x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 52

Hybrid View

Usuário Avatar de LEONARDORAZO
    Entrada
    17/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0

É possível instalar cruise control na Ranger a diesel ???

Estou precisando de uma ajuda. Estava querendo intalar um cruise control na minha ranger; Já vi que existe nas rangers a gasoina repower.Vi um topico de how to lá na terra do tio sam, mas não é para diesel.
    Gostaria de opiniões.
    http://www.explorerforum.com/forums/...d.php?t=219592
    Ex Ranger centennial
    Xterra 03/04

aqui no forum tem um usuário que instalou na ranger dele.

perdão não lembrar o nome do mesmo,mas daqui a pouco ele aparece por aqui.

Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2
    A do Walter Cassitta tem!

Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Sim, é possivel. Para o cruise control tanto faz se o motor é a diesel ou gasolina, ele le a velocidade através do fio do sensor de velocidade e controla a 'pisada' no acelerador puxando ou soltando o cabo do acelerador através de vácuo ou motor elétrico.

Agora, outra pergunta, existe cruise control para Rangers com acelerador eletronico?

Usuário Avatar de netão
    Entrada
    29/09/2006
    Local
    Fortaleza/CE
    ei galera,o que é cruise control???
    Vá a lugares que não terminam em lojinhas!!!!
    F1000 4x4 Turbo Intercooler, 231CV e 62kgfm!

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por netão Ver Post
    ei galera,o que é cruise control???
    Piloto automático ou controlador de velocidade.

Custa por volta de R$1.500,00 instalado.

http://www.dalgas.com.br/
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    Agora, outra pergunta, existe cruise control para Rangers com acelerador eletronico?
    Ola Pessaoal

Tenho o piloto automatico da dalgas desde do tempo da l200 hpe at 04 que funcionava muito bem assim como na toyota sw4 2000, quer dizer todas injeção mecanica.
    Coloquei na ranger um piloto mecânico o qual funcionava bem mas com variações grandes de velocidade e o fabricante instalou um eletrônico que não ficou bem pois colocava a central de controle do carro em modo de segurança e não passava dos 2500rpm pois entendia que algo estava estranho com o pedal eletrônico do carro, Foram feitos vários testes e tentativas utilizando como base o motor usado na África do sul na ranger, que é diferente do internacional.
    Conclui-se que seria necessário desenvolver um equipamento especial para este motor brasileiro e estou no aguardo.
    Abraços
    Marcelo
    Kia Sorento 2.5 crdi tgv 170 cv

Cruise Control - Speed Control - Piloto Automático

Certa vez O Pequeno Jr. me pediu para postar fotos com detalhes da instalação de um Piloto Automático que instalei numa F350 da empresa. Então antes que ele comesse a me dar porradas tirei as fotos. Também achei melhor criar o tópico porque tenho muitas informações.

Tenho instalado esse acessório nos meus carros desde 98, hoje tenho na Ranger e num Honda Fit, não consigo mais dirigir sem isso. São muito úteis principalmente para quem faz viagens longas e até ajuda a evitar multas por alta velocidade. Eu pelo menos depois 15 minutos dirigindo invariavelmente estou acima de 120Km/h e com o piloto automático eu fico mais contido com a velocidade memorizada em torno de 90 a 110Km/h conforme estrada. Canso muito menos e consigo dirigir 20 horas sem problema. Uma coisa que percebi também é que usando o piloto automático em viagens consigo velocidades médias acima do que conseguiria sem o piloto automático.

O consumo de combustível com o uso depende da estrada. Normalmente aumenta em estradas sinuosas, com muitos aclives e muito movimentas. Em termos de consumo é bom frisar que com o pé controlando a aceleração o consumo é bem menor, mas mesmo assim uso em pelo menos 80% das viagens.

Em relação a tipo de câmbio ser AT ou MT, na estrada funciona melhor com o câmbio MT desde que seja num veiculo com um motor torcudo, como são os diesel, mesmo com o antigo 2.5 que tinnha na minha Ranger funcionava muito bem. Nos veículos com câmbio AT e dependendo da estrada, o piloto automático faz com que o câmbio reduza a marcha com muita freqüência e nem é necessário dizer o quanto isso incomoda. Isso também não é regra e depende de muitos outros fatores.

O piloto automático que instalei na F350 é um modelo fabricado pela Audiovox vendido no USA por alguma coisa em torno de U$250,00 e o preço varia conforma o fabricante e os opcionais.

Um outro fabricante é a Rostra. É a marca do que esta instalado na minha Ranger. Os opcionais incluem atuadores a vácuo ou a motor elétrico, controle wireless que é muito util para quem quer instalar no volante. Esse controle sem fio aumenta a brincadeira em U$250,00.

Então vamos as fotos:

Abaixo a alavanca de controle do piloto automático. Foi instalada na coluna de direção. Essa da foto infelizmente é a versão esquerda. Existe uma versão direita que seria a correta para a F350, já que do outro lado tem mais espaço, tem só a chave de ignição.

Abaixo a foto do atuador a vácuo, foi instalado logo abaixo do filtro de ar. Dele sai um conduite com um cabo de aço ligado direto a bomba injetora junto com o cabo do acelerador. Através dele é feita a aceleração do motor.
    O uso do atuador a vácuo na F350 não foi a melhor opção já que a disponibilidade de vácuo não é muito boa, mas mesmo assim funcionou satisfatoriamente.

Na próxima foto o detalhe do cabo do atuador junto com o cabo do acelerador. O cabo do atuador é bem fininho e quase não apareceu na foto...

Na foto abaixo o detalhe do módulo de controle. Aquela parte azul são os dipswitchers que são usados para a adequação com o veículo. Por exemplo se o veículo tem motor diesel ou gasolina e etc. No caso da F350 é possível usar como referência de velocidade tanto o sinal do VSS que vai para o velocímetro quanto o sinal do alternador que vai para o conta-giros se o cambio for manual. O sinal que usei foi o do conta-giros.

Abaixo o detalhe do interruptor do pedal da embreagem.
    Por segurança o piloto automático precisa se desligar todas as vezes que um dos pedais de freio ou da embreagem são acionados, então no caso da F350, tive que adaptar aquele interruptor. No pedal do freio aproveitei o que já existia par as luzes de freio.

A F350 assim como a F250 não precisam de vácuo para auxiliar o freio, então elas têm apenas uma pequenina bomba de vácuo elétrica apenas para os controles de climatizador de ar do painel, mesmo assim o vácuo gerado por ela atendeu as necessidade do atuador de vácuo, porem sem o atuador os vácuo do reservatório era suficiente para quase o dia todo e era raro perceber o funcionamento da bomba de vácuo. Com o piloto automático em funcionamento ele liga e se desliga com maior freqüência. Vamos saber com o tempo se vai aguentar.
    Foto da bombinha abaixo...

L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2
    Existe a opção de utilizar um motor elétrico para controlar o acelerador?

O que acontece se apertarmos o acelerador com o sistema ativado? Ele desarma?

É padrão desses sistema de piloto automático desarmar ao primeiro toque no freio ou embreagem? Não dá para desarmar apenas pelo acionamento do freio? Em que situação seria imprescindível ele desarmar devido ao acionamento apenas da embreagem?

Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Walter,

Primeiramente obrigado pela explicação e o trabalho em tirar as fotos.

Estou aqui estudando e daqui a pouco posto umas dúvidas, mas a primeira que tive foi a seguinte. Quando você troca de carro, deixa o sistema lá ou tira tudo e leva para o novo?

Em tempo, pesquisando achei cruiser control no Brasil entre R$ 1500 a R$ 2500,00. Ou seja .. vale a pensa comprar no ebay !
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Ao apertar o acelerador o veículo acelera mais porém ao soltar o acelerador a velocidade será mantida novamente pelo Cruise Control. Ele entende como uma descida e alivia a aceleração apenas, porém como o pedal é pressionado ele não atuará. Só desliga ao pisar no freio OU embreagem em todos os modelos de PA que eu conheço. Só um pedal ele desarma.

Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Existe a opção de utilizar um motor elétrico para controlar o acelerador?

O que acontece se apertarmos o acelerador com o sistema ativado? Ele desarma?

É padrão desses sistema de piloto automático desarmar ao primeiro toque no freio ou embreagem? Não dá para desarmar apenas pelo acionamento do freio? Em que situação seria imprescindível ele desarmar devido ao acionamento apenas da embreagem?
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Acrescentado a resposta do Edi...

Se você pisar no pedal da embreagem e o P/A não desarmar, vai continuar acelerando e motor vai disparar se a referencia de velocidade for o sinal do velocímetro.

Isso só não conheceria se a referenciada de velocidade usada for o sinal do conta-giros.
    L200 Triton AT 3.2 2010

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem