Powered by vBulletin

Ranger com eixo rígido e feixe de molas na dianteira

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
  • 25/01/2008, 16:01
    Edintruder
    Kim, o eixo da Rural teria que soltar as mangas e invertê-las ou virar de cabeça pra baixo (desaconselhável). Não lembro o eixo da band, mas é outra opção junto com suspensão e resto das traquitanas. A outra vantagem dos feixes é que não precisa de barra panhard.
  • 25/01/2008, 23:06
    Kim
    Opa Edintruder!

    O eixo da band é do mesmo lado da F75.

    Dá para inverter de lado a bola no eixo, sem deixar nada de cabeça para baixo.

    Se quiser colocar o eixo do troller, da para colocar os suportes de mola no chassi da F1000, é alinhar, furar o chassi e prender.
    O Donizete fez assim em uma F100 1951, a alaranjada do seguinte tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=26686

    É um pouco mais complicado, mais também fica bom.

    Sobre o suporte da F1000, explicando a grosso modo é uma chapa em "L" (no caso invertido)que vai presa ao chassi, algo bem funcional.

    Bem, são só idéias.

    Abraços.

    Kim.
  • 26/01/2008, 15:47
    TylerNTL
    [QUOTE=Edintruder;533430]
    Instala os suportes da barra estabilizadora e amortecedores, faz um cardam dianteiro novo, instalar uma panhard e está pronto para rodar. se colocasse o eixo compreto do Troller seria muito mais fácil.
    QUOTE]

    Já que as rodas não seriam independentes, seria necessário barra estabilizadora? O próprio eixo já não faria essa função?
  • 26/01/2008, 16:00
    Kim
    Oooo Thelmo!

    Acj ho que só ouve um problema de semântica.

    No Engesa/Troller são:

    Barras longitudinais, que fixam o dif. no chassi, trabalham em paralelo ao chassi e são duas por eixo.

    Panhard, trabalha em transversal ao chassi, é ligado a uma das longarinas do chassi em uma extremidade, e na outra extremidade no diferencial, também conhecida com barra estabilizadora, quando colocada em automóveis. A S10 tem um amortecedor que realiza essa função no eixo trazeiro, que é por feixe de molas.

    Abraços.

    Kim.
  • 26/01/2008, 16:11
    leobnaval
    Citação:

    Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro Edintruder!

    Particularmente, colocaria da pick-up estrada ou Montana, onde seria somente umas 3 lâminas, não esquecendo que se deve colocar espaçadores entre as lâminas (vide ranger trazeiros).

    só que a montana tem mola helicoidal tanto na dianteira quanto na traseira e a strada utiliza uma única mola e não feixes sendo esta uma mola plana.:concordo:

    Abraços
  • 26/01/2008, 16:20
    leobnaval
    [quote=Thelmo;534708]
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Instala os suportes da barra estabilizadora e amortecedores, faz um cardam dianteiro novo, instalar uma panhard e está pronto para rodar. se colocasse o eixo compreto do Troller seria muito mais fácil.
    QUOTE]

    Já que as rodas não seriam independentes, seria necessário barra estabilizadora? O próprio eixo já não faria essa função?

    concerteza um eixo completo do troller com molas helicoidais, barra estabilizadora, barras longitudinais, panhard, freios e AVM.
    seria bem mais fácil rápido e seguro.

    sobre a barra estabilizadora ela deve ser utilizada em eixos rígidos sim inclusive em alguns casos na traseira tambem pois ela tem a função principal de não deixar o veículo inclinar nas curvas ou seja mesmo eixo rígido um lado inclina mais que o outro numa curva (média a alta velocidade e depende também do ângulo da curva) a barra puxa o lado que tende a levantar dividindo a força em ambos lados da suspenção tanto direito como esquerdo e deixando o veículo mais estável e menos propenço a inclinação de carroceria.

    o lado ruim é que isto prejudica o curso da suspenção no off-road por isso fazem sistemas de engate para a barra poder ser anulada em trilhas o que significa mais curso de suspenção e portanto mais tração.

    Abraços
  • 26/01/2008, 16:46
    Edintruder
    Porém basta fazer um sistema para desligar a barra estabilizadora de um dos lados. A panhard é usada em suspensões de eixo rígido e molas helicoidais, com feixe de molas não é muito usado pois os feixes não permitem o movimento lateral do eixo, o que não ocorre com molas helicoidais.
    Falei com um cara que faz laudo para o Inmetro e ele disse que é só fazer que não tem problemas, é só pagar R$300,00 pelo laudo e as taxas do detran, o que fica próximo a R$500,00 tudo. Outra coisa que ele falou é que a altura máxima limite é 1,50m a partir da parte de baixo do farol, imagina!
    O meu pára-choque e todas as alterações estéticas deverão constar nos documentos do veículo (quebra-matos, etc...).
    Os pneus não teve ainda nenhuma alteração na legislação, a tolerância ainda consta como 2%, isso mesmo dois porcento, e não 13%...
  • 26/01/2008, 17:06
    TylerNTL
    Entendido.

    Quando perguntei eu estava imaginando uma barra estabilizadora normal de Ranger com bieletas coisa&tal.

    Imaginei que ficaria redundante já que vc teria o próprio eixo interligando as duas rodas.
  • 26/01/2008, 17:53
    leobnaval
    Edintruder em alguns casos como você mesmo disse a panhard deve ser utilizada para não permitir movimento lateral mesmo usando feixes, se estes estiverem muito arqueados ou eixos distantes do chassi.

    Thelmo quanto a barra estabilizadora poderá utilizar a original da ranger mesmo só modificando as bieletas e é bom usar ainda mais que ficará bem mais alta!

    se não me engano tem uma legislação que fala que o centro do pará-choque tem que estar a uma certa altura do solo, mas não lembro a altura maxima permitida.

    Abraços
  • 03/07/2017, 20:45
    rcarmelo
    Galera alguem pode me dizer sobre eixo rigido da cherokee da certo pois estou tentado em colocar um desses o que voces acham
  • 04/07/2017, 17:33
    dudu83
    Citação:

    Postado originalmente por rcarmelo Ver Post
    Galera alguem pode me dizer sobre eixo rigido da cherokee da certo pois estou tentado em colocar um desses o que voces acham

    problema e casar a relação
    ...
  • 08/07/2017, 22:50
    rcarmelo
    Citação:

    Postado originalmente por dudu83 Ver Post
    problema e casar a relação
    ...

    Qual seria o mais indicado o da Cherokee e Dana 30 3.73 do da ranger 35 3.73 será que não bate se eu passar o meu para eixo da Cherokee ou teria outro mais fácil alguém já fez aqui no fórum obrigado desde já
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:04.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy