x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
  • #1
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0

    Barulho ao utilizar 4x4HI Ranger 2001




    Sábado passado fui para a granja do meu pai e como de costume engatei a 4x4HI para subir uma rampinha de terra na entrada (para vencê-la em 4x2 tem que vir embalado). Acelerei em 1ª e apés vencer a rampa soltei o pé do acelerador e escutei um barulho estranho vindo da parte dianteira.

    No fim do dia engatei o 4x4HI para fazer um trajeto de +-4km em estrada de terra (não era necessário, usei mais o 4x4 para "lubrificar" o sistema) o barulho que eu havia notado pela manha era bem evidente sempre que eu tirava o pé do acelerador deixando o freio motor trabalhar. Como percebi que o 4x4 não estava na CNTP fiz o trajeto em 4x2.

    Já engatei a tração mais umas 03 vezes, em trechos planos e em linha reta, e o barulho sempre está lá.

    Saliento que a vitura tem 137k km rodados praticamente todos no asfalto em 4x2 e em 4x2 ela não apresenta nenhuma alteração ou seja nada de barulho ou vibrações anormais.

    Hoje pela manhã fiz uma inspeção no eixo dianteiro. Aparentemente nada errado sem folgas, coifas em ordem. O único problema foi um pequeno vazamento no diferencial dianteiro (estou dizendo que é o diferencial dianteiro pq o óleo era claro, não era óleo do motor).

    Amanhã estou levando a viatura em uma oficina para verificarem do que se trata o barulho.
    Algém tem alguma dica do que poderia ser?
    O óleo do diferencial dianteiro baixo poderia causar este barulho? Se sim obrigatoriamente houve danos nas engrenagens?
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de amithai
    Entrada
    03/04/2004
    Local
    São José dos campos/SP
    Idade
    52
    Posts
    869
    Agradecimentos: 0
    Como era exatamente o barulho?

    A minha tem um barulho assim....CLONK! As vezes quando ligo a traçao....ele faz o clonk uma vez só e fuciona normalmente.

  • #3
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    É um barulho como se tivesse alguma coisa solta embaixo do carro, tipo peças de metal frouxas se chocalhando.

  • #4
    Usuário Avatar de amithai
    Entrada
    03/04/2004
    Local
    São José dos campos/SP
    Idade
    52
    Posts
    869
    Agradecimentos: 0
    é tentar descobrir se é do diferencial e homocineticas ou da CT ....levantar uma roda, levantar outra....

  • #5
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Hoje levei a viatura para oficina. Demos uma volta em um campo de areia com 4x4HI, 4x4LOW, correndo, devagar, curva, reta e o escambáu... Nada de barulho. Quando estávamos saindo do campo por uma estradinha de terra batida o barulho apareceu! Acionamos ela novamente, em linha reta, no asfalto e o barulho estava lá.

    Levantamos ela e encontramos uma folga no cardâ dianteiro aparentemente em uma homocinética que fica logo no acoplamento da CT.

    A notícia ruim é que a peça nova custa por baixo uns R$ 2k.
    O nome científico é Árvore de transmisão dianteira código 1L54/4A376/XA.

    Alguém por acaso não teria uma sobrando por aí?

  • #6
    Thelmo,

    dá pra comprar por bem menos (menos de R$1.000), eu paguei R$1.400 a 2 anos atras. Veja no Gatiboni (RS), e pelo que ouvi falar dá tambem pra trocar so a homocinetica.

    Ma antes de qualquer coisa tenta desmontar e lubrificar.

    No meu caso era uns estalos pavorosos, parecia que estava tudo quebrando. O motivo no meu caso foi falta de lubrificação (pesquise aqui que tem varios relatos), a coifa estava perfeita mas não tinha graxa nenhuma. Deixei a velha na oficina (amigo) ele lubrificou e acabou colocando em outra Ranger com problema e estava rodando normalmente.

    boa sorte

  • #7
    Usuário Avatar de amithai
    Entrada
    03/04/2004
    Local
    São José dos campos/SP
    Idade
    52
    Posts
    869
    Agradecimentos: 0
    concordo com o allan, eu tentaria tudo antes de trocar.

  • #8
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Vai aí um desenho da tal cardâ dianteiro. Na concessionária daqui de Natal (Salinas) custa a bagatela de R$ 2,5k.

    No desenho dá para entender que este parafuso (4) se não estiver bem firme provocaria um folga no cardã (e no meu caso a folga é mais ou menos deste tamanho 1/6 de volta).

    Marquei de desmontar ele no sábado pela manhã e ver no que dá e conforme as sugestões vou apelar para a criatividade (e para um bom torneiro) para tentar solucionar o problema de uma maneira alternativa.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Barulho ao utilizar 4x4HI Ranger 2001-arvore-transm-dianteira.jpg  
    4X4 Brasil

  • #9
    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Vai aí um desenho da tal cardâ dianteiro. Na concessionária daqui de Natal (Salinas) custa a bagatela de R$ 2,5k.

    No desenho dá para entender que este parafuso (4) se não estiver bem firme provocaria um folga no cardã (e no meu caso a folga é mais ou menos deste tamanho 1/6 de volta).

    Marquei de desmontar ele no sábado pela manhã e ver no que dá e conforme as sugestões vou apelar para a criatividade (e para um bom torneiro) para tentar solucionar o problema de uma maneira alternativa.
    Se o problema for na Junta CV não precisa trocar o eixo inteiro. A junta custa menos de R$600,00 mais o serviço do torneiro. Uns R$70,00 aqui em BH...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #10
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Walter,

    A Junta CV seria este pedaço do cardã mais próximo da CT? Aparentemente o problema é lá.

  • #11
    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Walter,

    A Junta CV seria este pedaço do cardã mais próximo da CT? Aparentemente o problema é lá.
    Isso mesmo. O pessoal das auto peças também chamam aquilo de bolacha...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    A notícia ruim é que a peça nova custa por baixo uns R$ 2k.
    eu paguei 760,00 na minha, nova.

    Tem muita coisa no fórum sobre isso. Procura na Superpeças; comprei lá.

    E tem outra, vc pode substituir somente a homocinética (bolacha).
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade