x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1

    Embreagem da Ranger




    Talvez o problema mais significativo da Ranger seja o maldito atuador da embreagem.
    Aquela pecinha vagabunda, cara pra chuchu, que dá um trabalho desgraçado para trocar, ainda mais que a caixa acoplada a transferência é “bem levinha”.

    A lentidão de resposta desta peça, somado ao meu ímpeto ao acelerador, especialmente depois das modificações do motor, fez com que a querida embreagem de nossa Ranger ficasse bastante sofrida após 140.000km dificultando assim o engate da primeira e da ré.

    Portanto a solução óbvia foi a troca da embreagem assim como também do maldito atuador.

    No entanto após esta troca, eu ainda não me encontrava completamente satisfeito com o resultado obtido.
    Buscando assim uma solução definitiva, partimos para a troca do cilindro mestre da embreagem (aquele que fica atrás do pedal).
    A partir daí fiquei realmente satisfeito com a troca da embreagem. Esta se comportando como quando a Pick-up era nova, ficando significativamente mais leve e alta (facilitando trocas mais rápidas) do que só com a troca do cilindro escravo, platô e disco.

    Dois aprendizados importantes:

    -este é o terceiro cilindro escravo colocado na Pick-up (1°trocado aos 70.000km e o 2° agora com 140.000km), logo concluo que a cada duas trocas da escravo deve se trocar o mestre (o conforto e a resposta melhoram muito);

    - a embreagem da 2.8 não serve na 2.5 pois a furação é diferente (tentei colocar a da 2.8 pois teoricamente o platô deve ter um pouco mais de pressão e custa a metade do preço);

    - a embreagem original agüenta perfeitamente o aumento de potência dos bicos Rasch mais BI Rasch e outros detalhes, desde que o atuador da embreagem colabore (pois agora com tudo novinho posso arrancar com vontade que não há patinação).
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

  • #2
    E aí Luizinho, sei quanto é pesada a caixa, mas em dois, dá pra trocar numa boa, desde que se tenha pelo menos um poço de oficina, "ou body-lift de 3". Devido a todo esse trabalho, aconselho a verificação e troca do rolamento do prisma (aquele do centro da volante do motor). Agora que está tudo novo... Sem problemas ?
    Abs
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Eu já troquei 2 atuadores e um cilindro mestre, na próxima vou fazer um buraco na capa seca e meter um garfo e rolamento da embreagem do Opala e cabos até o pedal!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Anthoniusnikos,

    O rolamento estava perfeito mas efetivamente esqueci de compra-lo. O pior foi que esquecemos de trocar o retentor traseiro do motor (não esta vazando, mas com tudo exposto era melhor trocar) que estava na mesa da sala.

    Edin,

    Apesar da minha raiva com o atuador, não volto para a embreagem mêcânica, ainda assim prefiro a hidráulica.

    Pensando melhor........queria mesmo é um Câmbio Automático (na Ranger, não na Hilux ou Frontier)
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

  • #5
    Luizinho, o que é esse retentor traseiro do motor ? É onde fica o rolamento do prisma ?

    Edin, o que é o cilindro mestre ? É também onde fica o rolamento do prisma ?

    Quero ver como vai ficar esses cabos do Opala.

    Me parece coisa de carruagem !!!

    Abs
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #6
    Usuário Avatar de LEONARDORAZO
    Entrada
    17/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    50
    Posts
    354
    Agradecimentos: 0
    Luizinho, esse rolamento é meio chatinho de encontrar, Qdo troquei o meu achei somente aí em nikiti, numa lojinha perto da rodoviária especializada em ford (só esqueci o nome dela). um abraço
    Ex Ranger centennial
    Xterra 03/04

  • #7
    Leonardorazo,

    Não tenho tido problema em comprar peças. Não só da Ranger como também da Explorer 1994 que compramos.

    Tenho sido muito bem atendido pelo Sr. Bahia da Ford Frei Caneca em Guarulhos (11) 6423-8811. Ele dá um desconto legal no faturamento de PJ e corro atrás do que você precisa.

    Quanto ao Marcelo da loja que você se refere aqui em Niterói, eu NÃO quero nada dele nem de graça.

    Não troquei o rolamento porque realmente esquecemos.

    Anthoniusnikos,

    O cilindro mestre fica atrás do pedal de embreagem e o escravo (o que dá mais defeito) dentro da caixa perto do rolamento.
    O retenter fica atás do volante do motor. è o retentor traseiro do virabrequim. Houve uma evolução deste retentor, se não me engano com a chegada do Euro II. Ele agora é maior e fixado por dois parafusos. Dá para colocar nas antigas mas tem de fazer com carinho os furos no bloco. O pessoal da oficina Já vez em uma e foi o que resolveu o vazamento.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Pedal da embreagem da Ranger caiu...
      Por LuizCarlos no fórum Ford
      Respostas: 0
      Última resposta: 23/10/2007, 18:30

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade