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  • #1
    Usuário Avatar de Marc4x4
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    17/03/2007
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    Help com Ranger 4x4




    Amigos, bom dia.
    Comprei uma Ranger XLT 4x4 2.5 TD 2001, cabine dupla, em excelente estado geral e com cerca de 115.000 km originais. Ela é usada pela minha esposa, que roda cerca de 350 km por semana, 70% em rodovias asfaltadas, e 30% em trânsito lento (cidade).Raramente estrada de chão e areia.Levei a uma revisão, com um mecânico experiente e foi feito o seguinte:
    1) troca de todos os filtros
    2) substituição da água de resfriamento do motor e uso de aditivo
    3) troca de 02 batentes da suspensão dianteira
    4) fixação da bateria (presilha perdida)
    5) checado nível de óleo dos 02 diferenciais e completado
    6) trocado o rolamento da correia dentada e a correia.
    7) substituídas todas as pastilhas de freio.
    8) trocado o óleo do motor

    Bem, apenas isso. Peço a ajuda de vocês com as seguintes indagações:
    · Restou alguma coisa a ser feita?
    · Quais são os pontos críticos da Ranger usada?
    · Uma vez usada em areia, devo lavá-la por baixo?
    · Há algum sistema que prenda o pneu na caçamba, facilitando o uso do estepe?
    Gostaria da ajuda de vcs, porque sou “Rangeiro” de primeira viagem, mas já estou bastante satisfeito com a pick up. Um abraço a todos!

  • #2

    Acho que ja fez tudo

    Meu amigo tenho uma 99 acabei de comprar tb estou a 1 mês e 10 dias com a Fernanda, adorei a caminhonete e andando na areia eu sempre dou uma boa lavada por baixo, só para garantir.

    Abraços
    Ford Ranger 2007 4x4 Diesel 3.0 CD
    F-75 1962 4X4

  • #3
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    A facilidade do estepe é justamente por ser embaixo da caçamba com o sistema de guincho. Até uma mulher coloca ou tira o estepe do lugar.
    Podes trocar o fluido da DH e mandar limpar o reservatório, trocar o óleo das duas caixas por precaução e trocar o fluído de freio.
    De resto fizesses a preventiva completa.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Conferiu as coifas?
    Inclusive a do cardã dianteiro?
    Samurai 97
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  • #5
    Usuário Avatar de Marc4x4
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    Bem lembrado, Rogério!

    Já havia sido avisado do cardã e coifas. Saberia amigo, me dizer se há algum pino "graxeiro" nesta pick up, que devo bombear graxa? Que tipo de graxa devo usar? Parece pergunta sem sentido, mas, como marinheiro de primeira viagem...não manjo nada...
    A questão da areia, (lavar o carro por baixo)perguntei porque gosto de pescar, e areia, como se sabe é abrasiva, podendo causar desgaste e contaminar a graxa, etc...
    Abraço a todos e obrigado pelas dicas!

  • #6
    Cara, eu teria trocado os esticadores da correa tb. Mas agora já foi né.
    Parabéns pelo carro.
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

  • #7
    Marc, em vez de só completar os óleos dos diferenciais é melhor trocá-lo, pois não se sabe quando foi trocado, é importante também verificar o freio traseiro retire o tambor para também analizar o estado geral e substituir as lonas se preciso.

    Em relação a lavagem eu sempre lavo minha viatura após uma trilha (com vaselina), quando demoro muito a fazer trilha (além da velha lavagem de pintura e limpeza interior semanal) sempre costumo lavar quando observo que o chassis está ficando com o aspecto de sujo! porém se não fez trilha não necesariamente deva lavar é so uma questão pessoal!

    no meu ponto de vista, como você indagou, em relação aos cuidados com a ranger além dos que você já teve que foi um bom começo, observe o que os colegas informaram acima que são procedimentos de baixo custo, e ao meu ver o único fato que me aborrecia com a minha ranger e quanto a suspensão dianteira que sempre tive de fazer alguma manutenção (bandeja, e pivô) nada de mais, já a traseira me esquecia até que tinha hehehe.
    Na minha tive também de trocar os rolamentos (cubo) de roda dianteiro, primeiro um depois o outro, você pode fazer uma inspersão levantando o veículo e verificando a folga, ou como no meu caso (+- 1000.000) quando eles começarem a "cantar" vc providencia a substituição.

    Quanto a o sistema motor-câmbio-Cx Transf - Sistema 4x4 (difer. e motor do 4x4) - nunca tive problemas, somente manter a revisão e trocas de óleo em dia! parabéns pela aquisição!

    []´s de um ex-rangeiro.
    4X4 Brasil
    WILLYS CJ2-A 1947 ------ S10 CD 2009
    HONDA FOURTRAX ------ RANGERHINDRA CD 2011 (ex troller 2008)

  • #8
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Citação Postado originalmente por Marc4x4 Ver Post
    Já havia sido avisado do cardã e coifas. Saberia amigo, me dizer se há algum pino "graxeiro" nesta pick up, que devo bombear graxa? Que tipo de graxa devo usar? Parece pergunta sem sentido, mas, como marinheiro de primeira viagem...não manjo nada...
    A questão da areia, (lavar o carro por baixo)perguntei porque gosto de pescar, e areia, como se sabe é abrasiva, podendo causar desgaste e contaminar a graxa, etc...
    Abraço a todos e obrigado pelas dicas!
    A minha é 2002 e não tem graxeiros; não sei se na 2001 muda algo. Tem gente mais adequada por aqui para nos ajudar.

    E aí, pessoal, na 2001 tem graxeiros?
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #9
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Citação Postado originalmente por JORIS Ver Post
    Quanto a o sistema motor-câmbio-Cx Transf - Sistema 4x4 (difer. e motor do 4x4) - nunca tive problemas, somente manter a revisão e trocas de óleo em dia! parabéns pela aquisição!
    Falando nisso, vc já estou o acionamento da tração e da reduzida?

    Não deixe para fazê-lo somente na hora que for realmente precisa..vc pode ter uma infeliz surpresa.
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #10
    Usuário Avatar de cbridi
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    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    E aí, pessoal, na 2001 tem graxeiros?
    Não!
    Nenhum graxeiro.
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #11
    Banido Avatar de ojaneri
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    Na minha 2000 tem graxeiros na cruzeta...

    Geralmente cruzeta é blindada, mas quando troquei preferi botar as com graxeiros...

  • #12
    Se a embreagem da ranger for hidáulica,não esqueça de trocar o fluido também
    ABRAÇOS!!!

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