x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 16

Hybrid View

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Agradecimentos: 0

Cubos dianteiros da Ranger. Alguém já teve problemas sérios com eles????

Olá a todos, gostaria de saber se alguém aquí já teve algum problema sério com o cubo dianteiro original da ranger, desconsiderando o desgaste normal, ou seja já tiveram experiências de ruptura ou casos mais graves????

O questionamento se deve pelo fato de estar projetando um esquema de semi eixo flutuante para a trazeira que poderia ser utilizado na ranger e também no Troller até ano 2000.

Seria basicamente a confecção de uma flange na extremidade do eixo para fixar o cubo, e finalmente realizar o entalhe no semi eixo compatível com o cubo.

Gostaria de discutir esse assunto. Acredito ser uma modificação importante para segurança do veículo.

Abraços a todos

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Com certeza fica muito bom, pena que os cubos de rolamentos da Ranger duram pouco quando fora do original.
    Se considerar o custo da manutenção do eixo Visteon, com certeza ficará mais barato o eixo flutuante, mas para quem usa o Danna, acredito que ficará mais caro. Um detalhe é que o eixo deverá possuir a mesma ponta da homocinética, incluindo o parafuso para afirmar o cubo montado.
    Com certeza o serviço se baseia em kits de flanges para soldar nas mangas de eixo e substituição os eixos.
    Excelente idéia.
    Tem um cara que fabrica os cubos com rolamentos. Procura o Luiz da Usitec em Caxias do Sul. (54) 32293514, ele pode te fornecer material ou dados de qual cubo seria mais resistente. Ele está vendendo o cubo da Ranger com rolçamentos FAG por R$280,00 cada. Eu estou usando atualmente na minha Ranger, esse cubo utiliza os rolamentos 32009X, o que facilita manutenções futuras. Dependendo da durabilidade final desses rolamentos FAG poderá reduzir o custo de manutenção além do normal.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Acredito que o cubo dianteiro original da Ranger seja muito bom. O meu já rodou 200.000Km com pneu 33".

Talvez o eixo modificado não fique tão resistente quanto um original ja que o original é mais comprido e inteiriço assim como o semi-eixo. Acho que se você tiver que alongar os dois não vai conseguir o mesmo efeito. Além disso o furo interno da roda da Ranger não tem espaço pra passagem do um cubo decente.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Renato, Você que é cheio das ideias, arranja uma solução para que agente possa adaptar um roda livre no cubo dianteiro da Ranger...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Talvez o eixo modificado não fique tão resistente quanto um original ja que o original é mais comprido e inteiriço assim como o semi-eixo. Acho que se você tiver que alongar os dois não vai conseguir o mesmo efeito. Além disso o furo interno da roda da Ranger não tem espaço pra passagem do um cubo decente.
    Olá Walter, não sei se foi você que não entendeu o lance dos semi eixos flutuantes ou se fui eu que não entendí o seu comentário.

Para tal modificação seria necessário a confecção de uma flange que ficaria instalada na extremidade do eixo e não aumentaria em nada o comprimento. Somente para criar fixação ao novo cubo.

Em relação ao furo central, não precisa ser maior, afinal o dianteiro é como??? No trazeiro ficaria igual.

E com relação a roda livre, existe um modelo da AVM para Ranger, porém só pode ser instalada nos modelos que tinham a roda livre a vácuo original. O cubo é diferente, e possui os entalhes internos em diâmetro maior, onde a roda livre fica acomodada. O entalhe da homocinética fica acomodado no centro da roda livre. Nas Rangers atuais, os entalhes da homocinética acomodam-se diretamente ao cubo. Se quizer colocar uma roda livre na sua ranger, verifique primeiro que tipo é, e se quizer muito ter tal dispositivo, teria que trocar por modelo compatível.

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    RESPONDENDO AO EDINTRUDER:

Pois é Edi minha dúvida fica exatamente na eficiência destes cubo. Pode ver que o Walter fez um comentário positivo logo abaixo ao seu, que pareceu ser negativo. Eu particularmente tenho boas referências a respeito de durabilidade. Resalva fica somente pelo custo. Obrigado pela dica alternativa que deu.

No caso deste eixo "visteon", não sei nem do que se trata, desculpa a ignorância, mas pra mim só existia dana 44/3. E a flange a ser confeccionada, não precisa necessariamente ser soldada, uma vez que poderá ser acomodada no alojamento do rolamento que será removido, e então poderá ser parafusada somente para entabilização da peça. Nos Kits flutuantes ensimec para eixos de jeep a manga é apenas parafusada no eixo e não tem esse lance de apoiar no alojamento do rolamento no eixo.

Em relação ao semi-eixo realmente será necessário fazer o entalhe tal como da homocinética mas talvez a rosca para a porca seria desnecessário uma vez que o semi eixo não teria como sair do seu lugar. Por dentro estaria preso à planetária e por fora ao cubo.

A dúvida fica na confecção do semi eixo. Seria necessário confeccionar do zero um novo ou seria possível usinar o original???? Essa parte que não tenho muito conhecimento. Não sei se o processo de usinagem ofende a resistência do material !!!!!

Bom, a idéia está lançada, e acredito que através desta discução possamos concluir os detalhes do projeto.

E vejam bem, o princípio não é reduzir custos de mantenção mas principalmente aumentar a segurança do veículo.

Abraços a Todos
    4X4 Brasil Razão: post duplo

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Os cubos originais são muito resistentes e duráveis sim, porém também são muito caros...
    a esperança é o modelo a partir de 2005 que custa cerca de 1/4 do valor conforme o pessoal está postando.
    Até 2001 o eixo traseiro das Rangers são Ford Visteon, e nesse modelo a pista do rolamento é cementada no proprio eixo e a parte externa é na própria manga. No caso do Dana é rolamento com capa e pista. A minha está com eixxo traseiro dana 44-3.
    Para colocar o cubo, talvez tenha que observar a bitola final que no caso deve ficar maior se não reduzir cerca de 2cm as mangas e tem que ver como fica o freio traseiro. se colocar freio a disco realmente ficaria muito bom.
    o cubo da Ranger necessita ter o parafuso da homocinética pois ele mantém os rolamentos assentados na posição, sem esse parafuso segurando, os rolamento podes se soltar e o flange soltar dos rolamentos. De quebra o eixo fica preso no cubo.
    Nesse tipo de eixo, o entalhamento fica resistente sim e tem como tornear a rosca sem perder resistência. Acredito que o eixo fique mais resistente apenas sob o efeito de torção do que a flexão do peso da picape unida à torção do torque.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Ok Edi, informações importantes.

Realmente não sabia do lance do assentamento dos rolamentos com a fixação da homocinética. Neste caso como fica as 4x2???? Mas beleza, fazer essa rosca pra colocar a porca é o menor detalhe na usinagem do semi eixo.

Em relacão ao aumento da bitola acredito que só teria certeza após a confecção de uma unidade. De qualquer forma é possível adaptar o freio original, mas confesso que um freio a disco seria melhor, e até mais fácil.

Abrço a todos e vamos quebrando a cabeça !!!!!!!!!!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem