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  • #1

    Acoplamento Viscoso Do Ventilador




    Pessoal, a esta hora já era para estar trocando a correia dentada, mas empaquei no acoplamento viscoso do ventilador.
    Solteia a mola "corda de relógio" na frente. E agora ? Como tiro o acoplamento viscoso e hélice ?

    Nykos ou Mikos

  • #2
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Pessoal, a esta hora já era para estar trocando a correia dentada, mas empaquei no acoplamento viscoso do ventilador.
    Solteia a mola "corda de relógio" na frente. E agora ? Como tiro o acoplamento viscoso e hélice ?
    Tem que usar uma chave de boca, mas não pode usar uma chave de boca comum. Tem que ser uma que consegue alcançar o sextavado atrás do acoplamento viscoso (fica na polia do ventilador e o ventilador)....
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Atrás do acoplamento tem 4 parafusos. São esses?

  • #4
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Atrás do acoplamento tem 4 parafusos. São esses?
    Pega o manual ai...
    Acoplamento Viscoso Do Ventilador Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: pdf HS2.5.pdf (1.32 MB)

      Número de Download 268054 .

    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Meu amigo Casitta, desculpe a minha ignorância neste caso, mas é que a hélice juntamente com o acoplamento viscoso giram independentemente do eixo, então tenho que desaparafusar a porca do eixo (porca de 30mm) ? Deve então sair o conjunto acoplamento viscoso e hélice juntos ?
    Obrigadão pela apostila.
    Anthonius Mikos

  • #6
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Meu amigo Casitta, desculpe a minha ignorância neste caso, mas é que a hélice juntamente com o acoplamento viscoso giram independentemente do eixo, então tenho que desaparafusar a porca do eixo (porca de 30mm) ? Deve então sair o conjunto acoplamento viscoso e hélice juntos ?
    Obrigadão pela apostila.
    Anthonius Mikos
    Isso mesmo. Se não estou enganado a rosca é invertida. Pra soltar tem que girar para pro lado contrário...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Dizem sentido anti-horário (contrário aos parafusos normais).
    Bom, se for assim, ficou muito fácil. Espero que o eixo fique travado.
    Amanhã volto para o desmonte.
    Fiz uma chave com boca de 30 mm com uma tira de folha de zinco galvanizado, espero que aguente o torque.
    Abração Casitta.

  • #8
    Usuário
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    Dá para fazer com prancheta de 1" x 1/4". Só cortar e soldar.
    Pra tirar o aperto basta usar um martelo para dar solavancos, a correia poli-V faz p resto do serviço segurando a polia.
    Olha o sentido do eixo para puxar o ar. O eixo gira no sentido de apertar a rosca, então é só girar como se fosse empurrar o ar pra frente. Não tem erro!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Vale pessoal, mas a chapa de zindo galvanizado não aguentou. Vou tentar com uma lâmina de feixe de molas.
    Acredito que para retirar as polias posso fazer o travamento com um grifo 18". Será que vai dar?

  • #10
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Vale pessoal, mas a chapa de zindo galvanizado não aguentou. Vou tentar com uma lâmina de feixe de molas.
    Acredito que para retirar as polias posso fazer o travamento com um grifo 18". Será que vai dar?
    Não é tão apertado assim. A correia segura bem.

    Deixa pra tira a correia depois do ventilador...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #11
    Anthonius,
    como ja foi dito pelo Walter e Edi, pra tirar o helice encaixe a chave e da uma porrada nela com um martelo. A rosca é esquerda!!

    Se seu objetivo é trocar a correia dentada, e esta com esta dificuldade não o aconselho a fazer este serviço; procure um mecanico com EXPERIENCIA neste tipo de motor. A troca da correia dentada parece facil, a receita do manual é simples, mas na pratica não é bem assim não. Ajustar o ponto deste motor é chato, requer ferramentas, experiencia e paciencia.

    Lembre-se: mais importante que a correia é o esticador.

    boa sorte

  • #12
    Nielsen, valeu o conselho, já estudei bastante o caso. Me considero teoricamente capacitado. Já lí tudo sobre as marcas de sincronismo da engrenagem do virabrequim, comando de válvulas e bomba injetora. Ainda conto com a acessoria do Cassita e do Edin. Agora, é hora da prática. Estou tentando improvisar algumas ferramentas, mas paciência e tempo para mim não faltam. Para a próxima troca saberei as ferramentas que devo ter para que o serviço renda e seja mais fácil. De qualquer forma já estive em muitas situações de estar no mato sem cachorro e as improvisações responsáveis deram certo.
    Agora vou até a garagem testar a nova chave de boca e continuar o serviço.
    Abração para todos. Tenham um bom dia.

    Anthoniusnikos

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