x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 52
  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0

    ADAPTAÇÃO RANGER ALCOOL




    Pelo que andei me informando, o modulo da ranger v6 (e o da s10 também) nao aceita alterações e a melhor alteracao em relacao ao custo beneficio é colocar um resistor no sensor de temperatura, para aumentar o tempo de injecao do combustivel.
    Alguem sabe se isso procede e também qual seria a melhor forma de adaptacao para o alcool (sem qualquer alteracao em cabecote, pistao, etc.).
    Atenciosamente,
    Vinicius.
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #2
    Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    53
    Posts
    212
    Agradecimento: 1
    Fala, Vinícius! Tudo bem?!

    Talvez muita gente não concorde comigo, porém, não gosto dessas modificações "milagrosas" em busca de economia. Principalmente em se tratando de motorzões. Afinal, se alguém procura ter uma "cavalaria" embaixo do capô, não faz sentido ficar pensando em economia! Até porque, toda moeda tem sempre dois lados: se o motor é potente, ele beberá mais; se é "motorzinho de dentista", será econômico. Não tem como fugir disso!

    Por outro lado, até entendo que a Ranger, assim como alguns outros veículos, possam aparentemente funcionar com álcool numa boa. Porém, como essa picape não foi fabricada para tal combustível (no máximo 20% dele na gasolina), acredito que vários componentes viriam a apresentar desgaste prematuro. Ou seja, economiza-se numa ponta e gasta-se os tubos na outra. Mais uma vez, toda moeda tem sempre dois lados!

    Olha, eu tive uma Ranger CS 4x4 V6 1998 que eu adorava. Haja vista eu ser um apaixonado por grandes motores. Não fosse isso, eu não assinaria "quem gosta de motorzinho é dentista"!

    Bom, para mim, ela era super econômica, pois eu não a usava no dia-a-dia. Com isso, apesar de algumas médias absurdas que fiz quando estava afim de pisar fundo (4 Km/l), consegui outras muito boas mantendo o pé bem leve (7,5 a 8 Km/l com o ar ligado!).

    Atualmente estou com um jipe. Jipe este, na verdade, que já está à venda. Afinal, não consigo ficar sem o belíssimo ronco de um motorzão por perto. Logo-logo, virá outra Ranger!


    Abraços,
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

  • #3
    LauroRH
    Visitante
    Pô, Vinicius,

    Só tenho a reforcar o que o Markito falou... adaptacao p/ alcool num motor desses, nem de graça! Ainda pensaria em GNV, se fosse o caso do uso dia-a-dia, mas apenas alterar parametros de injecao, é dor de cabeca na certa a medio/longo prazo....

    Mas é só opiniao, nunca me arrisquei a ter um carro modificado assim.

    []'s alcoolatras...

  • #4
    Usuário
    Entrada
    07/04/2004
    Idade
    44
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0

    Ranger Alcool anda bem e eu tenho uma!!!!!!

    Pessoal,
    Sei que a ranger tem um motorzao, comprei uma no começo do ano, 98 V6 XLT 4x4 CS. Quando peguei tinha 98mil Km, perfeito estado mesmo, mas tava meia manca, nao chegava a velocidade final e precisava ser amaciada.
    Levei a menina na funari e mandei passar pra alcool sem duvida.
    Agora é so alegria. Gastei 685 no chio mais 180 num kit a frio pra ligar de manha. Ja rodei 6mil km sem trocar nada, e cada vez q acelero ela ta mais esperta, chega no limitador rapidinho.
    Pros: 50 reais enche o tanque até a boca, anda igual em baixa e até mais em alta; serviço de 4h e em 3 meses recupera o investimento(usando 4 tanques de gasolina/mes)
    Contra: tem q deixar aquecer de manha e nao liga na primeira; depois de alguns meses vai ter q trocar a bomba, mas se colocar as vezes uns 3 litros de gasolina junto lubrifica a mesma e atrasa a troca; consumo de 3.5 na cidade e 6 na estrada, mas se for ver o valor é q nem fizesse 10 na cidade e 14 na estrada.

    Resumindo, eu aprovei o serviço, a menina anda mto e custo cai pela metade....o alcool nao suja os bicos, é mais barato e nao sobe junto com o petroleo, fora q é nacional....e quem nao gosta de tomar umas canas??!!
    Brizio

  • #5
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Existe uma terceira razão para mudar para Álcool.

    Considero o álcool um combustível melhor que a gasolina, tem mais octanagem, pensando assim, uma boa razão para transformar à alcool seria para deixar o motor mais bravo, aumentar taxa de compressão, abrir os bicos e etc, lógico que isso deve diminuir bem ou até acabar com a vantagem econômica no posto de gasolina, e eu só faria isto se tivesse certeza que ficaria com o carro um bom tempo ainda, porque uma transformação destas fica bem mais caro. Como qualquer carro mais bravo, bem mais manutenção.

    Imagino que o alcool tenha outra vantagem, se o posto batizar o alcool vai ser com água e não com solvente de borracha.

    Abraços Du.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    14/08/2004
    Idade
    45
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    explorer a alcool

    Ola sou novo neste portal , achei bacana a opniao de todos! Tenho uma explorer Xlt 6 caneco e estou colocando alcool com um pouco de gasolina ela da marcha lenta despois de quente anda que e uma beleza! mas fico com receio de daqui alguns meses ferrar a bomba de combustivel! alguem poderia me indicar uma oficina aqui no ABCDM !

  • #7

    Re: Ranger Alcool anda bem e eu tenho uma!!!!!!

    Citação Postado originalmente por Brizio
    ...mas se colocar as vezes uns 3 litros de gasolina junto lubrifica a mesma e atrasa a troca...o alcool nao suja os bicos
    Brizio

    Gasolina não tem nenhum poder lubrificante, pelo contrário. E mesmo que tivesse o problema não é de desgaste por falta de lubrificação e sim por CORROSÃO dos metais e DEGENERAÇÃO de outros materiais plásticos. Se a bomba não foi projetada para uso com álcool puro não existe milagre, a vida util da mesma será comprometida.

    Álcool PURO não contém substâncias estranhas consequentemente não suja os injetores, o dificil é encontrar álcool com tamanha pureza nos postos de combustível, basta ver o estado em que fica o filtro de combustível depois de algum tempo de uso.
    Por outro lado, se o injetor não foi projetado para uso com álcool puro também pode sofrer de corrosão, e para ter certeza de que isso não acontece só o fabricante do injetor poderá responder.

    Não tenho dúvidas que este tipo de "conversão" funcione, mas não existe a menor garantia de que a economia com combustível não desaparecerá na primeira vez que o motor dê problemas, e mais dia menos dia isso vai acontecer...

    Como disse o Markito, todo moeda tem dois lados, e complementaria dizendo que não existe almoço grátis.

  • #8
    Banido
    Entrada
    07/05/2004
    Idade
    74
    Posts
    630
    Agradecimentos: 0
    Eu ja disse várias vezes por aqui.
    Gás Natural é a melhor opção.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    07/04/2004
    Idade
    44
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0

    GAS ????

    gas é a melhor opçao pra quem quer economia, mas na boa, hehe, fogao a gas de 6 bocas to fora....autonomia é baixa, tem q encher toda hora numa viagem longa, tem q ficar procurando posto....
    Alcool tem em todo lugar, anda igual a gasolina sem fazer nada, so chip, e nao fica sujando os bicos nem o motor
    e essa q as coisas do carro nao aguentam nao é verdade. a gasolina tem 24% d alcool quando é das boas, senao tem mais um monte de porcaria q estraga bem mais, o tanque é de plastico e se nao aguentasse o alcool nao seria vendido em potes de plastico!!!! o motor aguenta e os bicos tb.....para a bomba é so colocar aditivo ou 3 litros de gasolina pra dar uma "lubrificada"e so....


    QUEM GOSTA DE QUEIMAR OLEO É PASTELEIRO
    QUEM GOSTA DE QUEIMAR GAS É COZINHEIRA

    quem nao toma uns alcools de final de semana???

    abs pessoal
    Brizio

  • #10

    Re: GAS ????

    Citação Postado originalmente por Brizio
    anda igual a gasolina sem fazer nada, so chip...
    Os fabricantes gastaram milhões de dólares para oferecer um motor multicombustíel que ainda deixa a desejar e os trocadores de chips fazem milagre por 200 mangos...

    Citação Postado originalmente por Brizio
    e essa q as coisas do carro nao aguentam nao é verdade. a gasolina tem 24% d alcool quando é das boas...
    O dificil é encontrar "das boas"...

    Citação Postado originalmente por Brizio
    o tanque é de plastico e se nao aguentasse o alcool nao seria vendido em potes de plastico!!!!
    E desde quando TODOS os carros tem tanque de plastico? Aliás, estamos em um forum sobre Off Road onde boa parcela dos integrantes tem jipes fabricados antes até do Pro-álcool, e mesmo considerando os veículos modernos boa parte dos importados não tem sequer uma adequação ao nosso combustível. E não ficaria surpreso se neste forum exista algum dono de importado (motor à gasolina) que já tenha tido problemas com o sensor MAF, por exemplo. Adivinha quem é o responsável?
    Se apenas o bafo da gasolina com álcool faz isso não fica dificil imaginar o que aconteceria com bafo de álcool puro. Considerando que tem muito sensor MAF que custa mais de 2.000 reais quem é que encara a economia de uma "conversão via chip" de duzentos mangos?

    Citação Postado originalmente por Brizio
    o motor aguenta e os bicos tb.....para a bomba é so colocar aditivo ou 3 litros de gasolina pra dar uma "lubrificada"e so....
    Lógico que o motor aguenta, os injetores idem e todo o resto também, só que ninguém garante por quanto tempo e nem com que eficiência isso vai acontecer.


    Embora não seja a minha principal atividade profissional, há mais de quinze anos que tenho contato direto com profissionais da área automotiva e nos ultimos tempos cansei de ouvir (e ver) relatos sobre os problemas que esta "maravilha" está proporcionando. Já andei em carro sómente "chipado" e em outro devidamente convertido (motorizações idênticas) e posso dizer com alguma propriedade que não existe a menor possibilidade de comparação, tamanha é a discrepância de eficiência, quem dirá de durabilidade.
    Particularmente este tipo de "conversão" não me afeta em nada e só entro neste tipo de assunto para dar um toque. Quem tem "desconfiômetro" e não acredita em milagres vai atrás de mais informações, e se entrar nessa pelo menos entra sabendo dos riscos. Quem acredita que apenas mudando alguns parâmetros da injeção consegue-se um motor bi-combustível que vá em frente e viva feliz...

    No mais, você cita os poderes lubrificantes da gasolina para evitar danos à bomba (danos ocasionados pelo álcool) e como isso está ocorrendo pela segunda vez dá a entender que existe conhecimento de causa nesta afirmação. Se não for inoportuno, gostaria de saber maiores detalhes sobre esta afirmação já que o pouco que conheço sobre combustíveis e lubrificantes indica justamente o contrário.

    Abraços,

  • #11
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Re: explorer a alcool

    Citação Postado originalmente por Lui
    ... mas fico com receio de daqui alguns meses ferrar a bomba de combustivel!...
    Lui,
    Com razão, a bomba de combustível de sua Explorer poderá dar problema, sim. O que não quer dizer que você não poderá substituí-la por uma da Ranger 6 canecos, que pelo menos já é tropicalizada. Mas depois que você substituir a bomba, poderá surgir problema de ressecamento das mangueiras, e depois corrosão nos bicos. Se você possuísse uma Ranger, diria que você não teria maiores problemas com o uso do álcool. Uso continuado de álcool na Explorer não vai te trazer um problemão. Mas vários probleminhas.

    Citação Postado originalmente por Sukis
    ...Gasolina não tem nenhum poder lubrificante, pelo contrário....
    Lamento Sukis, tem sim. Ela não é óleo lubrificante. Mas é combustível fóssil. Não é pura, é constituída de frações de hidrocarbonetos, assim como o óleo lubrificante, e tem poder lubrificante maior do que o álcool. É pouco, mas é maior. Um motor a gasolina utilizando álcool, fica mais pesado para o motor de partida virar. Não tenho dúvidas sobre isso.

    Citação Postado originalmente por Sukis
    ..., pelo contrário....
    Não entendi. Qual é o contrário do poder lubrificante? Poder "engripante"?

    Citação Postado originalmente por Sukis
    ... há mais de quinze anos que tenho contato direto com profissionais da área automotiva...
    Que tipo de profissionais?

    Citação Postado originalmente por klendatu
    Eu ja disse várias vezes por aqui. Gás Natural é a melhor opção.
    Melhor para que? Melhor para quem? Eu não acho. Pode ser mais barato, mas não anda nada.
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #12
    ...Gasolina não tem nenhum poder lubrificante, pelo contrário....

    Lamento Sukis, tem sim. Ela não é óleo lubrificante. Mas é combustível fóssil. Não é pura, é constituída de frações de hidrocarbonetos, assim como o óleo lubrificante, e tem poder lubrificante maior do que o álcool. É pouco, mas é maior. Um motor a gasolina utilizando álcool, fica mais pesado para o motor de partida virar. Não tenho dúvidas sobre isso.
    "poder lubrificante" entendo como sendo a capacidade efetiva de lubrificar e se entrarmos neste nivel de detalhamento qualquer composto que contenha carbono não cristalino é um lubrificante em potencial. Lembrando que fiz esta referência sobre a pretensa vantagem de utilizar alguns poucos litros de gasolina diluida em um tanque com álcool hidratado, a capacidade de lubrificação da gasolina - que para efeitos práticos já tende a zero - teria algum efeito de lubrificação digno de nota?
    Material corroído ou decomposto não tem volta, mesmo que se faça uso de um bom aditivo lubrificante.

    Deixando de lado outros pontos de atrito e apenas considerando o conjunto pistão/camisa (que já estão protegidos por uma pelicula efetivamente lubrificante) muitas substâncias liquidas ou gasosas podem - micrométricamente falando - alterar o atrito, disso eu também não tenho dúvidas, só que na prática isso passa batido.


    ..., pelo contrário....

    Não entendi. Qual é o contrário do poder lubrificante? Poder "engripante"?
    Poder "engripante" não, mas sim poder corrosivo e que anula qualquer eventual capacidade lubrificante da gasolina. Lembrando que - também para efeitos práticos - a gasolina em questão não é pura e beira 1/4 de volume constituído por álcool, que é corrosivo. Para o caso em questão, corrosão não é igual a aumento de atrito? Quem promove este aumento de atrito não é o combustivel utilizado?



    ... há mais de quinze anos que tenho contato direto com profissionais da área automotiva...

    Que tipo de profissionais?
    De todos os tipos, alguns magros, outros gordos...
    Alguns da área produtiva, outros da área catedrática e outros tantos malucos, mas no grosso área de preparação de motores.


    Eu ja disse várias vezes por aqui. Gás Natural é a melhor opção.

    Melhor para que? Melhor para quem? Eu não acho. Pode ser mais barato, mas não anda nada.
    Não anda se mal feito...

    Abraços,

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    2. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade