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Hybrid View

  • #1

    Unhappy Motor 2.5 Hsd Na Explorer 97 4x4 Manual




    Caros Amigos,
    Coloquei Um Hsd 2.5 Da Ranger 2001 Na Minha Explorer.;
    De Fato Plug And Play, Porém A Caixa De Cambio Foi Feita A Seguinte Adaptação: Para Não Fazer O Tal Flange, O Mecânico Optou Por Transplantar Todas As Engrenagens Da Explorer Para A Caixa Da Ranger, Até Ai Tudo Bem.
    O Que Está Acontecendo é Que:
    1- O Carro Está Patinando Ou Seja, O Motor Dispara Mas Não Tem Força (o Disco Desliza)
    2- O Kit Utilzado é Novo Da Ranger A Diesel 2001 2.5
    3- O Velocímetro Não Funciona
    Por Fim, Queria Uma Opnião Dos Caros Amigos Se Existe Diferença (s) Entre Caixa De Cambio Da Referida Explorer E Da Ranger 2.5 Hsd 2001?
    Por Favor Ajudem-me.
    Abraços A Todos!

  • #2
    Citação Postado originalmente por EDEM2008 Ver Post
    Caros Amigos,
    Coloquei Um Hsd 2.5 Da Ranger 2001 Na Minha Explorer.;
    De Fato Plug And Play, Porém A Caixa De Cambio Foi Feita A Seguinte Adaptação: Para Não Fazer O Tal Flange, O Mecânico Optou Por Transplantar Todas As Engrenagens Da Explorer Para A Caixa Da Ranger, Até Ai Tudo Bem.
    O Que Está Acontecendo é Que:
    1- O Carro Está Patinando Ou Seja, O Motor Dispara Mas Não Tem Força (o Disco Desliza)
    2- O Kit Utilzado é Novo Da Ranger A Diesel 2001 2.5
    3- O Velocímetro Não Funciona
    Por Fim, Queria Uma Opnião Dos Caros Amigos Se Existe Diferença (s) Entre Caixa De Cambio Da Referida Explorer E Da Ranger 2.5 Hsd 2001?
    Por Favor Ajudem-me.
    Abraços A Todos!
    EM TEMPO! TERIA QUE TROCAR DIFERENCIAL?

  • #3
    Usuário Avatar de dudarj
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    Citação Postado originalmente por EDEM2008 Ver Post
    EM TEMPO! TERIA QUE TROCAR DIFERENCIAL?
    O diferencial da Explorer é superior ao da ranger, portando não precisa mudar o diferencial.
    Se sentir o carro "fraco" pode trocar a relação de C/P por uma mais curta.

    Agora se quiser realmente trocar o diferencial, eu compro o traseiro !!
    Jeep Wrangler Rubicon

  • #4
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    Plug And Play ?????

    Olá Edem 2008,

    Tem certeza que vc está usando corretamente o termo "Plug and Play"??

    Isso só seria possível se a furação do motor HS 2.5 e demais dimensões (offsets do conjunto de embreagem) fossem iguais ao do motor Ford 4.0 V6.

    Até onde eu sei, o câmbio da Ranger (montada na Argentina) é um EATON FSO 2405, o mesmo usado nas S10, Blazer, Nissan Frontier.... e diferente do câmbio da Explorer.

    Não entendi essa (????): "O Mecânico Optou Por Transplantar Todas As Engrenagens Da Explorer Para A Caixa Da Ranger"

    Desculpe a minha ignorância, mas dá para explicar isso melhor???


    Talvez esteja ai o problema que vc relata, que tudo indica seja embreagem patinando. Esse problema seria de mais simples solução se o conjunto tivesse garfo de acionamento. Mas no caso, é atuador hidráulico dentro da carcaça da embreagem, que muito provavelmente, deve estar estrangulado.

    No caso do conta-giros, o sinal que alimentava o seu mostrador no painel, vinha do sistema de ignição/injeção do motor à gasolina. Para o diesel, o sinal é diferente e vem do alternador. Nesse caso a única solução é arrumar um conta-giros de Ranger a diesel e colocar no lugar do original. Os sinais são completamente diferentes. Não tem como adaptar o conta-giros original.

    O seu mecânico, antes de fazer a adaptação deveria ter te alertado sobre esses problemas. É o tal problema: "Plug and Play, pero non mucho"

    Saudações,

    Octávio

  • #5
    Com certeza não é plug and play, senão teria funcionado.

    O cambio da Ranger 2.5 basicamente é o mesmo da Explorer. Ambos são Mazda, porem devem existir algumas pequenas diferenças onde o meca comeu a mosca.

    Em tempo: O câmbio Eaton é usado apenas nas Ranger com os motores 2.8 e 3.0.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #6
    Bem Pessoal,
    Quando Sitei Plug And Play, Na Verdade, Foi Apenas Para Informar Que O Motor Coube Certinho No Cofre ( Patilhas E Tudo Mais).
    O Dito Transplante Na Verdade Foi O Seguinte:
    A Caixa De Mudanças Da Explorer Foi Aberta, E Retiraram Todas As Engrenagens De Dentro. Daí, Pegaram Uma Caixa De Ranger Sem Engrenagens (só O Bloco) E Colocaram As Engrenagens Da Explorer, Tudo Isso Para Não Ter Que Fazer Uma Flange, Ok?
    Aí Está Minha Dúvida, Será Que O Eixo Piloto E Demais Engrenagens Da Explorer, São Iguais Ao Da Ranger A Diesel?
    Seria Melhor Colocar Uma Caixa Completa Da Ranger?
    Outra Dúvida, é Sobre O Velocímetro, Não Funciona!
    O Contagiros Está Ok.
    Pessoal, Só Tenho A Agradecer A Todos Voces.
    Sou Novo Na Comunidade, E Fiquei Surpreso Com A Receptividade.
    Muito Obrigado Mesmo Por Estarem Me Ajudando.

  • #7
    Usuário
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    Olá Walter,

    Antes de responder o post do nosso colega Edem, fui me informar sobre o câmbio aplicado à Ranger 2001, conforme informado pelo próprio. Veja na transcrição abaixo, o que informa o catálogo de aplicações EATON:

    Ranger 4x2, 4x4 - FSO 2405F (linha leve-5 vel-overdrive)- 2001-2002

    Sds,

    Octávio

  • #8
    Olá, Edem.

    No eixo de comutação tem um par de molas de torção que deveriam ter retornado para a posição NEUTRO. O motor faz força para girar para as posições HIGH e LOW. Mas é possível que o garfo tenha travado acionado.

    Na TCase, exatamente onde fica o motor de acionamento do 4x4, tem duas setas em alto relevo indicando a direção de giro anti-horário para LOW e horário para HIGH, além da posição de NEUTRO.

    Quanto ao diferencial, acho que em posts anteriores o pessoal já havia dado o recado:

    Citação Postado originalmente por dudarj
    O diferencial da Explorer é superior ao da ranger, portando não precisa mudar o diferencial.
    Se sentir o carro "fraco" pode trocar a relação de C/P por uma mais curta.

    Agora se quiser realmente trocar o diferencial, eu compro o traseiro !!
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta
    Por falar em diferencial, a Ranger 2.5 usa diferenciais com relação de 4.56 enquanto a Explorer 3.7. É bom você pensar nisso também...
    Boa sorte.

    Márcio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Motor 2.5 Hsd Na Explorer 97 4x4 Manual-4405-124.jpeg   Motor 2.5 Hsd Na Explorer 97 4x4 Manual-garfo.jpg   Motor 2.5 Hsd Na Explorer 97 4x4 Manual-eixo.jpg  
    4X4 Brasil

  • #9

    Question

    Valeu Marcio!
    Mais Dúvidas...
    Para Colocar Em "auto" Tirando De High Ou Low, Girando O Eixo Manualmente, Como Devo Proceder?
    Em "auto", As Rodas Dianteiras Ficam Tracionadas Ou 4x2?
    Pode Retirar O Cardan Dianteiro Para Deixar Em 4x2?
    Abraços Amigos!

  • #10
    Citação Postado originalmente por EDEM2008 Ver Post
    Para Colocar Em "auto" Tirando De High Ou Low, Girando O Eixo Manualmente, Como Devo Proceder?
    Coloca na posição N (Neutro).

    Citação Postado originalmente por EDEM2008 Ver Post
    Em "auto", As Rodas Dianteiras Ficam Tracionadas Ou 4x2?
    Em "AUTO", fica em 4x2 mas entra o 4x4 automaticamente, quando e se houver deslizamento das rodas traseiras.

    Citação Postado originalmente por EDEM2008 Ver Post
    Pode Retirar O Cardan Dianteiro Para Deixar Em 4x2?
    Pode, mas não precisa. Basta desligar um fio marrom que sai do conector e entra na TCase. No seu caso, como o eletricista retirou o conector elétrico do motor, é certo que já cortou ou desconectou o fio.

    Boa sorte.

    Márcio

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