x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1

    Dana ISF 44 X calço nas molas X cambagem




    PessoAll,

    Após uma garimpada inicial ainda não encontrei uma resposta mais precisa a minha dúvida...

    O diferencial dianteiro da minha F1000 4x4 é um Dana ISF 44, com braços panhard e molas helicoidais.

    As molas já estão calçadas em 1" e a cambagem está no limite para os pneus 31' que estou usando. (com os 33" os pneus tinham um pequeno desgaste na parte externa por conta da cambagem).

    Pretendo levantar a suspensão dianteira em cerca de +4" para compensar a subida da suspensão traseira após ter refeito o molejo (hj tem uma diferença de 5" entre a traseira e a dianteira, medida no centro do para lamas, no eixo do pneu, com o carro no plano). Estes calços da suspensão dianteira serão limitados pela existência de porcas de ajuste da cambagem.
    Obviamente a base dos amortecedoes (Monroe turbogás da F250) serão elevadas proporcionalmente.

    Pergunto:


    • Consigo um calço de 5"nas molas de um DANA ISF 44 sem comprometer compeltamente o curso da suspensão? Ou desmonto o feixe de molas traseiro e diminuo o arqueamento para nivelar o carro?
    • Minha idéia é de usar pneus maiores um pouquinho na próxima troca, algo entre 35" ou 37". Será que o diferencial dianteiro dá conta?


    Além do ajuste da suspensão vem um BL entre 2" e 4" a ser decidido depois que a vtr for nivelada.

    Desde já agradeço

    Abraços

    Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #2
    Tá tudo errado:

    Os pneus gastaram assim não por culpa do camber. O que fez isso deve ter sido a convergência. Com esse caço nas molas as rodas ficam mais convergentes e você deveria ter compensado ajustando para que as roda ficassem um pouco mas divergente.

    Quanto aos calços de 5" vai fuder com toda a geometria da suspensão. O truque pra fazer um lift da suspensão, no caso com 5" tem que rebaixar em 5" no chassi todos os pontos de fixação das peças da suspensão para que todas fique na mesma posição, mas 5" abaixo do que ficam originalmete.
    4X4 Brasil
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Tá tudo errado:

    Quanto aos calços de 5" vai fuder com toda a geometria da suspensão. O truque pra fazer um lift da suspensão, no caso com 5" tem que rebaixar em 5" no chassi todos os pontos de fixação das peças da suspensão para que todas fique na mesma posição, mas 5" abaixo do que ficam originalmete.
    Walter, antes de mais considerações, obrigado pela pronta resposta!

    Vamos lá, com os 31" não tem nenhum desgaste fora do esperado, o desgaste era apenas com os 33".

    Se eu entendi bem o que vc disse, eu deveria inserir os calços entre o chassi e os pontos de apoio da suspensão, não debaixo das molas .

    Vi várias F1000 4x2 com calços enormes embaixo das molas dianteiras e a cambagem acaba sendo corrigida nos braços da tesoura da suspensào dianteira e no parafuso de regulagem. Além disso o meca que "cuida" da pkp disse que o calço poderia ser uma solução. Como achei fácil demais, resolvi pedir ajuda, antes de fazer M* e jogar $$ fora,

    A F1000 4x4 é cerca de 100mm mais alta que as 4x2 (já vem de fábrica assim), tanto que os 33" cabem sem nenhum tipo de alteração.

    No meu caso, aconteceu o seguinte:

    1. Depois que instalei o guincho, a frente ficou mais pesada e consequentemente um pouco mais baixa.
    2. Quando refiz o molejo traseiro, acrescentei a segunda mola que faltava, coloquei mestras novas e retrabalhei o feixe. Além disso, com o molejo na bancada, a parábola mede, originalmente, da bancada ao centro da mola 22 cm, pedi que o feixe fosse dobrado com 23,5cm. este 1,5 cm a mais rendeu pelo menos 13cm a mais de altura em relação a frente da pkp.(já acomodou após 600km com 1000kg na caçamba, ficando com 11 cm a mais que a frente.
    3. Troquei as molas helicoidais e amortecedores, mantendo o calço debaixo das molas dianteiras, e mesmo assim a pkp continua embicada (frente mais baixa)

    Antes de partir para o BL, preciso corrigir e nivelar a PKP, dai a idéia dos calços. Outra opção seria trocar as molas de F1000 por molas de F250/350, que são 1,25 voltas mais compridas e também são mais duras....ou ainda, compensar no molejo traseiro, mas não posso desconsiderar o guincho...

    Sei que o post é longo, mas sem a visão geral do caso, fica dificil de "advinhar" o que acontece.

    Abraços

    Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #4
    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Walter, antes de mais considerações, obrigado pela pronta resposta!

    Vamos lá, com os 31" não tem nenhum desgaste fora do esperado, o desgaste era apenas com os 33".
    Isso é estranho, a forma de desgaste deveria ser igual tanto no 31" quanto no 33". Será que alguma coisa não mudou?

    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Se eu entendi bem o que vc disse, eu deveria inserir os calços entre o chassi e os pontos de apoio da suspensão, não debaixo das molas .
    Na F1000, calços grandes nas molas tende a zerar o caster, então pra evitar isso você teria que abaixar os suportes dos tirantes da suspensão e assim por diante todos os suporte das peças da suspensão inclusive os suportes das duas metades dos eixos e até das barras de direção.

    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Vi várias F1000 4x2 com calços enormes embaixo das molas dianteiras e a cambagem acaba sendo corrigida nos braços da tesoura da suspensào dianteira e no parafuso de regulagem. Além disso o meca que "cuida" da pkp disse que o calço poderia ser uma solução. Como achei fácil demais, resolvi pedir ajuda, antes de fazer M* e jogar $$ fora,
    Os caras também tem feito isso nas Ranger antigas e sempre aparece uma falando que ficou bom, mas não fica não. Eles se preocupam com o câmber porque é aparente e dá na cara, mas esquecem completamente do caster e da convergência porque não da pra notar nada na aperencia, piora muito o comportamento da direção e não da alinhamento nunca mais.

    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    A F1000 4x4 é cerca de 100mm mais alta que as 4x2 (já vem de fábrica assim), tanto que os 33" cabem sem nenhum tipo de alteração.

    No meu caso, aconteceu o seguinte:

    1. Depois que instalei o guincho, a frente ficou mais pesada e consequentemente um pouco mais baixa.
    2. Quando refiz o molejo traseiro, acrescentei a segunda mola que faltava, coloquei mestras novas e retrabalhei o feixe. Além disso, com o molejo na bancada, a parábola mede, originalmente, da bancada ao centro da mola 22 cm, pedi que o feixe fosse dobrado com 23,5cm. este 1,5 cm a mais rendeu pelo menos 13cm a mais de altura em relação a frente da pkp.(já acomodou após 600km com 1000kg na caçamba, ficando com 11 cm a mais que a frente.
    3. Troquei as molas helicoidais e amortecedores, mantendo o calço debaixo das molas dianteiras, e mesmo assim a pkp continua embicada (frente mais baixa)
    A traseira não poderia ter ficado alta de mais? A frente poderia estar com a altura normal. Você poderia colocar um caço na frente com uma espesura suficiente apenas para compensar o peso do guincho e conferir a suspensão traseira, mesmo assim acho difícil um guinco arriar a suspensão dianteira da F1000 com aquele motor de 400Kg.

    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Antes de partir para o BL, preciso corrigir e nivelar a PKP, dai a idéia dos calços. Outra opção seria trocar as molas de F1000 por molas de F250/350, que são 1,25 voltas mais compridas e também são mais duras....ou ainda, compensar no molejo traseiro, mas não posso desconsiderar o guincho...
    O BL sim seria o ideal. Quase zero de efeitos colaterai.
    Acho que o problema é que você tá tentando corrigir o problema do lado contrário. Talvez no lugar de tentar subir mais a frente deveria baixar a traseira. Tenta descobrir se atraseira não tá alta de mais e ai então parte logo pro BL. Putz aí essa F1000 vai virar um show...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Isso é estranho, a forma de desgaste deveria ser igual tanto no 31" quanto no 33". Será que alguma coisa não mudou?
    Bem, faço alinhamento em média entre 5 e 8 mil km, pode ter corrigido algo.. além disso rodei apenas 10mil km desde que troquei os pneus, além de terminais, braços de direção novos, molas e amortecedores novos, buchas ovais e borrachas dos tirantes da panhard. ou seja, tudo novo!!



    [quote=Na F1000, calços grandes nas molas tende a zerar o caster, então pra evitar isso você teria que abaixar os suportes dos tirantes da suspensão e assim por diante todos os suporte das peças da suspensão inclusive os suportes das duas metades dos eixos e até das barras de direção.[/quote]

    Devo ir para algo mais simples e mais efetivo...a suspensão da F1000 é um show, tanto que ando junto com CJs, Trollers e afins...

    [quote=Os caras também tem feito isso nas Ranger antigas e sempre aparece uma falando que ficou bom, mas não fica não. Eles se preocupam com o câmber porque é aparente e dá na cara, mas esquecem completamente do caster e da convergência porque não da pra notar nada na aperencia, piora muito o comportamento da direção e não da alinhamento nunca mais. [/quote]

    Rodo muito, e não vou sacrifcar minha segurança e conforto por alguns cm a mais de altura, mesmo pq os 33" são plug'n play

    [quote=A traseira não poderia ter ficado alta de mais? A frente poderia estar com a altura normal. Você poderia colocar um caço na frente com uma espesura suficiente apenas para compensar o peso do guincho e conferir a suspensão traseira, mesmo assim acho difícil um guinco arriar a suspensão dianteira da F1000 com aquele motor de 400Kg.[/quote]

    Realmente a traseira subiu muito, muito mesmo para apenas 1,5 cm e duas molas novas...mas com 1000kg de carga a pkp ainda ficou um tanto embicada....Vou ver se consigo umas molas de F250/350 para fazer um teste, sei que a pkp vai ficar um pouco mais dura, mas talvez acabe compensando...


