x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 47
  • #1
    Usuário Avatar de amithai
    Entrada
    03/04/2004
    Local
    São José dos campos/SP
    Idade
    53
    Posts
    869
    Agradecimentos: 0

    Talking Powerstroke, tem veneninho caseiro?




    Agora EU tô querendo mexer no meu motor para aumentar a potência....e tantas vezes desaconselhei isso. Dá pra fazer que nem o 2.5, 9 voltas no TGV e meia na bomba???
    Desculpe ter criado esse tópico é que procurei e não achei nada para PS com TGV

    Abs

    Obrigado

  • #2
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    48
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Tem sim .. é so procurar o Rasch e colocar uns 200 cv nele.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #3
    Usuário Avatar de amithai
    Entrada
    03/04/2004
    Local
    São José dos campos/SP
    Idade
    53
    Posts
    869
    Agradecimentos: 0
    Sim, esta seria uma opção....claro.
    Mas e alguma coisa caseira tipo dar uma na bomba e uma volta no turbo? Acabei de dar uma volta na bomba e senti um pingo de diferença mas ele começou cheirar diesel dentro do carro....acho que tá vazando dos bicos....

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Respondi a MP, mas vou postar aqui para ficar o material para consultas futuras de outros foristas.

    1 - A bomba injetora do PS é idêntica ao HSD 2.5, mudando apenas alguns componentes internos. Eu não aconselho mexer na regulagem da tgv, pois ao aumentar o volume de diesel injetado reduz o tempo de resposta da turbina também reduzindo o "turbo lag".

    Abre o capô e olha por trás da BI (Bomba Injetora), verás um parafuso com uma capinha de pvc preto. Com uma chave de fenda fina tira isso e guarda pra engana a polícia depois... Por baixo dessa capa preta tem um anel de metal que trava a regulagem, com a mesma chave de fenda e muita paciência abre o anel e arranca ele. Com uma chave estrela 13mm afrouxa a porca e com uma chave de fenda pequena aperta o parafuso, mas é importante marcar a posição inicial para ter a base da "desregulagem" feita para poder ser desfeita caso opção. Segura a porca 13mm com a chave de boca e aperta o parafuso central. A minha eu abri 1,5 voltas, mas abre cerca de 1 volta completa e aperta a porca 13mm. liga o motor e notarás que ficou mais acelerado, então procura o parafuso de batente do acelerador na lateral da BI e faz o mesmo processo, porém a porca é 10mm e deverás destorcer o parafuso com o motor ligado para reguilar a marcha lenta.

    2 - Porém como já foi feito isso, e está cheirando a diesel, confere o retorno de diesel atrás
    da BI, pois pode ter afrouxado o retorno se forçar a chave contra a tubulação. Com o motor ligado confere se não está vazando óleo por alí.

    3 - Abre no máximo 1,5 voltas, mais que isso não sei dizer a tolerância pois nenhum bombista que conheço soube me dizer, porém existe um risco de quebra do eixo de ressaltos e came por caiço hidráulico. Acredito que até 2 voltas deve ir tranquilo, mas eu não abri tanto assim pra dizer que aguenta...

    O Osvaldo Ojaneri abriu tudo no Troller dele mas é o MWM 2.8.

