamento;
    Taco de madeira para apois do semi-eixo no solo;
    Força;
    Paciência;
    Um bom vocabulário de palavrões;
    Muito sabão para as mãos.

    Para tirar a capa externa do rolamento de dentro da manga do eixo existe um extrator especial, mas eu fabriquei uma ferramenta para isso, porém um cano de água de1/2" com 50cm de comprimento com uma "espora" soldada em um lado e um "estribo" do outro, tu tiras facilmente usando um martelo. Essa capa fica justa, mas não fica apertada, dessa forma não é nem um pouco difícil de removê-la.

    PS: Troca os retentores também!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Rolamento da roda traseira da Ranger.-extrator.jpg  
    4X4 Brasil
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade