x
Convex Datacenter
Página 1 de 17 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 198
  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/10/2007
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    62
    Agradecimentos: 0

    Mais Uma Ranger Que Esquenta...mas Esquenta Mesmo?




    Amigos do Forum, eis um caso em que gostaria de contar com a colaboração e raciocínio conjunto dos demais Rangeiros.

    No feriado de páscoa, estava viajando com minha Ranger XLT 2005 2.8 e fui surpreendido pela luz CHECK GAGE acesa no painel. Imediatamente verifiquei que o ponteiro de temperatura estava pra lá do vermelho. Fiquei assutado, uma vez que viajo muito com ela, sempre viagens longas e nunca ela saia do 1/3 de temperatura. Ela está com 90.000km originais e sua manutenção é criteriosa.

    Parei o carro, esperei esfriar e fui olhar a agua. Nível normal, sem manguerias cortadas, nada anormal. Segui viagem, de ar desligado e cuidando com o pé, e a temperatura ficava bem alta, mas dentro do normal...mas bastava ligar o ar ou uma subida ou algo que exigisse força e a temperatura subia a olhos vistos.

    Voltando de viagem imediatamente levei a Melissa ( o nome dela) ao me mecânico, e de imediato suspeitamos da embreagem viscosa do ventilador, que foi imediatamente trocada por outra original MWM. Também verificamos que a valvula termostatica era ainda original e resolvemos trocar o conjunto todo, também por produtos MWM, incluído ai o sensor de temperatura. Ra diador aparentemente sem obstruções ou sujeiras, mangueiras perfeitas, enfim, pente fino.

    Volatei a estrada dias depois, e para emu espanto o problema se repetiu. Se andar devgar, ou na cidade, mesmo sob forte transito, a temperatura fica normal. Se pegar estrada, com maior rotação ( acima de 100 por hora) a temperatura ja sobe pra um nivel acima de 50%, e com o ar ligado, mesmo com o acelerador levinho, mantendo 120 por hora ela esquenta mesmo. O ponteiro sobe ate o vermelho. Se deixar em marcha lenta ( banguela), pegando vento, ela esfria tb muito rapido, voltando ao normal. Se pegar uma ladeira na estrada, serra ou algo que exija do motor, ela esquenta rapidamente.

    Voltando ao me mecanico, fiozemos um teste: aquecemos ela parada ate a temperatura normal 1/3 do ponteiro, e depois mantivemos ela acelerada ate o ponteiro chegar no vermelho, porque nunca verificamos perda de agua, ou sintomas que ela estivesse efetivamente fervendo. COM O PONTEIRO NO VERMELHO, ELA NÃO FERVIA, A VALVULA TERMOSTAICA ABRIA SIM ( 102GRAUS) NORMALMENTE...NADA DAVA SINAIS DE FERVURA.

    PEGAMOS UM TERMOMETRO LASER E MEDIMOS A TEMPERATURA DAS MANGUEIRAS, CABEÇOTE, PONTOS DE PASSAGEM DE AGUA E ETC...NADA ULTRAPASSAVA 90 GARUS.

    Colocamos sob suspeita o painel do carro, mas ainda nao fui testá-lo, o que deve acontecer esses dias.

    Há alguma outra peça ou ponto a ser testado? Mesmo com o ponteiro lá em cima, fiz uma viagem de 2000km esses dias sem problemas. Conbtinua tudo igual...qualquer velocidade maior, qualquer subida, o ponteiro vai lá em cima. Na cidade mesmo no transito, fica normal. ENGRAÇADO QUE O SISTEMA QUE TEM GRANDE CAPACIDADE DE LIQUIDO CONSIGA VARIAR SUA TEMPERATURA ASSIM TÃO RAPIDO...O QUE ME FAZ SUSPEITAR MAIS AINDA DO PAINEL...

    Alguém tem outras ideias ou ja passou pelo mesmo? Vejo que existem algunms casos de Rangers que esquentam...mas ai vai minha dúvida: esquentam de verdade?

    Abraços a todos.

  • #2
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Ranger esquentando??? Rapaz ... por aqui essa sua é a segunda. Relatos de RAngers aquecendo?? essa ai é nova.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #3
    Se tivesse aquecendo de verdade o junta já teria ido pro espaço. Você deve ter algum problema elétrico. A primeira coisa te tem que ser feita é tirar o sensor de temperatura pra testar fora do motor...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Se não resolver seria interessante ir numa concessionária fazer o ORÇAMENTO de reparo relatando o que já foi feito.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    20/10/2007
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    62
    Agradecimentos: 0
    Prezados amigos,


    O sensor de temperatura veio zero km junto com o "conjunto termostático", tudo novinho e original MWM.

    Quanto a relatos de Rangers aquecendo, há um outro relato aqui no forum, inclusive de alguem tb da Bahia, cujo motor tb só aquecia em estrada...vai ver no caso dele tb nem ta aquecendo, quem sabe?

    Quanto às concessionárias, pelo menos por aqui o nível dos mecânicos, " experts" e outros do gênero é de dar risada...são excelentes apertadores de parafusos e só. Acho que pagam mal e os bons profissionais não se submetem a trabalhar dessa forma.

    Sempre gostei muito de motores envenenados, já preparei diversos, mas sempre dentro de motores ciclo OTTO. A Ranger é meu primeiro motor ciclo diesel e não pretendo fazer modificações nela. Em motores OTTO, esses aquecimentos poderiam ser creditados à, por exemplo, mistura pobre em determinadas situações de carga, coisa bastante comum em motores de arrancada turbinados. Corrige-se facilmente. Mas em diesel não sei se alguma variação de alimentação tb gera aquecimento assim brusco.

    Enfim, semana que vem estarei levando o painel pra teste. Simulando a variação de impedância de um sensor durante seu funcionamento pderemos saber se o mostrador do painel está marcando fora do que deveria. Por hora, segue o mistério...rs.

  • #6
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por velocyraptor Ver Post
    Prezados amigos,


    O sensor de temperatura veio zero km junto com o "conjunto termostático", tudo novinho e original MWM.
    Já sei qual é o problema. Te enganaram. Pois a MWM não produz peças originais pro Motor International Ela produz para motores MWM, e nenhuma Ranger saiu com motor MWM em nenhum ano.
    A MWM agora é parte da International, mas a linha de produtos continua separada.

    Falando sério, testa o ponteiro e depois posta pra gente!

  • #7
    Velocyraptor,

    Como diria o esquartejador.......

    1- Tem aquecimento ou não?
    - NÃO, problema no painel, sensor etc. Não creio que seja isto, pois o sistema é muito simples, a variação em condição normal é pequena e ele varia em condições classicas onde ocorre sobre-aquecimento do motor.
    - SIM, neste caso pode ser problema de queda de rendimento da maquina ou deficiencia no sistema de refrigeração.

    Queda de rendimento da maquina pode ser junta queimada, falha na injeção etc. Estas falhas não são classicas de diesel e principalmente neste motor.

    Eu esgotaria inicialmente as falhas de refrigeração. Começaria pela bomba dagua (rotor, polia, correia etc) e depois o radiador.

    Boa sorte

  • #8
    Aguardamos pelo exame do painel.
    Quanto a ligeira perda de potência do motor quando do funcionamento do A/C é normal. Estou já pensando em colocar uma bateria BOSCH de 75 Ampéres, quem sabe ameniza esse problema.
    Abs.
    Anthoniusnikos
    4X4 Brasil Razão: Colaborar com o tópico.

  • #9
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Aguardamos pelo exame do painel.
    Quanto a ligeira perda de potência do motor quando do funcionamento do A/C é normal. Estou já pensando em colocar uma bateria BOSCH de 75 Ampéres, quem sabe ameniza esse problema.
    Isso não adianta. Com certeza...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #10
    cara,pelo seu relato o mecânico parece ser bom,é de salvador? onde é?

    Walter,vai trocar o motor da ranger?

  • #11
    Citação Postado originalmente por simaoall Ver Post
    cara,pelo seu relato o mecânico parece ser bom,é de salvador? onde é?

    Walter,vai trocar o motor da ranger?
    Sim, finalmente consegui comprar o motor. Falta agora só o escapamento e a embreagem completa do 2.8...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Sim, finalmente consegui comprar o motor. Falta agora só o escapamento e a embreagem completa do 2.8...
    putz velho,que massa...

    vai criar algum topico pra agente acompanhar a transformação da bicha?

    o seu motor (2.5) ta com quantos km rodados? vai trocar pq ta prescisando já?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade