x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22

Tópico: Tuchos Ranger

  • #1
    Usuário
    Entrada
    01/02/2008
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Tuchos Ranger




    Amigos,

    Sou novo aqui no fórum, mas já pude perceber q existem mtas pessoas soliárias com os novatos aqui....rsrsr!!! Então preciso da ajuda de vcs...


    Comprei uma ranger XLT 4.0 98 a um mês mais ou menos.... comprei ela e logo fiz uma viagem de 600km (de volta para minha atual cidade em SC)
    Até ai tudo bem, chegando em SC fui a uma oficina especializada em camionetes... Como a embreagem estava mto dura e patinando em subidas, ele constatou que o kit tinha partido dessa para uma melhor... então resolvi trocá-lo. A embreagem ficou uma maravilha, dai resolvi tbém fazer uma troca de óleo e filtro de óleo... e para nossa surpresa havia pouco mais de um litro de óleo no cárter, muito bem.. feita a troca, sai da oficina e estava indo para a casa quando comecei a escutar uns barulhos estranhos no motor, como se estivesse grilando.. quando percebi que a temperatura estava no vermelho. Parei na mesma hora e liguei para o mecânico que mandou o guincho levar o carro até a oficina. Chegando lá, mais uma triste constatação.... segundo ele havia um selo do motor furado e por isso o sistema de arrefecimento estava seco (detalhe o reservatório de água estava cheio). A explicação que ele me deu, é que quando seca a água do radiador, o mesmo tem que ser "sangrado" para tirar o ar das mangueiras... não adiantando só colocar água no reservatório. Pois bem, selo trocado... temperatura normal. Só que agora ela está com um barulho que parece mais uma máquina de escrever, segundo ele é um tucho... e também me disse que isso é normal. Só que esse tic-tic é bem forte e me "aborrece profundamente". Depois de escrever esse livro, eu vos falo... Vou ter que comprar protetores auriculares para andar de carro? rssr

    Agora eu pergunto, as informações que ele me forneceu procedem?
    Sobre a água do radiador? Tem que "sangrar mesmo"?
    Sobre os tuchos... Será que o que ocasionou o problema foi a temperatura ter subido demais? Ou a troca de óleo? Pois quando ela estava com um litro de óleo não fazia nenhum barulinho....


    Conto com a colaboração de vcs,
    Marcio

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Tem alguns motores que necessitam de sangria sim, porém não sei se é o caso do 4.0. Eu normalmente coloco água e uso o veículo normalmente de olho na temperatura e logo em seguida olho no reservatório se o nível baixou. Normalmente o ar vai saindo sozinho.

    Em relação aos tuchos tem que trocar. É difícil dizer se o desgaste pode ter sido ocasionado pela temperatura, porém pode ter auxiliado para isso com certeza.
    O ideal é fazer uma pesquisa paralela no www.comunidaderanger.com.br pois lá tem muito V6 e aqui tem muito diesel... Se eu tivesse uma V6 com absoluta certeza te diria como fazer o serviço todo, porém nesse motor só tenho a teoria técnica, então fico limitado a responder. De qualquer forma o ideal é tirar os cabeçotes e levantar todos os tuchos para ver como estão e se realmente necessitam substituição.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3

