x
Convex Datacenter
Página 1 de 18 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 215
  • #1
    Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    53
    Posts
    212
    Agradecimento: 1

    Roda-livre manual da AVM para Ranger




    Pessoal,

    Hoje de manhã, recebi uma mensagem de um Club de Rangers, do qual faço parte na Argentina, falando do lançamento de uma roda-livre manual da AVM para as picapes Rangers.

    Aproveitando a mensagem que o Bill mandou para a AVM, acabei enviando uma também, pedindo mais detalhes, inclusive se ela será vendida por aqui em Pindorama.

    Bom, por enquanto, segue a foto da criança!

    Abraços,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Roda-livre manual da AVM para Ranger-roda-livre_manual_avm_ranger.jpg  
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

  • #2

    Re: Roda-livre manual da AVM para Ranger

    Ops...

    Markito,

    Vc obteve resposta da AVM ou ignoraram a mensagem?

    []s
    LM


    Citação Postado originalmente por Markito Amato
    Pessoal,

    Hoje de manhã, recebi uma mensagem de um Club de Rangers, do qual faço parte na Argentina, falando do lançamento de uma roda-livre manual da AVM para as picapes Rangers.

    Aproveitando a mensagem que o Bill mandou para a AVM, acabei enviando uma também, pedindo mais detalhes, inclusive se ela será vendida por aqui em Pindorama.

    Bom, por enquanto, segue a foto da criança!

    Abraços,

  • #3
    Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    53
    Posts
    212
    Agradecimento: 1
    Fala, rapaz, tudo bem?!

    O pessoal da AVM me informou que a RL da Ranger só estará disponível no mercado no fim de outubro. Agora, é esperar para ver!

    Logo que tiver mais alguma notícia de lá, eu te aviso!


    Abraços,
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

  • #4
    E ai pessoal??? alguem tem alguma noticia a respeito da roda livre para a Ranger??

    abracos.

    www.bajabrasil.com.br

  • #5
    Alguém saberia informar onde posso encontrar essa roda livre p/ Ranger (AVM 470)?


    Walter L. L. Casitta

    Ranger 2001 CD 2.5TD Body Lift 33

  • #6
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0

    Roda-livre manual - Ranger - Baixo custo!

    Aloha a todos,

    Acho que a maioria dos picapeiros sabe que a Ranger é bem capaz no off-road, mas o que peca é o sistema Ford de tração eletronica. Um dos maiores problemas desse sistema é a rodalivre automática que é ativada por vácuo pelo módulo eletronico da tração. Acontece que as mangueiras de vácuo depois de um tempo ressecam e/ou pegam sujeira, o que muitas vezes leva ao não travamento das rodas livres, e portanto sem tração dianteira. Isso só acontece das Rangers de 98 até 2000, as de 2001 pra cima não veem com roda-livre, o sistema delas é ligada direto.

    Como sou (mal) acostumado com a tração super confiável do Samurai, que é roda livre manual, e nunca me deixou na mão, comecei a pesquisar. Vi que os colegas argentinos usam um sistema conhecido por eles como PITUTO (http://www.clubranger4x4.com.ar/datos/pituto.htm) e coloquei as maos para trabalhar e fazer na minha Ranger.

    Com esse sistema PITUTO voce aciona manualmente as rodas livres, e pode inclusive funcionar simultaneo ao sistema automático da Ranger. Por exemplo, voce seleciona 4x4 e deixa a roda livre automatica funcionar, se por um acaso nao travar, voce desce do carro e trava manualmente, como se fosse uma roda livre manual. E o melhor disso tudo é o custo, me saiu por R$ 20,00.

    Primeiramente, voce terá que pedir a algum torneiro tornear uma barra MACIÇA de aluminio (em um diametro de 30mm) para fazer os PITUTOS ou os BOTÕES propriamente ditos. São duas peças, uma para cada roda, e o serviço do torneiro + pedaço da barra me custou R$ 20,00.

    O botão PITUTO ja torneado



    As medidas para passar pro torneiro são essas


    A: 30mm
    B: 20mm
    C: 22mm
    D: 18.5mm

    Obrigado ao amigo Chenghsien do forum ClubRanger4x4.com.ar que me passou essas medidas, só pedir pro torneiro fazer elas exatas.

    Depois, eu fui pra Ranger, aproveitando que esse domingão tavam reformando a loja que eu tenho e tinha que ficar por lá para ver como tava o andamento, parei a Ranger perto e fui dar uma fuçada nela.

    Tirei a tampa cromada da roda (que é a original) e fiquei cara a cara com a roda livre. Para desmontar a roda livre é bem simples, coloque uma chave de fenda num dos buracos ao redor (bem na ponta) e gire no sentido anti-horário. Com isso, deve se soltar e conseguir tirar as peças, e a roda livre sem o miolo ficará assim



    As peças retiradas são essas:




    No topo, o diafragma, na esquerda a tampa da rl e na direita o miolo.

    O miolo (de plástico) voce notara que o funcionamento é bem simples, quando dado pouca pressão (cerca de metade do curso de pressionamento) ele fica travado, mas se voce der mais pressão (indo ate o final do curso) voce vai notar que a mola fica destravada e o miolo se abre. O que faremos sera somente permitir que façamos esse movimento de trava e destrava pelo botão.

    Depois disso, voce terá que cortar a telinha de metal que fica na tampa, com uma furadeira e uma broca na medida, furei somente na tampa, retirando tambem as partes plásticas que ficam atrás dessa telinha de metal. Depois é so encaixar o pituto no buraco, com a parte maior para dentro.






    Depois coloque o diafragma no miolo (com cuidado, bem encaixado, pois o diafragma evita entrar agua e sujeira para a RL) e coloque na roda. É mais fácil deixar o miolo travado para colocar.




    Depois, prenda a tampa + pituto na roda livre, e para travar a tampa, basta com a chave de fenda girar a tampa no sentido horário.




    E pronto, voce ja tem roda livre manual na sua Ranger.




    Quando precisar, basta apertar o pituto ate um pouco mais do meio e a roda livre ficara destravada, ou apertar o pituto até o final, e tera a sua roda livre travada!




    Ahh claro, crianças, só facam isso em casa sob supervisão de um adulto

  • #7
    Falae ojaneri, bacana isso ein!

    Você fez na sua? Ficou 100%? Lembro que o unico "senao" da sua Ranger era o sistema de tração.

    Abraços e parabens pela matéria.
    Arthur C

  • #8
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Oi Arthur,

    Fiz sim, 101%, essas fotos é de quando eu fiz nela nesse domingão, e sim, o dedo cortado é o meu

    A unica coisa é que a minha não funciona mais o sistema de vácuo, pois ja tinha sido desativado e estava "ligado direto" as rodas livres. Agora so manual.

  • #9
    Usuário Avatar de Humberto Baldisseri
    Entrada
    20/03/2004
    Local
    Araxá/MG
    Idade
    50
    Posts
    386
    Agradecimentos: 0
    Caros amigos,para as Rangers sem roda livre,existe algum meio de adaptar uma roda livre?
    Ex Niva, Ex Jeep Wills(3), Ex Cherokee(2), Ex Troller(3)
    Suzuki Jimny 2020, esperanca danada nesse Japa!

  • #10
    Citação Postado originalmente por Humberto Baldisseri
    Caros amigos,para as Rangers sem roda livre,existe algum meio de adaptar uma roda livre?

    ué....vc num leu aí acima ???

  • #11
    Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Idade
    52
    Posts
    1,071
    Agradecimento: 1
    Luiz Antonio,

    A receita do ojaneri só serve para as Rangers com RL automática (à vácuo). As Rangers posteriores ao ano 2000 não tem RL e não há, pelo menos no mercado brasileiro, nenhum kit para adaptação.

    []'s com os dois cardans sempre girando,
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #12
    Usuário Avatar de Humberto Baldisseri
    Entrada
    20/03/2004
    Local
    Araxá/MG
    Idade
    50
    Posts
    386
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Luiz Antonio
    Citação Postado originalmente por Humberto Baldisseri
    Caros amigos,para as Rangers sem roda livre,existe algum meio de adaptar uma roda livre?

    ué....vc num leu aí acima ???

    Se vc nao puder ajudar,nao atrapalhe!!!
    Ex Niva, Ex Jeep Wills(3), Ex Cherokee(2), Ex Troller(3)
    Suzuki Jimny 2020, esperanca danada nesse Japa!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade