x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1

    Melhora do Intercooler Ranger 2.5




    Aos 120.000km instalei na Ranger os bicos injetores do Maurício da Rasch Motoren. Fiquei extremamente satisfeito,mas como a vazão dos bicos é grande e a Bomba Injetora já tinha algum desgaste, dependendo da posição que a bomba parava , a Pick-up não pegava de estalo.
    A solução foi uma bomba nova que também já veio preparada pela Rasch. Porém como era da minha intenção colocar a TGV (adiado para os 160.000km), o Maurício me recomendou colocar a bomba com o ponto mais adiantado.
    Para quem não sabe, no Diesel quanto mais adiantado o ponto (dentro de um limite), mais se ganha em alta e se perde em baixa.
    Como minha Pick-up tem uma relação curta e o volume de diesel aumentou bem achei que iria ficar legal. No entanto a perda em baixa foi bastante significativa, não me deixando 100% satisfeito, porém temporariamente ficou assim.

    Sendo minha Pick-up 2.5 e tendo a 2.8 um intercooler maior, acabei comprando um desse usado para colocar quando instalasse a TGV.

    Aproveitando a revisão dos 140.000km onde substituímos a embreagem entre outras coisas aproveitamos e colocamos o intercooler maior da 2.8.

    O resultado, Graças à Deus, foi uma surpressa.
    -Grande parte do Torque perdido em baixa foi recuperado;
    -a Fumaça diminui;
    -fico mais tranqüilo de acelerar, pois uma quantidade maior de ar está sendo refrigerada;
    - e fundamental, o consumo melhorou em até 0,5km/l.

    A troca é trabalhosa porém usa-se procedimentos simples.
    É necessário além do intercooler da 2.8 (qualquer ano) que só é viável comprar usado (o meu comprei na Renon Diesel=R$350,00) a compra da coifa do radiador (defletor) da 2.8 (qualquer ano), esta é melhor comprar na autorizada Ford (+-R$90,00).
    Na coifa tem de se fazer dois furos quadrados (fizemos com ferro quente) para fixação da abraçadeira da mangueira d’água e o suporte lateral (esquerdo obviamente) tem de ter suas dobras desfeitas. O resto é só desmontagem e montagem, não foi necessario retirar o radiador de água.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

  • #2
    Belo trabalho Luizinho.
    Com a economia de 0,5 Km/l, acredito que aos 10.000 Km está tudo pago, iclusive a TGV + turbina nova.
    Abs
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #3
    Minha busca era por desempenho e durabilidade (ar mais frio para dentro do motor) a economia foi um Bônus.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

  • #4
    Luizinho, e em relação ao tamanho, qual a difereça entre o intercooler da Ranger 2.5, 2.8 e 3.0?
    Você conhece as medidas de todos eles?
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




  • #5
    DieselPower,

    Ao que me consta o da 2.8 e da 3.0 são iguais.

    O da 2.8 aparenta ter quase o dobro da espessura do da 2.5. Altura e largura são iguais.
    Calculo que tenha um volume de ar 70% maior no da 2.8.
    Esta reserva da ar a mais já disponivel na linha da admissão antes da turbina realmente pressurizar é que faz diferênça na pega em baixa.
    O ideal seria ter um que pegasse a frente toda da Pick-up, mas aí seriam várias modificações a serem feitas e eu estou querendo algo mais plug'n play.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade