li nos foruns pra por o 6cc no ponto preciso tirar primeira vela rodar volante motor até cilindro subir ao maximo vendo com chave de fenda,onde o distribuidor parar colocar o seguinte 1-5-3-6-2-4
minha duvida no distribuidor é no sentido horario ou anti horario pois ja fiz varias vezes no horario ?
ha e a marquinha na frente do motor 0 ,III 0,10 III 0,20 DE MEDIÇÃO COM DENTE NA POLIA NAO COLOQUEI FUI PELO 1 CILINDRO EM CIMA .....
Tchê se fosse motor de fusca ou AP até sabia te dizer de cor, mas essa aí eu não sei.
Só como idéia pra não te deixar sem resposta, o sentido de rotação do distribuidor é fácil, tira a tampa dele e pede pra alguém bater o arranque um pouquinho, ou vira a polia do motor na mão no sentido de rotação dele e olha.
Essa sequencia é a ordem de ignição, não é o "ponto" do motor. É somente a ordem que os cabos de vela devem ir na tampa do distribuidor.
O ponto regula no primeiro cilindro, a partir do ponto morto superior mesmo. Só que se não achares a posição do distribuidor certa, é porque o motor pode estar uma volta fora da posição, vira ele mais uma volta e o próximo será o PMS do primeiro cilindro.
No meu tempo, os motores ou vinham com uma marca no corpo do distriuidor, que servia pra ajuistar o ponto pela posição do rotor, estando a polia do motor na posição correta (famoso "W"pra baixo no motor de fusca) ou usava uma luz estroboscópica e ia ajustando pela marca no voltante do motor, até zerar no "T".
Nesse motor aí, tem marca no voltante? No corpo do distribuidor? Na polia?