    tuchos hidráulicos

    Riberon,
    eh o seguinte... a V6 tem um comando de valvulas só. Eh no meio do bloco, entre os dois bancos de cilindros. P/ que as valvulas sejam acionadas, existem 12 varetas de aço com as cabeças redondas que tocam os ressaltos do eixo-comando. Na outra ponta a vareta encosta nos balancins que estao sobre o cabeçote. Cada balancim aciona um tucho, e o tucho aciona a valvula correspondente. O que "pega" eh que as tais varetas sao itens que se desgastam, e acabam por criar folgas e fazer o tal barulho de maquina de escrever. Para sua sorte, cada vareta custa R$ 16,00 reais, e vc consegue trocá-las com poucas horas de serviço. O mecanico vai querer te cobrar pelo serviço, pois tem que desmontar o corpo de borboletas e varias mangueiras p/ ter acesso a tampa do cabeçote. Mas a cosntataçao do defeito eh muito facil, pois basta vc medir cada vareta, e vc vai ver qual delas que desgastou e ficou menor. Muitas vzs, a ponta da vareta que é em forma de cogumelo, se desgastou, e vc pode ver nitidamente.
    Nao existe regulagens nos tuchos, pois eles sao hidráulicos, isso eh, o tamanho deles e dado pela pressao de oleo. Os tuchos sao na verdade cilindros que ficam no tamanho certo pela força da bomba de oleo. Por isso eh muito dificil o problema ser ai, pois se eles desgastarem, vaza oleo em tudo...
    abs

  • #4

    Barulho - tucho

    Oi colegas foristas,

    Aproveito o tópico para postar uma dúvida. Tenho uma ranger 09/10 -3.0- 28.000 kms rodados.O carro é meu desde zero e ainda está na garantia. Acontece - bem de vez em quando - de ouvir um barulho(TEC-TEC-TEC-TEC metálico) parecido com batida de tucho - em marcha lenta - bem nitido, inclusive distante do carro - ao estacionar o veículo na garagem (aguardando aqueles 45s para desligar) ou mesmo ao dar alguma "bangelinha" (ponto morto). Dando uma acelerada o barulho costuma sumir em seguida. Será que ele tem de fato algum tucho agarrando? Ou tucho que estica a corrente de comando tb com problema? Será que compensa mexer (sujeitando-se ao "risco cirurgico") ou isso não é estranho nesse tipo de motor. Qual opinião de vocês?
    Agradeço.

  • #5
    Eai pessoal,

    Cara minha ranger faz a mesma coisa, até antes de eu retirar o gnv nao fazia, e agora faz, e assm, quando eu ligo ela não faz, ai acelero ou ando um poco, deixo na lenta e escuta, mas se deixo um bom tempo na lenta ela para. Estou mesmo verificando co mu mecanico pra semana que vem abrir o motor e verificar este barulho, que é muito chato!
    Posto novidades assim que abri-lo.
    Abs
    Troller 2009 315/75/R17 VJ910 + Guincho 15.000 Kevlar + Chip + Lift 3"

  • #6
    Caro Cachoeira, infelizmente não é só vc que sefre o problema relatado. Tenho uma Ranger Limites 09/10, 3.0, 4x4, diesel, com 18 mil Km rodados, comprada zero. Logo nos primeiros mil Kms observei o mesmo tipo de barulho, como um tic-tac de máquina de escrever ou TEC-TEC-TEC-TEC metálico que vc tão bem descreveu. O barulho surge quando a caminhonete está parada e em marcha lenta, independente se o motor está frio ou quente, o tal ruído é intermitente e quando se acelera o carro, com conseqüente aumento da pressão do óleo, o barulho cessa, retornando em seguida. Pode aparecer hoje e só dar as caras daqui a alguns dias... Bom, quando fez 3 mil Km consegui mostrar o tal barulho na concessionária, falaram que era na corrente de comando, trocaram os tensores e isoladores da corrente no entanto não resolveu o problema.
    Um mês depois levei em outra conscessionária daqui de Brasília, a Slavieiro, que trabalha mais com caminhonetes e caminhões, tb consegui mostrar o barulho (por sorte), alegaram ser tuches mas que poderia ser resolvido com limpeza do motor e dutos de óleo e troca geral do óleo do motor (apesar de novo) c/ pouco mais de 3 mil km rodados. Resolveu? Não!!! Creio que o probelma realmente é nos tuches, algum deles deve está com problema e "descarrega" ocasionando o barulho. E olha que o barulho não é baixo, quando o carro está parado em um semáforo em baixa e começa o Tec-Tec-Tec sem fim, as pessoas até olham atravessadas pensando que a coisa vai explodir e voar peças pra todo lado... rs
    Isto é lamentável para um carro novo e dito "Raça Forte". Em função disso nunca a coloquei na estrada, até agora só dentro da cidade. Sábado passado, dia 26.03.11, abri reclamação no 0800 da Ford e uma nova OS na concessionária, estou no aguardo de novas orientações por parte deles.
    Vamos juntar forças e argumentos para uma solução tempestiva do nosso caso que é igual.
    Meu email é juarezpontes@bol.com.br, vamos nos comunicar. Abs.

  • #7
    Usuário Avatar de NGDaniel
    Entrada
    28/10/2009
    Local
    Do Brasil/
    Idade
    43
    Posts
    2,430
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Juarez Pontes Ver Post
    Caro Cachoeira, infelizmente não é só vc que sefre o problema relatado. Tenho uma Ranger Limites 09/10, 3.0, 4x4, diesel, com 18 mil Km rodados, comprada zero. Logo nos primeiros mil Kms observei o mesmo tipo de barulho, como um tic-tac de máquina de escrever ou TEC-TEC-TEC-TEC metálico que vc tão bem descreveu. O barulho surge quando a caminhonete está parada e em marcha lenta, independente se o motor está frio ou quente, o tal ruído é intermitente e quando se acelera o carro, com conseqüente aumento da pressão do óleo, o barulho cessa, retornando em seguida. Pode aparecer hoje e só dar as caras daqui a alguns dias... Bom, quando fez 3 mil Km consegui mostrar o tal barulho na concessionária, falaram que era na corrente de comando, trocaram os tensores e isoladores da corrente no entanto não resolveu o problema.
    Um mês depois levei em outra conscessionária daqui de Brasília, a Slavieiro, que trabalha mais com caminhonetes e caminhões, tb consegui mostrar o barulho (por sorte), alegaram ser tuches mas que poderia ser resolvido com limpeza do motor e dutos de óleo e troca geral do óleo do motor (apesar de novo) c/ pouco mais de 3 mil km rodados. Resolveu? Não!!! Creio que o probelma realmente é nos tuches, algum deles deve está com problema e "descarrega" ocasionando o barulho. E olha que o barulho não é baixo, quando o carro está parado em um semáforo em baixa e começa o Tec-Tec-Tec sem fim, as pessoas até olham atravessadas pensando que a coisa vai explodir e voar peças pra todo lado... rs
    Isto é lamentável para um carro novo e dito "Raça Forte". Em função disso nunca a coloquei na estrada, até agora só dentro da cidade. Sábado passado, dia 26.03.11, abri reclamação no 0800 da Ford e uma nova OS na concessionária, estou no aguardo de novas orientações por parte deles.
    Vamos juntar forças e argumentos para uma solução tempestiva do nosso caso que é igual.
    Meu email é juarezpontes@bol.com.br, vamos nos comunicar. Abs.

    Tem certeza que isso é no motor ?

    nao é ventuinha não.. as vezes a ventuinha faz esse barulho quando ela esta para travar (acionar).. é normal..

    Esse motor tem tucho hidraulico, nao bate tucho.. nem regulagem da..

    de qualquer forma, pelo que parece sua picape ainda esta na garantia.. é forçar a barra para arrumarem o problema...

    Quanto a viagens, acho que vc deveria fazer o contrário, principalmente se ainda esta na garantia.. se tiver algum problema, dependendo, só aparece na estrada..

    abs,
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
    ex-Ranger International NGD 3.0 Limited 4x4 163 cv

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Além das varetas, também pode ser a corrente que toca o comando de válvulas...
    Mas a chance de serem as varetas é bem maior (to falando do motor 4.0 gasolina... do diesel, não entendo nada...)
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #9
    Citação Postado originalmente por Juarez Pontes Ver Post
    ...Vamos juntar forças e argumentos para uma solução tempestiva do nosso caso que é igual.
    Meu email é juarezpontes@bol.com.br, vamos nos comunicar. Abs.
    OI Juarez...
    Entrei em contato pelo seu e-mail

    Aos demais foristas...
    Agradeço as idéias. Todas serão bem vindas e serão mais um ponto a observar...

    Sds.

  • #10

    Estraga?

    Oi colegas...

    Um motor, no momento em que ele bate tucho, ele está deteriorando alguma peça, ou seja, está comprometendo algum de seus componentes mecânicos? Ou estas batidas eventuais são insignificantes no comprometimento da vida util do motor?

    Grato a todos...

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Não sei se to falando besteira, mas é possivel o tucho "travar" e danificar o comando de válvulas... uma vez aconteceu isso no motor do meu antigo jeep (era o ohc 2.3).
    Abraço,
    Vinicius.
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #12

    Barulho motor nova Ranger 09/10

    [QUOTE=Juarez Pontes;1409002]Caro Cachoeira, infelizmente não é só vc que sefre o problema relatado. Tenho uma Ranger Limites 09/10, 3.0, 4x4, diesel, com 18 mil Km rodados, comprada zero. Logo nos primeiros mil Kms observei o mesmo tipo de barulho, como um tic-tac de máquina de escrever ou TEC-TEC-TEC-TEC metálico que vc tão bem descreveu. O barulho surge quando a caminhonete está parada e em marcha lenta, independente se o motor está frio ou quente, o tal ruído é intermitente e quando se acelera o carro, com conseqüente aumento da pressão do óleo, o barulho cessa, retornando em seguida. Pode aparecer hoje e só dar as caras daqui a alguns dias... Bom, quando fez 3 mil Km consegui mostrar o tal barulho na concessionária, falaram que era na corrente de comando, trocaram os tensores e isoladores da corrente no entanto não resolveu o problema.
    Um mês depois levei em outra conscessionária daqui de Brasília, a Slavieiro, que trabalha mais com caminhonetes e caminhões, tb consegui mostrar o barulho (por sorte), alegaram ser tuches mas que poderia ser resolvido com limpeza do motor e dutos de óleo e troca geral do óleo do motor (apesar de novo) c/ pouco mais de 3 mil km rodados. Resolveu? Não!!! Creio que o probelma realmente é nos tuches, algum deles deve está com problema e "descarrega" ocasionando o barulho. E olha que o barulho não é baixo, quando o carro está parado em um semáforo em baixa e começa o Tec-Tec-Tec sem fim, as pessoas até olham atravessadas pensando que a coisa vai explodir e voar peças pra todo lado... rs
    Isto é lamentável para um carro novo e dito "Raça Forte". Em função disso nunca a coloquei na estrada, até agora só dentro da cidade. Sábado passado, dia 26.03.11, abri reclamação no 0800 da Ford e uma nova OS na concessionária, estou no aguardo de novas orientações por parte deles.
    Vamos juntar forças e argumentos para uma solução tempestiva do nosso caso que é igual.
    Meu email é juarezpontes@bol.com.br, vamos nos comunicar. Abs.


    Pois é amigos,

    Dia 04.04.11, após os procedimentos acima relatados, fui convidado a levar minha viatura na concessionária Ford Slaviero aqui em Brasília para averiguação técnica. Foi constatado problema no sistema de distribuição e orientação da fábrica para troca de todo o sistema, composto de duas correntes de comando, engrenagens, polias, tencionadores, etc, etc, conforme diagrama anexo. As peças foram solicitadas à fábrica e chegaram hoje, data que deixei o carro para que sejam efetuados os serviços necessários -- dentro da garantia, com promessa de entrega amanhã dia 12.04.11.
    Postarei o resultado final após receber o carro e testá-lo à contento.



    Tuchos Ranger Arquivos Anexos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Comparativo: Hilux X Ranger X L200 X S-10
      Por Eduardo Eustaquio no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1317
      Última resposta: 17/03/2016, 12:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade