x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    02/10/2008
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    duvida na troca do diferencial




    Ja procurei em outros foruns e n encontrei, mas sei q aki e o lugar certo que me ajudarem.

    A ranger estava com problema no diferencial traseiro e ele teve que ser trocado, e por varios motivos que nao sao relevantes discutir agora ele foi trocado por um que tem relaçao diferente.
    Agora a caminhonete esta com a relaçao no diferencial traseiro mais curta que o original, e ja esta assim por 1 ano, mas rodanso so na 4x2 e no asfalto, o problema eh, um dia desses meu pai estava conversando com um amigo e ele disse q "como trocou so a relaçao traseira nao pode usar a traçao", dai procuramos alguns mecanicos e ninguem nunca ouviu falar sobre isso...

    Entao, pensando sobre o assunto faz sentido o q o cara falou, apesar de que mesmo com a traçao ligada as rodas sao independentes... mas fiquei na duvida, alguem poderia esclarecer sobre isso .. n tenho mto conhecimento mecanico sobre a traçao (como vcs ja devem ter percebido)..
    vlws

  • #2
    Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    42
    Posts
    349
    Agradecimentos: 0
    Não pode ligar o 4x4 mesmo não.
    Eu demorei pra entender isso.
    Funciona assim.

    O motor é conectado diretamente ao cambio e a caixa de tração.
    A caixa de tração da Ranger (por não possuir diferencial central) irá receber a força do motor e irá distribuir igualmente no cardã dianteiro e traseiro.

    Como o giro do motor é transmitido com a mesma relação para os dois cardãs (e consequentemente os dois diferenciais) se as relações forem diferentes o conjunto de rodas traseiras e dianteiras irão girar uma quantidade diferente de vezes.

    Neste caso o ponto mais fraco da cadeia tem que ceder (pneus patinam se for piso pouco aderente, um dos diferenciais quebra ou a caixa de tração quebra).

    O diferencial consegue corrigir a diferença de rotação entre as rodas do mesmo eixo, mas nesse caso a diferença de rotação será entre rodas de eixos diferentes.

    É por esse mesmo motivo que o 4x4 não deve ser utilizado em curvas de pisos aderentes. Por que nas curvas a trajetória das rodas do eixo dianteiro é diferente do eixo traseiro e para corrigir o curso os pneus tem que dar uma "escorregadinha"
    Frontier SE 4x4 - 2006

  • #3
    Usuário
    Entrada
    02/10/2008
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    eu tbm sempre pensei q funcionasse assim como o lucas respondeu, mas estava pensando num exemplo, se as rodas traseiras atolarem e as rodas patinarem as rodas dianteiras n patinam junto, pelo menos ja vi videos assim ...

  • #4
    Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    42
    Posts
    349
    Agradecimentos: 0
    eu tbm sempre pensei q funcionasse assim como o lucas respondeu, mas estava pensando num exemplo, se as rodas traseiras atolarem e as rodas patinarem as rodas dianteiras n patinam junto, pelo menos ja vi videos assim ...
    Como a cx de tracao distribui igual a potencia entre os eixos se uma das rodas traseiras patinar não tira força das rodas dianteiras.
    Mas, no mesmo eixo, se um lado patinar o outro perde tração porque esse diferencial da ranger nao tem bloqueio
    Frontier SE 4x4 - 2006

  • #5
    Usuário Avatar de FRanger
    Entrada
    05/08/2007
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    56
    Posts
    308
    Agradecimentos: 0
    Um amigo certa vez ligou a tração em um Javali que estava com pneus de tamanhos diferentes entre os eixos dianteiro e traseiro. Resultado ponta do eixo traseiro esquerda quebrada e um tempo para ele entender o que havia acontecido...
    Abraços,
    FRanger
    Ex Ranger XLT 4x4 2000 e mesma 2002
    Hilux CD SRV 4x4 AT 2010

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Qual é a motorização e ano da tua Ranger?
    A minha é 2.5 hsd 2001 e está com o diferencial traseiro da Ranger Americana V6 3.0...
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Qual é a motorização e ano da tua Ranger?
    A minha é 2.5 hsd 2001 e está com o diferencial traseiro da Ranger Americana V6 3.0...
    Edin;

    Qual a relação? 4,56:1, 4,10:1 ou 3,73:1????

    Abs!!!

  • #8
    Sugiro optar pela relação mais curta pra por pneus maiores... Isso se a relação posta na traseira não for mais longa que a original...

    Já que já foi dito tudo e agora é partir pra igualar novamente as relações.. Só um comentariozinho sem nada à acrescentar...

    "dai procuramos alguns mecanicos e ninguem nunca ouviu falar sobre isso... "

    Que meXânicos de merlim esses heim?..
    4X4 Brasil
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    4,56:1

    A facilidade de peças, rolamentos e bloqueio é muito maior que o Ford 8.8".
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade