Não sei, to usando o TRW, não lembro quanto paguei nem onde comprei. Não chegou a cotar na Formax?
Shimec e Viemar custa uns 30 ou 40 reais na SPImports, mas eu passei raiva com eles.
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Meu primeiro conjunto de Viemar foi uma b*sta, menos de 2 meses depois de instalados já estavam com folga. Usei a garantia do produto e o conjunto que veio em substituição (também da Viemar) tá rodando até hoje (mais de 90.000 Kms rodados).
Não sei se depende da sorte ou se o primeiro conjunto era de um lote defeituoso, fica aí o relato da minha experiência com a Viemar, considero o saldo positivo... :-)
[]'s
Esse é o problema dessas marcas, o controle de qualidade deles é ruim.
O Chimec se tivesse olhado dentro da garantia já teria encontrado a folga. Olhei um mês depois...
Os primeiros Techsus que comprei duraram 50.000Km os segundos nem 20.000Km.
Os Viemar que vieram completos com as ponteiras, estavam com folga com 10.000Km inclusive as ponteiras...
Os originas tirei porque enriqueceram e ficavam estalando durante as manobras, mas não tinha folgas com uns 100.000Km rodados...
Hoje fui alinhar e balancear e atentei que os braços bumerangue da minha Ragner são Techsus. Nem lembro quanto custaram mas observei meu histórico de manutenção e eles já vão com 60k km.
Esta semana fiz duas viagens na BR304 entre Natal e Mossoró (que está uma merda!!) caí em uma meia dúzia de buracos. Por isso achei que quando fosse alinhar ia levar uma facada!
Na inspeção prévia (para verificar se tinha alguma peça estragada) ela passou com 100% de aprovação (até aí nada de facada!) Mas na hora de alinhar precisou de cambagem no lado direito. O filho da mãe do alinhador futucou tanto tentando alinhar que a direção que era 100% aprumada ficou "atravessada" uns 60º para esquerda. A máquina acusava -1º na cambagem da roda direita.
Morri em R$ 270 para fazer "alinhamento técnico". Não pude acompanhar esse serviço e fiquei na dúvida sobre o que eles fazem nesse tal "alinhamento técnico".
Joquei no google mas ele basicamente só mostra sites de ferramentas e equipamentos. Fiquei cismado com o preço das ferramentas/equipamentos, achei tudo relativamente barato (menos de R$ 3.000) comparando com o preço que paguei pelo serviço. Outro detalhe é que aqui em Natal até onde sei só uma oficina faz esses serviços (Monobloco no Alecrim).
Por que as Natal Pneus, LCirne e HC pneus (oficinas grandes "especializadas" em alinhamento/balanceamento) não tem esses equipamentos?
O que especificamente é feito? Suspensão é "puxada" para o lugar através de equipos hidráulicos?
Thelmo, aqui no RJ só tem uma empresa que faz esse alinhamento que eu saiba, é a monobloco. Levei minha ex ranger para fazer o serviço ha uns 3 anos. Me cobraram á epoca uns 500,00 e não me deixaram nem sequer entrar ou ver a oficina a qual eram feitos os "alinhamentos". Depois disso conheci um alinhador das antigas e que conhece o serviço deles, ele falou que era enganação...
Um abraço
É tudo repuxado na marra mesmo, Thelmo (equip. hidráulico com trave de aço, cabo de aço, torniquetão, etc.).
Abraços
Anthon
Aqui em Fortaleza tem uma oficina que faz estes tipos de alinhamento, quando não dá certo numa loja de pneus, vai pra lá, o equipamento fica, literalmente, embaixo do chão, fiz em Xsara que tinha e vi como é feito, um pouco grosseiro, mas funciona.
Com relação à Ranger, a minha está com 1100kms, mas às vezes parace que os amortecedores não amortecem, como se fossem rígidos, sobre pequenas irregularidades, é minha primeira Ranger, isso é normal?
As pessoas confundem a verdadeira função do amortecedor com o nome. A função do amortecedor não tem nada a ver com amortecer. Na verdade são eles que enrijecesse a suspensão e causam desconforto.
A sua Ranger comporta-se dessa forma porque é um picape. Foi feito para levar carga e quando anda vazia, pula e balança mesmo justamente porque os amortecedores foram feitos esperando levar carga...
Toda vez que o alinhador encontra qualquer dificuldade e não for claro indicando um peça defeituosa como uma articulações ou bucha por exemplo, sai fora e procura outro. Ele é incompetente ou mau intencionado principalmente se ele tiver que trabalhar as escondidas...
Fontenelle, não sei se é porque já acostumei com a minha, mas acho macia até demais. Quando passo em lombadas um pouco mais rápido parece que tem mola helicoidal. Quando vazia uso 30 nos pneus.
Será que a calibração dos pneus da sua não está muito alta ?
Abraços
Anthon
O pior é que eu sempre alinhava a minha viatura na HC pneus, o alinhador era um senhor magro careca e eu gostava do serviço dele.
Dessa vez foi um gordinho que não me pareceu ser intelectualmente muito privilegiado.
Será que foi a burrice do gordinho que deixou a roda com -1º de cambagem?
Morri em R$ 270 a toa?