    [quote=O BL sim seria o ideal. Quase zero de efeitos colaterai.
    Acho que o problema é que você tá tentando corrigir o problema do lado contrário. Talvez no lugar de tentar subir mais a frente deveria baixar a traseira. Tenta descobrir se atraseira não tá alta de mais e ai então parte logo pro BL. Putz aí essa F1000 vai virar um show...[/quote]

    Walter, o BL vem com toda a certeza, e de pelo menos 2". Preciso trocar os coxins de cabine, e com a troca faço o BL de uma vez. Penso inclisive em ao invés de colocar apenas calços na caçamba (calços de tecnil custom), fazer com que os calços funcionem como coxins tb, acrescentando calços de borrracha em cima e em baixo dos calços de tecnil e abaixo do chassis, com parafuso transpassante de aço e porcas parloc, permitindo maior torção da caçamba tb....

    Assim, se o conjunto aguentar e eu efetivamente passar a rodar menos, o próximo jogo de pneus deve ser 35" ou quem sabe uns 37".

    Muito grato pela ajuda e troca de idéias

    Abração
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #6
    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Walter, o BL vem com toda a certeza, e de pelo menos 2". Preciso trocar os coxins de cabine, e com a troca faço o BL de uma vez. Penso inclisive em ao invés de colocar apenas calços na caçamba (calços de tecnil custom), fazer com que os calços funcionem como coxins tb, acrescentando calços de borrracha em cima e em baixo dos calços de tecnil e abaixo do chassis, com parafuso transpassante de aço e porcas parloc, permitindo maior torção da caçamba tb....
    O melhor mesmo é deixar o mais original possível. Onde existir coxins você deixaria-os por cima dos calços do BL. No caso da caçamba se não existirem coxins o melhor seria deixar sem mesmo. Eu aprendi que onde a gente modifica pela melhor das intenções é justamente onde aparecem os problemas.

    O tecnil é um bom material, mas caro demais, você poderia usar o polipropileno que é ainda super dimensionado pra essa aplicação e barato.

    Vai com 3" logo e boa sorte...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Bem lembrado, polipropileno é bem mais barato que o tecnil...
    Vou seguir o conselho e manter o que é original, como é....

    Assim que começar a mexer, coloco as fotos no tópico da Milona, no frota.

    Abraços
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #8
    Vamos ao desenrolar do dia...
    S U R T E I !!!!

    Garimpei todas as oficinas e ferros velhos da cidade em busca de uma solução, até ser convencido que um calço de até 4cm debaixo das molas dianteiras resolveriam o problema...(e por pouco mais de R$ 100,00) resolvi experimentar...

    ">
    A esquerda, o calço que estava, e a direita o calço novo, com 4cm de altura...

    mais uma imagem do calço...
    ">

    mais uma imagem dos calços...

    Montagem...

    ">

    Resultado final (antes do novo alinhamento/cambagem)

    ">

    A dirigibilidade voltou ao que costumava ser e a diferença entre a traseira e a dianteira caiu de 13cm para apenas 6cm, o que é eliminado com uns 500-700 kg de carga...

    Vamos ver a M* da cambagem amanhã, durante o novo alinhamento...

    Abraços

    Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #9
    Amigo,tem como você postar mais detalhes desse calço das molas(tecnil)? ... Você tem msn para trocarmos ideia a respeito das Fmil? O meu é opala66joao@hotmail.com ... Por favor dá uma ajuda to com uns 31 tala 9,5 preciso ergue pra dar pra rodar e gostei desse esquema do calço tecnil... Quero saber se ele vai preso em algum lugar ou só fica na pressão da mola e peso do veiculo. Abraços.
    S-10 pitbull / ...loading...
    ex: F-1000 XLT,
    (2) Saveiro cross,Montana sport,S-10 rodeio,F-250 XL-L,F-1000 Super


  • #10
    Opala,

    Meu msn está do lado direito do cabeçalho dos meus posts e podemos conversar por aqui, via MP ou MSN mesmo.

    EM tempo, qual o modelo da tua Femil?

    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #11
    Amigo,
    A minha é 93/94(serie super)... Eu participo da comunidade F-1000 e F1000(com e sem traço) lá do orkut,já fiz diversas mudanças na caminhonete,interior e exterior(até chegar a uma Super Serie ou XLT),agora quero saber mais detalhes desse lance do tecnil.


    S-10 pitbull / ...loading...
    ex: F-1000 XLT,
    (2) Saveiro cross,Montana sport,S-10 rodeio,F-250 XL-L,F-1000 Super


  • #12
    A tua é 4x2 pelo que entendi certo?

    E o que você pretende?

    Erguer quanto? BL, SL ou ambos?
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade