x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Idade
    64
    Posts
    1,309
    Agradecimentos: 0

    Conservação e limpeza da viatura




    Alô, pessoal. Eu hoje estava lavando a "Natasha" e me veio à cabeça: qual a maneira correta de se limpar e conservar a pick up? Já existe tópico a respeito? Eu, particularmente, lavo externamente uma vez por semana, aspiração quinzenal e, às vezes, encero a carroceria e hidrato o couro. A cera é a PERFECT-IT e o hidratante do couro é o REFRESH, ambos da 3M. Confesso que não sei a periodicidade de lavar por baixo, não faço trilha e na verdade, não sei se precisa lubrificar. Logo que comprei a viatura, segui o "conselho" de curiosos e acabei lavando e aplicando antiruste por baixo; não gostei . Aguardo as dicas.
    Um grande abraço.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #2
    Usuário Avatar de LEONARDORAZO
    Entrada
    17/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    50
    Posts
    354
    Agradecimentos: 0
    Raposo, acho que os produtos e a periodicidade estão ok. Usava anti ruste na minha ranger anterior (não era oleo de mamona não), nunca tive problemas como ressecamento de borrachas e ela ficava até mais macia, mas com o tempo vai se formando uma crosta em baixo, uns dizem que é bom para proteger mas outros dizem que é prejudicial. Na miha atual ainda não usei ainda por falta de oportunidade.
    um abraço

  • #3
    Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Idade
    64
    Posts
    1,309
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por LEONARDORAZO Ver Post
    Raposo, acho que os produtos e a periodicidade estão ok. Usava anti ruste na minha ranger anterior (não era oleo de mamona não), nunca tive problemas como ressecamento de borrachas e ela ficava até mais macia, mas com o tempo vai se formando uma crosta em baixo, uns dizem que é bom para proteger mas outros dizem que é prejudicial. Na miha atual ainda não usei ainda por falta de oportunidade.
    um abraço
    Valeu, Leonardo. O que eu não gostei do antiruste é que o carro fica com uma crosta por baixo. Quando eu passei num lamaçal, a lama agarrou em tudo, para lavar foi um porre.
    Um abraço.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #4
    Raposo, uso detergente , desse comum para limpeza doméstica, PURO, até para limpar a graxa das mãos. É muito melhor e não é tóxico como o querosene, gasolina e outros solventes ainda mais tóxicos. Então, para a limpeza por baixo da viatura uso somente água+detergente em um esguicho de alta pressão (WAP). CUÍDADO com a parte elétrica e os radiadores. Uso detergente puro até para tirar a graxa das peças.
    Ainda não entendí porque o uso do óleo de mamona pode danificar as peças de borracha, uma vez que é rico em glicerina que pode revitalizar a superfície das peças de borracha, evitando o ressecamento. Usam muito a glicerina no "pretinho" para pneus, não usam ? Quem sabe se os silicones fossem mais adequados para a lubrificação por baixo, que também são muito usados para a revitalização dos painéis dos veículos.
    Quanto as peças de borracha sob pressão (coxins, calços, etc.) realmente ficam mais moles quando embebidos com óleos, mas também ficam mais sujeitos ao estrangulamento e esmagamento.
    Peças de borracha automotica de BOA QUALIDADE tem na sua composição parafina, que vai migrando vagarozamente da parte mais interna das peças para a superfície, evitando-se assim o ressecamento precoce.
    PODEM ME INFORMAR A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DESSE ANTI-RUSTE ?
    É o que sei.
    Abração
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #5
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    PODEM ME INFORMAR A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DESSE ANTI-RUSTE ?
    É o que sei.
    Abração
    Anthonius,

    de uma olhada http://planetabuggy.com.br/carroceria/antirust.htm

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Xiii.... a minha só está vendo água quando chove!!!

    Por baixo uma vez por mês vai uma pulverização de óleo de motor.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    Olá Raposo e Leonardo, lí a especificação do Anti-Ruste que o Allan indicou. Esse produto sai da bôrra da destilação do petróleo, talvez um pouco antes do asfalto. Muito semelhante ao piche, que é o produto da destilação do alcatrão da húlha.
    Essa crosta melequenta de película que forma, só vai impedir o contato do oxigênio do ar com os metais na formação de ferrugem. Pela sua origem, o solvente apropriado para remoção é o querosene. Eu não usaria!
    Para a proteção da corrosão da carroceria, só uso mesmo a lavagem com água e detergente, depois faço como o Edin, dou uma ligeira pulverizada com óleo mineral de motor novo (não o queinado), principalmente que a minha garagem está a 30 m do Mar.
    Agora, outros veículos que tive, sem nunca terem visto o Mar, "apodreceram" depois de 10 anos porque a ferrugem já vinha pela fabricação da carroceria com sucata de ferro. A ferrugem vinha de dentro da lata para fora.
    Na Tratoretta, já lixei e passei um ferroxi ou zarcão, a base de chumbo (aquele laranja ou cinza) nas partes em baixo das portas (longarinas em baixo da viatura). Verifique que existem uns furos com espuma para não entrar água, e se estiver sem, é bom colocar e umedecer com óleo.
    Abração pra todos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #8
    Usuário
    Entrada
    01/06/2008
    Local
    Natal/RN
    Idade
    47
    Posts
    109
    Agradecimentos: 0
    Oi Pessoal;

    Na minha Ranger, costumo lavar a pintura toda semana, com detergente Neutro e uma vez por mês, dou um polimento e mando pulverizar vazelina líquida por baixo. Quando tinha um Buggy, costumava usar o óleo anti ferrugem, porem ele cria uma crosta que após muitas aplicações não sai mais, então resolvi adotar a vazelina, pois é o produto que aplicamos a mais de 10 anos na Geladeira da casa de praia e nunca nos deu problema. Com relação as borrachas, ainda não tive problemas tambem.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Eu muito usei o óleo queimado, porém começei a usar óleo novo pois eu tinha ficado sem estoque de óleo queimado, e percebi que o óleo novo fica muito melhor que o óleo queimado!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Eu muito usei o óleo queimado, porém começei a usar óleo novo pois eu tinha ficado sem estoque de óleo queimado, e percebi que o óleo novo fica muito melhor que o óleo queimado!
    não gruda sujeira embaixo não?

  • #11
    Citação Postado originalmente por simaoall Ver Post
    não gruda sujeira embaixo não?
    isso em estrada de chao deve ficar uma meleca....
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #12

    "a Tratoretta"

    Quando se pulveriza óleo de motor, em contato com terra ou areia fica uma meleca, mas sai facilmente quando se lava com água e detergente comum e jateador (hoje são todos neutros, pH=7,0).
    Abs
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade