Caros Foristas!
Levei a Natasha a um bombista aqui no Rio, porque ela apresentava vazamento de diesel próximo ao filtro. Desde já quero registrar aqui minha satisfação com o profissionalismo do mecânico que me atendeu, bem como com a qualidade da oficina.

Agora, voltando ao caso:
Ele descobriu o vazamento em poucos minutos. Era o suporte do filtro de óleo diesel vazando na bombinha de sangria do sistema, localizada na parte superior do suporte. Eu mesmo comprei a peça e troquei em casa, já que é um procedimento muito fácil. Comprei o suporte na Guanper, em São Cristóvão, por R$ 170,00 (original MWM International).
Conversando com o bombista, perguntei a ele se era possível verificar o desempenho do motor que eu estava achando muito baixo. Então ele regulou a BI (que estava lacrada) e fomos a um test drive. Já deu para perceber a diferença de imediato mas, ainda assim perguntei se poderia melhorar. Voltamos a oficina e ele regulou novamente. Aí meus camaradas, a Natasha mudou da água para o vinho. Não era a mesma pick up, melhorou MUUUUITO o desempenho. Subia a serra Grajaú de terceira e agora sobe de quarta pedindo quinta com o ar ligado.
Porém, como nada é perfeito, percebi que o ruído do motor aumentou consideravelmente. Ainda não pude medir o consumo porque estava de tanque cheio quando regulei a BI, estou esperando baixar a meio tanque para verificar.
Agora pergunto aos colegas: Aumentando o débito do motor, aumenta também o ruído?
Agradeço a atenção.
Um grande abraço.
Em tempo: O bombista cobrou R$ 30,00 para regular a BI.