x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 53
  • #1

    Wink fumaça na ranger 2.5 TDI




    Amigos,

    Tenho reparado, pode ser paranóia minha, mas me digam se a de vcs é assim. A minha ranger 2.5 TDI, sempre que ligo, ao acelerar pra sair, se forçar um pouquinho, dá uma fumaçada meio branca, meio preta. Depois de bem aquecida, a fumaça diminui bastante, e não reparo nada de fumaça em rotações acima de 2500 giros. Isso é normal e eu to procurando defeito pra gastar dinheiro ou alguma coisa está errada mesmo?

    Abraços Rangerianos.
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Com o motor frio a fumaça é normal mesmo. Acima de 2500 rpm a pressão na admissão é maior e o motor admite mais ar mantendo uma proporção de ar x combustível mais adequada a ponto de queimar todo o diesel injetado.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Eduardo, aonde vc esta abastecendo? Qualquer posto ou tem apenas um local? Se for a segunda resposta, tenta mudar de posto por um ou dois tanques para ver se isso melhora. Agora estou abastecendo no posto texaco da 202 sul, diesel aditivado e tenho notado melhoras.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #4
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Com o motor frio a fumaça é normal mesmo. Acima de 2500 rpm a pressão na admissão é maior e o motor admite mais ar mantendo uma proporção de ar x combustível mais adequada a ponto de queimar todo o diesel injetado.

    Oba! Fico feliz então, minha Jubiraquinha está normal. Valeu Edin!
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

  • #5

    Red face

    E aí galera!
    Desculpe voltar neste assunto, mas o problema está me irritando. Sobre a fumaça, quando a ranger está fria. Fiquei intrigado, pesquisei aqui o fórum, perguntei a mecânico, daí, resolvi trocar o óleo, troquei o posto, troquei todos os filtros e a maldita fumaça tá lá, deixando a névoa na rua quando passo.
    Alguns dizem q é normal, outros que é queima insuficiente do diesel, outros q é a turbina, tem quem diga q é água no diesel, filtro de diesel, outros q é junta do cabeçote, outros ainda que é o ponto da BI.
    Vamos lá então: Ela não está soprando no duto da vareta de óleo, tem um meladinho de óleo no suspiro, pouca coisa mesmo, mas não sopra fumaça lá. Tb não perdeu potência, pelo contrário, a bichinha tá andando muito bem. Retirei as mangueiras da turbina, não tem óleo não, tá meio preto na boca da turbina, mas tá seco. Até pq quando comprei (menos de 10 meses), tinha acabado de instalar a turbina nova. Tá merejando um pouco de óleo na junta entre a BI e o motor, perto da tampa das válvulas. Ah, não baixa óleo não, que dizer, baixa bem pouco mesmo, depois de rodar uns 3000 km, completa com meio litro.
    O impressionante é que quando saio de casa, é o carro da sucam, fumaça branco, formando uma névoa no asfalto. Pego um trânsito de manhã, então ela vai soltando fumaça na cara de todo mundo, quando o trânsito se dissipa, e ela começa a embalar, vai acabando a fumaça. Quando chego no trabalho, já tá praticamente sem fumaça, quase normal. Só q o trajeto só tem uns 13 km. E quando saio direto na rodovia, ela anda uns 5 ou 7 km e para de fumacear.
    Então mestres rangeiros? Não quero mais cair na mão de mecânico picareta, ou ficar gastando e não resolver o problema, visto que só pra trocar óleo e filtros, já gatei 200,00 reais, mas ia ter que gastar isso mais pra frente mesmo. Em fim, o que pode ser isso?
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

  • #6
    Pequeno Jr (vizinho), dá uma luz ae????
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Então pode ser que o sistema de injeção esteja pedindo água ou uma revisão...
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Cara,

    So ia postar a noite qdo chegasse em casa, mas como tive que vir em Sobrado resolver umas coisa, lembrei de postar aqui uma coisa. Hoje cedo, estava deixando minha filha no colégio Instituto e vc passou. Cara, a sua está fumaçando muito, com fumaça branca e com cheiro de óleo queimado.

    AO passar do quebra-molas que fica entre o colégio e o prédio que moro simplesmente não deu para enxergar a traseira da tua Ranger. Será que vc rodando lá da tua casa até lá no instituto não era para ter acabado essa fumaça???

    COm base nos teus relatos, estou achando o seguinte:
    - Turbina aparentemente é zerada, então muito difícil de ser ela;
    - água no diesel é muito dificil senão vc estaria sentindo no rendimento dela, e vc disse que ela está andando bem;
    - Oleo e filtro de diesel tbm não iria fazer desta forma;

    Então, ao meu ver, so faltam duas coisas para verificar:

    - Bomba Injetora. A minha em Dezembro estava desta forma, parecia viatura da Sucam. Levei lá no Assis em Formosa e fiz pela primeira vez na historia da minha Ranger a Bomba Injetora. Gastei uma facada, mas está comepnsando pelo consumo e desempenho da mesma.

    - Se não for isso, vai teu problema está entre aneis de vedação e cabeçote.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #9
    Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Cara,

    So ia postar a noite qdo chegasse em casa, mas como tive que vir em Sobrado resolver umas coisa, lembrei de postar aqui uma coisa. Hoje cedo, estava deixando minha filha no colégio Instituto e vc passou. Cara, a sua está fumaçando muito, com fumaça branca e com cheiro de óleo queimado.

    AO passar do quebra-molas que fica entre o colégio e o prédio que moro simplesmente não deu para enxergar a traseira da tua Ranger. Será que vc rodando lá da tua casa até lá no instituto não era para ter acabado essa fumaça???

    COm base nos teus relatos, estou achando o seguinte:
    - Turbina aparentemente é zerada, então muito difícil de ser ela;
    - água no diesel é muito dificil senão vc estaria sentindo no rendimento dela, e vc disse que ela está andando bem;
    - Oleo e filtro de diesel tbm não iria fazer desta forma;

    Então, ao meu ver, so faltam duas coisas para verificar:

    - Bomba Injetora. A minha em Dezembro estava desta forma, parecia viatura da Sucam. Levei lá no Assis em Formosa e fiz pela primeira vez na historia da minha Ranger a Bomba Injetora. Gastei uma facada, mas está comepnsando pelo consumo e desempenho da mesma.

    - Se não for isso, vai teu problema está entre aneis de vedação e cabeçote.
    Éé? Quando for assim dá uma buzinada tá. Rs.

    Então caras, quando eu chego ali na decida do Colorado, vai diminuindo a fumaça. Quando chego no início da Asa norte, praticamente não tem mais fumaça.
    Hoje se eu tiver um tempinho, vou dar um pulo no mecânico pra ele dar outra opinião. Mas será que pode ser só uma regulagem na bomba? Pq meu amigo, essa rangerzinha tá me fazendo gastar viu. To até meio triste. E tudo começou com a maldita troca da correa dentada.
    Ah, outra coisa? Qual fica mais barato, anéis de vedação e cabeçote ou bomba injetora? Só pra eu ir rezando aqui.
    Abraços.
    4X4 Brasil
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

  • #10

    Unhappy

    Então rangeiros? Seguinte: Hoje saí do serviço e passei na oficina, o meca deu uma olhada na fumaceira, quer dizer, no que sobrou dela, pq quando eu cheguei na oficina, já não tinha mais fumaça. Daí esperei com ela um pouco desligada e liguei de novo. Fumou só um pouquinho branco, depois, dei umas aceleradas fortes e nada.
    Diagnóstico do meca: BICOS INJETORES DESREGULADOS OU PRECISANDO TROCAR OS ELEMENTOS.
    Segundo ele, não é bomba injetora, pq a pickup não perde potência, tb não é cabeçote, pois a fumaça para depois de um certo tempo. Filtros estão trocados. Assim, a explicação dele é que os bicos desregulados, ficam "mijando" diesel na câmara de combustão, quando ligo, dá excesso de diesel, que demora a queimar, depois de queimar o excesso, ela fica normal.
    E aí? Posso confiar no diagnóstico? Segundo ele o bombista vai cobrar uns 110,00 reais por bico, se tiver que trocar o elemento, somente regular, ele não sabe, e a mão de obra dele fica em 40,00 reais.
    Confio e mando fazer?
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

  • #11
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por duardobruno Ver Post
    Então rangeiros? Seguinte: Hoje saí do serviço e passei na oficina, o meca deu uma olhada na fumaceira, quer dizer, no que sobrou dela, pq quando eu cheguei na oficina, já não tinha mais fumaça. Daí esperei com ela um pouco desligada e liguei de novo. Fumou só um pouquinho branco, depois, dei umas aceleradas fortes e nada.
    Diagnóstico do meca: BICOS INJETORES DESREGULADOS OU PRECISANDO TROCAR OS ELEMENTOS.
    Segundo ele, não é bomba injetora, pq a pickup não perde potência, tb não é cabeçote, pois a fumaça para depois de um certo tempo. Filtros estão trocados. Assim, a explicação dele é que os bicos desregulados, ficam "mijando" diesel na câmara de combustão, quando ligo, dá excesso de diesel, que demora a queimar, depois de queimar o excesso, ela fica normal.
    E aí? Posso confiar no diagnóstico? Segundo ele o bombista vai cobrar uns 110,00 reais por bico, se tiver que trocar o elemento, somente regular, ele não sabe, e a mão de obra dele fica em 40,00 reais.
    Confio e mando fazer?
    Eduardo quem foi este bombista??

    Depois que conheci o Assis la de formosa, so levo para la. Muito bom de serviço. No meu caso, como tive que trocar a carcaça da Bomba injetora + bicos + limpeza de intercooler + regulagens + troca da correia dentada + regulagem de valvulas ficou tudo em R$ 2200,00. Lembrando que NUNCA fiz nada de bomba injetora na Ranger desde q tirada da autorizada em 1999.

    No sabado passado estive la para ver uma coisa na minha Ranger e na de um amigo 2.8 XLS. O serviço de regulagem ficou em R$150,00 pois so foi de recalibragem dos 4 bicos e colocar a Ranger no ponto.

    O Assis é que trabalha para todas as concessionárias FORD, GM, Nissan e Toyota do DF. Se vc deixa seu carro na autorizada para fazer serviço de Bomba, é para lá q eles mandam a sua bomba injetora.

    Como t disse, na minha o mesmo problema era isso tudo ai q escrevi, so que tinha um agravante pois a minha não estava andando nada, nada. Subia o colorado se arrastando a 80 e olhe la.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #12

    Wink

    Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Eduardo quem foi este bombista??

    Depois que conheci o Assis la de formosa, so levo para la. Muito bom de serviço. No meu caso, como tive que trocar a carcaça da Bomba injetora + bicos + limpeza de intercooler + regulagens + troca da correia dentada + regulagem de valvulas ficou tudo em R$ 2200,00. Lembrando que NUNCA fiz nada de bomba injetora na Ranger desde q tirada da autorizada em 1999.

    No sabado passado estive la para ver uma coisa na minha Ranger e na de um amigo 2.8 XLS. O serviço de regulagem ficou em R$150,00 pois so foi de recalibragem dos 4 bicos e colocar a Ranger no ponto.

    O Assis é que trabalha para todas as concessionárias FORD, GM, Nissan e Toyota do DF. Se vc deixa seu carro na autorizada para fazer serviço de Bomba, é para lá q eles mandam a sua bomba injetora.

    Como t disse, na minha o mesmo problema era isso tudo ai q escrevi, so que tinha um agravante pois a minha não estava andando nada, nada. Subia o colorado se arrastando a 80 e olhe la.

    Pois é Júnior, é isto que o mecânico está rebatendo. Ele diz que se fosse problema na bomba injetora, ela não estaria andando como está. Nem a fumaça sumiria depois de um tempo. A minha sobe o colorado a 120 km/h, se puxar quarta marcha. Formosa é meio contra mão pra mim, mas como o meca diz q posso andar um pouco com ela assim, to pensando em fazer uma pesquisa em outras oficinas. Hoje um amigo me disse que a a tal GIL MOTORES, na qd 13, pertence a um ex dono da casa da camionete. To pensando em dar uma passada lá e em Formosa.
    Abraço.
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade