x
Convex Datacenter
Página 1 de 16 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 181
  • #1

    Exclamation Adaptação cambio ZF 5S-420 de F250 na F1000




    temos uma f1000 sc 93, com motor MWM d229 que originalmente era aspirada.
    a pouco tempo turbinamos e intercoolamos ela, e virou o bixo p andar..
    mas na primeira viajem a caixa clark 2205 quebrou o eixo piloto.
    entao achamos que a melhor opçao seria colocar a caixa zf 5s-420 que equipa a f250 e silverado, gostaria de saber se alguem ja fez essa adaptaçao, o que devo mudar p a adaptaçao ser o mais simples possivel? como faço p aproveitar a embregem hidraulica da f250? devo mudar mais algo? tipo, cardan? e o diferencial original da f1000 (dana 11:43) aguenta a empreitada?
    se nao, qual a melhor opçao p utilizar?

    eu ate ja possuo uma caixa da f250 6 cil, agradeço se alguem puder me ajudar
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -m_s6300172.jpg  

  • #2
    ninguem se habilita?????

  • #3
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Dificil, heim?!

    Como você mesmo falou, tua F-1000 era originalmente aspirada e com a turbina, a caixa foi pro espaco.

    Será que se você colocar o câmbio Clark CL2625B das F-1000 de motor X.10 não ficaria um serviço melhor. Até porque em torque, o X.10 deve se aproximar bem do seu "TBD"229 e DEVE SER plug and play.

    Procura maiores dados nos manuais das caixas Clark disponível em www.eaton.com.br

    Abs!

  • #4
    pois é, pensamos em colocar essa caixa, mas alguns fatores fizeram desistir:

    engates um pouco secos, 5 marcha para traz, como costumamos andar em 3 pessoas na frente, em viagens que fica em 5 direto isso incomoda bastante e por ultimo a 5 nao tem overdrive, que nos limitaria na escolha do diferencial. por isso preferimos a caixa zf 5s 420, e pelo que estamos descobrindo, ele tb é extremamente facil de adaptar, basta trocar o disco da f1000 pelo da f250, dar um passe no plator para o disco casar, usinar a bucha que pega na ponta do piloto, e depois refurar a caixa seca. por ultimo se acerta o cardan, e a tampa de lata, pois a alavanca eh posicionada mais à frente.

    para saber tudo,so quando terminarmos as adaptaçoes.

  • #5
    Adaptações feitas n cx sêca que veio em minha f1000 sc 1993 agentina ( câmbio cl 2205e) para intalar o câmbio ZF 5S 420 da Ford f250 2003.

    1 - Furar dois novos furos com broca de 31/64 na parte superior da cx sêca. Abrir rosca de 9/16 12 fios.
    2 - Na parte inferior precisa ser aberto um furo de 3/8 e abrir rosca de 7/16 14 fios na posição que pode ser vista em fotos que enviei anteriormente. Faz-se este furo para possibilitar todo o aparafusamento do câmbio pelo lado de fora da cx sêca. Originalmente, nestes câmbios ZF, os dois parafusos de baixo são intalados pelo lado de dentro. Isto obriga a intalação do câmbio sempre já montado na cx sêca. Isto dificulta muito a intalação do câmbio com o motor instalado na f1000.
    3 - Reabrir 3 furos ddo câmbio, dois superiores e 1 inferior direito, com broca de 15mm.
    4 - Furar o canto esquerdo, de acordo com o furo que foi feito na cx sêca, com broca de 11,5mm.
    5 - Comprar dois estojos rosca grossa e fina ( um 9/16" x 2 1/2" e outo 7/16" x 2 1/2") para serem aparafusados na parte inferior da cx sêca. Na parte superior aproveitei osa estojos originais do câmbio da f1000 sc 93.
    6 - deslocar a bucha de centro do eixo pilôto 3 mm para dentro. É nescessário usinar um rebaixo de Ø 33mm com profundidade de 3mm.
    7 - Comprar um disco da Ford F250 e diminuir, no tôrno, para 301 mm o diâmetro externo.
    8 - No platô original da f1000 é nescessario rebaixar em 5 mm o ressalto interno da base de apoio do disco de fricção. Isto é para que o disco da f250 possa ser intalado com este platô.
    9 - Instala-se coroa e pinhão do velocímetro que vem no cãmbio ZF 5S 420 da Chevrolet D20. Para isto é nescessário abrir um furo e abrir rosca na tampa traseira do câmbio pára receber este mecanismo.
    10 - Adatar o conector no sensor de ré do câmbio. Fica na parte frontal superior esquerda do câmbio.
    11 - Como no câmbio ZF 5s 420 a alavanca de marchas fica mais para frente que no câmbio CL 2205E da f1000 sc, é preciso refazer a furação da tampa de fechamento do lataria sobre o câmbio.
    12 - retirar a luva de cruzetas original do primeiro cardã da f1000 sc e trocar por uma luva na medida da cruzeta da f250. No meu caso o câmbio que instalei já veio com a cruzeta e o eixo estriado. Cortei fora o eixo estriado e adaptei a luva no cardã da f1000 sc. Abrindo o tubo do cardã da f1000 sc na direção da solda existente e adaptando a luva da f250, a medida ficou correta para a adaptação. É preciso uma confirmação da medida antes de se soldar o cardã novamente.
    13 - É aconselhável a intalacão de mais uma travessa para apoiar o câmbio na parte traseira.

    O câmbio zf 5s 420 é muito pesado e precisei de usar um macaco instalador de câmbios de caminhão para que eu pudesse intalar o câmbio com menos esforço físico.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    No final das contas ninguém conseguiu te ajudar muito, porém ´pelo que vi nem precisas de ajuda, pois tu dás aulas de adaptações!!!!
    Parabéns pelo serviço!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    obrigado pelo elogio... eu procurei alguem que ja tivesse feito esse serviço antes de eu meter as maos no escuro.... ,mas como axo que pouca gente fez esse tipo de adptaçao, fizemos e agora posso dizer... ela ficou otima. ja esta rodando e aconselho a qualquer um que estiver tendo problemas de caixa de marcha na f1000.

    as outra adaptaçoes, intercooler da f250, turbo do VW 8-150 e escape de 3" ate la traz, com silencioso do mercedes 710, ficaram muito bons. caso alguem queira algumas dicas. ficaria feliz em ajudar..
    abraço a todos
    4X4 Brasil

  • #8
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Caramba!!!!!

    E você percebeu melhora com o intercooler no D229? Pergunto isso porque é incomum ver 229 intercolado.

    Quais foram as alterações em relação ao 229 turbo???

    Abs!

  • #9
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Caro shimomoto!

    Tem um administrador de fazenda aqui de minha cidade que tinha um F1000 94, que foi turbinada e intercoolada, cara a femil andava que dava gosto, não tinha X10 para ela na estrada, "inguinorante" mesmo.

    Ele vendeu ela com 300.000 aproximadamente e, não estava baixando óleo ou qualquer coisa parecida.

    Caro sylvioks!

    Parabéns pelo serviço executado e, pelo post aqui deixado!

    Servira de base para muitas pessoas que desejam ou pretendem efetuar a troca, como você fez.

    Se puder detalhar com bastante fotos, ficará perfeito!

    Abraços.

    Kim.

  • #10
    eu n tenho como comparar com a somente turbinada pois a nossa passou de aspirada diretamente para turbo intercooler, o que posso afirmar eh que ela esta com um desempenho muito bom mesmo. a aceleraçao muito forte. de final ainda n esta muito bom pois temos de alongar o diferencial, mas antes a f1000 so chegava a 140 em queda livre, agora ate em subidinhas ela da isso.

    se vc puder me esplicar como posto fotos aqui no forum, posso postar varias. tenho um grande acervo. ja coloquei algumas em meu perfil do forum4x4.

    abraço a todos

  • #11
    algumas fotos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -m_adaptc-o-cx-seca-motor-mwm-229-4-na-cx-zf-5s-420-da-f250-003.jpg   -m_adaptc-o-cx-seca-motor-mwm-229-4-na-cx-zf-5s-420-da-f250-006.jpg   -m_adaptc-o-cx-seca-motor-mwm-229-4-na-cx-zf-5s-420-da-f250-011.jpg   -m_adaptc-o-cx-seca-motor-mwm-229-4-na-cx-zf-5s-420-da-f250-012.jpg   -m_adaptc-o-cx-seca-motor-mwm-229-4-na-cx-zf-5s-420-da-f250-009.jpg  

  • #12
    mais algumas fotos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -m_tampa-do-cambio-fundo-da-cabine-001.jpg   -m_tampa-do-cambio-fundo-da-cabine-005.jpg   -m_tampa-do-cambio-fundo-da-cabine-012.jpg   -m_tampa-do-cambio-fundo-da-cabine-017.jpg   -m_tampa-do-cambio-fundo-da-cabine-008.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Adaptar eixos maiores na F1000.
      Por SAKURABIAT no fórum Ford
      Respostas: 9
      Última resposta: 06/11/2023, 10:04
    2. Respostas: 15
      Última resposta: 28/12/2018, 15:55
    3. Adaptação 4x4 numa F250 4x2
      Por mosselin no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 09/04/2012, 12:49
    4. Cambio F250 e T-case F1000, é plug and play?
      Por juliano muller no fórum Ford
      Respostas: 14
      Última resposta: 15/05/2011, 21:17
    5. adaptacao d4 4x4 em f250
      Por marcofiuza no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 02/04/2007, 10:34

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade