Vou ver se consigo mais fotos amanhã. Vou aproveitar para conversar com o mecânico e ver a opinião dele.
Versão Imprimível
o ferrugem tb me chamou a atenção, pois uma das formas de percebe se uma fratura aconteceu toda de uma vez ou foi acontecendo aos poucos é pela área enferrujada e pela área sem ferrugem exatamente no local da fratura.
Acho que deve ter enferrujado depois de desmontado.
Amanhã vou passar na oficina e ver se consigo fotos melhores.
A peça é equivalente a essa?
Para quebrar essa peça, só se a picape sofreu algum acidente direto sobre a roda em questão, retirada do pivô de direção batendo diretamente pelo suporte do pivô de direção ou falha do material.
É o que o Wlater levantou, já havia uma fratura pré-existente ao momento da ruptura, pois existe marcas de ferrugem, e esse tipo de problema difícil dar avisop pois não cria nenhum tipo de folga, apenas quebra. Isso normalmente deve ser olhado em revisões do sistema de direção e é muito rarop de ocorrer.
Tem quem solde essa peça, mas se for fundição não se aconselha fazer isso. Se for aço, pode ser soldado e reforçado sem problemas.
Edin,
a peça vai ser substituída.
Minha preocupação ficou por conta do acidente que, apesar de ninguém ter se machucado, em um outro extremo poderia ter tido cinco vítimas fatais.
O carro, Graças a Deus, não é o meu. É de um colega que veio conversar sobre o problema e resolvi compartilhar com vcs, ou seja, com quem realmente entende.
Se por exemplo algum carro tenha se colidido com essa Ranger bem na roda.
Ao invés do carro ter saido da pista pq quebrou a peça, pode ter ocorrido de ter quebrado a peça justamente pq saiu da pista e esbarrou em algum obstáculo?
Tem que analisar a fratura. Na maioria dos casos dá pra afirmar o que houve.
As causas mais provaveis são: pancada antiga que com a corrosão rompeu, defeito de fabricação, pancada no acidente.
Rogerio, vc trabalha em uma universidade certo? Leve a peça num departamento de engenharia mecanica que ficaremos sabendo o que houve.
Abs
Apesar de ensinar no Curso de Administração, sou Engenheiro Mecânico.
O curso de Fortaleza possui um laboratório de Análise de Fraturas. Como o carro está em outra cidade, estou somente esperando chegar para enviar a peça para análise.
Assim que tiver um parecer técnico, posto o resultado aqui.
Abraços e obrigado pelas colaborações.
Não, a peça não é essa, seria a que fica na ponta do terminal #1 do desenho.
A peça que veio a fraturar, é um braço que liga o munhão ao terminal de direção.
Nos jeeps, seria o high steer.
Como dito, não é comum haver a ruptura dessa peça em uma pick-up, pois por mais severo que seja a utilização, ainda teria material (qualidade) suficiente para suportar tal esforço.
As causas dessa ruptura, podem ser desde mecânico usando o porrometro para retirada de terminal, ou mesmo aquecimento, onde houve uma deformação, ou algum acidente automobilístico, que afetou o conjunto e, não foi dado a atenção necessária a tal item.
Observe o quebrado (mesmo enferrujado), se foi "seco" o material terá uma coloração uniforme, se foi "fadigando", terá círculos, a partir do ponto que começou, tipo um arco-iris (inclusive nas camadas, mais escura no pnto da ruptura e, claras ao final).
Bem, essa é minha opinião.
Abraços.
Kim.