    4 - Mais que isso é só trocar os bicos pelos do Rasch que na 2.8 deve ficar perto de 160 cvs se não passar fácil disso.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Usuário Avatar de amithai
    Entrada
    03/04/2004
    Local
    São José dos campos/SP
    Idade
    53
    Posts
    869
    Agradecimentos: 0
    Fala Ed, obrigado por responder. Não sei se vc conhece minha história mas meu carro é 2000 portanto com o motor 2.5 . Me irritei(ainda não sabia dos venenos) e troquei por um 2.8, tô com nota do motor, etc..e não sei se ele vai passar em vistoria para comprar e vender..bom como o carro tá no nome do meu pai e ele não me deixa vender, vou ficando com ele. Recentemente andei num carro de um amigo , 2.5 com algumas alterações(escape, turbo diferente, bomba mexida...segundo ele o cara abriu tipo uns giclês lá que ficaram arrombados..mas bico não sei se ele mexeu)e o carro do cara deixou o meu no chinelo....forte, respostas super rápidas, barulho bonito e uma fumaça, claro...mas não muita. Bom....meu PS sempre me deixou feliz, aí eu resolvi trocar meus pneus por uns 31. O carro ficou meio preso mas como não posso ficar trocando de pneus toda hora...tive que me contentar com carro um pouco preso. Não aguentei, peguei meu estepe e comprei mais 3 pneus 235 e coloquei tudo original de novo...mas não tive mais aquele prazer de acelerar o carro como eu tive na época que tinha acabado de colocar o 2.8. Pensei em voltar pros pneus 31 quando vi o carro do Felippeti e do Marco(q tem qté uma capota que quero colocar) mas o carro vai se prender...então pensei num veneninho....como vcs tavam falando TUDO de 2.5 de abrir bomba, voltas e voltas.....resolvi fazer nele....
    Meu carro tinha, no parafuso da bomba um anel de plástico preto....nem mexi nele, segurei com a chave de fenda e desapertei a porca um pouco, rodei o parafuso e acho que ele deu uma volta e uma volta e pouco e encostou. Resultado....achei que o carro melhorou um pouco a resposta da pisada, mais agressivo, mas não vi melhora em velocidade final(160, por ai) mas eu vi tb que ele não tava alcançando 4000 rpm....engrenado, claro....e tb de repente senti, por 2 vezes, numa viagem de itaipava pro Rio, cheiro de diesel na cabine com o ar ligado...aliás ar ligado o tempo todo e o carro esquentou. Como o carro já tinha dados uns esquentes numa viagem do Rio para São José dos Campos, especialmente nas subidas, assim de eu ter que maneirar mesmo(acho q foi pq um mané encheu o reservatório de água até a boca......isso me IRRITA...gente que ENCHE uma parada quando na própria coisa tem um limite MÁXIMO) ...e agora esquentou de novo, nem tanto mas com o ponteiro um pouco próximo do vermelho conforme eu mantinha o pé embaixo na subida de volta pro Rio na serra de Petrópolis.....aliviei e ele voltou ao normal...resposta rápida, mas sem velocidade final, cheirando diesel 2 vezes, não o tempo todo e esquentes....fui ver o reservatório e ele estava um pouco abaixo do mínimo....tudo bem, estava sem usar o cooler(já comprei hoje) .
    Minhas dúvidas são:

    1. Será que eu abri a bomba demais?
    2. Será que eu nem abri a bomba? Pq eu não retirei o plástico preto.
    3. Devo voltar o parafuso pro normal sob o risco de estar compromentendo motor e bomba?
    4. Devo mexer no TGV? Só pra saberem ,já desmontei meu TGV umas 15 vezes até o eixo e remontei e botei no lugar por causa de um zunido que eu não conseguia resolver..no final relevei e o zunido foi-se....só resta um pouquinho...ou seja sou craque em desmontar esse turbo que dirá rodar parafusinho , que aliás é um saco mexer nele.
    5. Não notei aumento da fumaça´, só cheiro de diesel(forte) dentro da cabine...ainda não acelerei ele parado com o capô aberto . Não notei vazamentos na bomba...só nos bicos....no meu sempre está sujo os dois da frente. Não vi vazamentos no retorno do diesel...me pergunto como alguém poderia desapertar inadvertidamente aquele retorno..eu sei que já teve um cara aqui que fez isso.

    Por favor me mandem respostas construtivas e não conservadoras e nem me mandem procurar o Maurício(pq já sei) e nem me falem que eu não deveria estar mexendo por minha conta....gostaria de saber o que eu fiz e o que aconteceu e o que pode ser feito só em termos de regulagem "as escuras" porque sei que tem gente muito capacitada aqui pra me responder e que desde já agradeço.

    Abs

    Amithai
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de amithai
    Entrada
    03/04/2004
    Local
    São José dos campos/SP
    Idade
    53
    Posts
    869
    Agradecimentos: 0
    E Ed, ele ficou um pouco acelerado....

    Agora, falando de TGV...o TGV , turbo de geometria variável, tem umas aletas que estão abertas em baixa(1500, 1600) e vão se fechando conforme a gente acelera. Com isso ele promove uma boa oferta de ar e pressão em baixas rotações. A regulagem fica por conta de dificultar o início e o curso do fechamento das aletas..quanto mais se aperta a regulagem, mais tempo o turbo fica com aletas abertas em todo o curso de aceleração(800 a 4500 rpm) e mais zunido ... e isso, com certeza acaba não sendo o ideal por que compromete a alta. O ideal seria um meio termo.É diferente do WG em que vc realmente controla a pressão com a regulagem....este TGV não tem válvula de alívio, não tem escapatória.....será que tô falando besteira....?
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Em relação ao TGV pelo que eu entendi é isso mesmo, porém note que a Ranger 2.5 tem diferenciais 4,55:1 e o 2.8 tem 4,1:1 o que resume em melhor aproveitamento da rpm útil do motor. Como a faixa de torque more em 3800 rpm, a partir daí só com banda de música, descida e vento a favor e se puder na banguela! Mesmo abrindo a bomba o rpm máximo fica limitado à isso aí, e a velocidade máxima fica a mesma co o 2.5 ou com o 2.8, dessa forma só melhora mesmo é a aceleração e retomadas.

    Se depois desse ajuste o motor ficou acelerado é porque realmente abriu mais o débito do diesel.

    Falei de afrouxar sem querer o retorno poi isso ocorreu na minha Ranger quando fiz, só notei quando cheguei em casa quando estava vazando diesel... Quando forcei a chave empurrei o cano e afrouxou o parafuso.

    Tem certeza que abriu 1,5 volta? A minha mal mexeu meia volta com o lacre.

    No lado da BI tem o parafuso que egula a rpm da lenta, n outro lado tem o parafuso que regula a rpm máxima. Recua esse parfuso cerca de 3 voltas e veja se melhorou a velocidade final, poispermite ue o motor atinja mais rpms, mas ainda assim estará com uma redução de torque devido a estar além de 3800 rpm.
    Com o motor solto e quente, aperta todo o acelerador e veja em qual rpm a bomba corta, a regulagem original corta em 4640 rpm, a minha deixei passando de 5000 rpm, mas retornei poi quando dava zerinho o giro passava de 4500 e avermelhava, etão deixei em 4800 rpm de corte para evitar que com carga o motor passe de 4400 com o pé fincado. Por exemplo, no meu vídeo do orkut (link na assinatura), na última volta e ré eu finquei o pé e deixei o rpm disparar, nota-se que realmente puxou mais, pois nas outras votas eu estava segurando o rpm pra não disparar muito. Depois desse vídeo eu abri mais meia volta e voltei a regulagem máxima. Nesse dia eu tinha 5000 rpm de máxima com o motor solto, uma volta na bomba injetora e 1,2 Bar na turbina.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    46
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por amithai Ver Post
    Fala Ed, obrigado por responder. Não sei se vc conhece minha história mas meu carro é 2000 portanto com o motor 2.5 . Me irritei(ainda não sabia dos venenos) e troquei por um 2.8, tô com nota do motor, etc..e não sei se ele vai passar em vistoria para comprar e vender..bom como o carro tá no nome do meu pai e ele não me deixa vender, vou ficando com ele. Recentemente andei num carro de um amigo , 2.5 com algumas alterações(escape, turbo diferente, bomba mexida...segundo ele o cara abriu tipo uns giclês lá que ficaram arrombados..mas bico não sei se ele mexeu)e o carro do cara deixou o meu no chinelo....forte, respostas super rápidas, barulho bonito e uma fumaça, claro...mas não muita. Bom....meu PS sempre me deixou feliz, aí eu resolvi trocar meus pneus por uns 31. O carro ficou meio preso mas como não posso ficar trocando de pneus toda hora...tive que me contentar com carro um pouco preso. Não aguentei, peguei meu estepe e comprei mais 3 pneus 235 e coloquei tudo original de novo...mas não tive mais aquele prazer de acelerar o carro como eu tive na época que tinha acabado de colocar o 2.8. Pensei em voltar pros pneus 31 quando vi o carro do Felippeti e do Marco(q tem qté uma capota que quero colocar) mas o carro vai se prender...então pensei num veneninho....como vcs tavam falando TUDO de 2.5 de abrir bomba, voltas e voltas.....resolvi fazer nele....
    Meu carro tinha, no parafuso da bomba um anel de plástico preto...(...)

    Como o carro já tinha dados uns esquentes numa viagem do Rio para São José dos Campos, especialmente nas subidas, assim de eu ter que maneirar mesmo(acho q foi pq um mané encheu o reservatório de água até a boca......isso me IRRITA...gente que ENCHE uma parada quando na própria coisa tem um limite MÁXIMO) ...e agora esquentou de novo, nem tanto mas com o ponteiro um pouco próximo do vermelho conforme eu mantinha o pé embaixo na subida de volta pro Rio na serra de Petrópolis.....aliviei e ele voltou ao normal...resposta rápida, mas sem velocidade final, cheirando diesel 2 vezes, não o tempo todo e esquentes....fui ver o reservatório e ele estava um pouco abaixo do mínimo....tudo bem, estava sem usar o cooler(já comprei hoje) .

    (...)

    Abs

    Amithai
    Aminthai;

    Li tua história sobre a Ranger, e achei muito interessante. Saliento duas coisas: Se você tem a Nota do motor, não tem o que a vistoria encher a paciência. Pode encher no caso do meu "Ovinho" que eu troquei o motor algum tempo atrás e nem nota eu tenho.

    Com relação aos "esquentes" da tua Ranger, não é normal, ainda mais se tratando de Ranger! Esse consumo louco de água também é meio estranho...O melhor é fazer uma revisão completa no sistema e se certificar que em nenhum desses esquentes, queimou junta do cabeçote.

    Pelo que você descreveu, se todo o resto do conjunto estiver ok (compressão, cabeçote, válvulas), uma boa limpeza no conjunto bomba e bicos costuma dar bons resultados.

    Um abraço e Feliz natal

    Ah, e não esqueça que a tua Ranger tem o diferencial mais curto que o da PS 2,8L.
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de amithai
    Entrada
    03/04/2004
    Local
    São José dos campos/SP
    Idade
    53
    Posts
    869
    Agradecimentos: 0
    Alo galera...coisa que vcs não tão sabendo...meu diferencial eh 1:4.1 porque ele eh original do motor a gasolina pq meu carro era 4x2 e comprei todo o conjunto 4x4 de um motor a gasolina...então ficou essa a relação...mas realmente continua sendo mas curto que o 2.8.
    Ed, não sei se rodei uma volta ou uma volta e meia...o parafuso eh meio escondido, meu filho tava dentro do carro que tava um forno e ele chorava....acho que rodei pq o carro ficou um pouco acelerado....
    Desculpe a pergunta ridicula mas como eu sei que a bomba cortou a rpm? O carro não acelera mais?
    Se eu mexer no parafuso de alta e colocar num determinado ponto, eu estou cortando a rpm ou a bomba corta num determinado ponto setado pra ela cortar...tipo se eu deixo o parafuso de alta bem frouxo....a bomba vai a 5000 ou ela corta por ela? Mais uma vez...o parafuso é que corta a RPM?
    Qual a consequência se eu abrir demais a bomba.., fumaça? Não vi muita fumaça... Torque e elasticidade(parece que melhorou)...será que abri pouco? Abro até esfumaçar mais?
    O turbo deixo quieto?
    Em relação aos esquentes , sou ignorantemente e estupidamente partidário do fato que carro quando já tem idade se vc ficar fazendo revisão é melhor comprar logo um novp....o meu eu , estupidamente , espero quebrar...sei que estou errado mas não sinto que ficarei curado....

    abs e obrigado
    4X4 Brasil

  • #10
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    46
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por amithai Ver Post
    Alo galera...coisa que vcs não tão sabendo...meu diferencial eh 1:4.1 porque ele eh original do motor a gasolina pq meu carro era 4x2 e comprei todo o conjunto 4x4 de um motor a gasolina...então ficou essa a relação...mas realmente continua sendo mas curto que o 2.8.

    (...)

    Em relação aos esquentes , sou ignorantemente e estupidamente partidário do fato que carro quando já tem idade se vc ficar fazendo revisão é melhor comprar logo um novp....o meu eu , estupidamente , espero quebrar...sei que estou errado mas não sinto que ficarei curado....

    abs e obrigado
    Amithai;

    Tem umas Ranger 2.8 que andou saindo com diferencial 3,73:1. Não sei precisar o ano, mas acho que foi a partir do 2002/2003. Já experimentei as duas. Eram diferentes em comportamento. A 3,73 era mais lerda para arrancar, mas andava melhor na estrada (o motor não andava em altas rpm´s).

    No seu caso acho que o grande problema muito mais do que pneus e/ou veneno (pelo que vi, você voltou aos 235 originais) é bomba e bico. É um serviço de manutenção que objetiva mesmo melhorar o consumo, ajustar a bomba e por consequência, melhorar desempenho. Ai talvez nem sinta falta do "veneno".

    Um grande abraço e um excelente Natal!

  • #11
    Usuário Avatar de Jera
    Entrada
    14/04/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    39
    Posts
    4,046
    Agradecimentos: 0
    de uma pesquisada nesse pessoal!!

    http://www.motorheadperformance.com.br/1472/index.html

    acho que o dalmolin vai pirar!!! mwm sprint!!

    veja oq um cara q fez o serviço numa defender com um motor 2.5 e dps passou pra 2.8 (kit)

    ""Não foi mechido no radiador... a minha mesmo original, apertando o acelerador por longas distancias nunca mecheu o ponteiro da temperatura...

    lembrando que eu não uso nem usava aquela proporção de agua/ aditivo... sempre 60% de aditivo e 40% de agua....


    esse problema eu nunca tive...

    usavamos o intercooler original mesmo... mas mudamos ele para baixo, naquela "boca do parachoque"...

    ela andou muito tempo com 2,5 litros preparada rodando com 250 cv aferidos....

    essa potecia se deu ao otimo retrabalho de cabeçote (2,100 reais) turbina "gringa" turbo chager, .40/.60 ( 3500 reais) coletor de escape tubular em aço inox (1,300), tubulaçào de admissão em inox ( 500,00) escape 4" em inox (500,00), retrabalho de bomba injetora e bicos (1,500), filtro k&n (270,00), bomba eletrica de combustivel, vauvula, e dosador HP (500,00), manometros autometer (boost, fuel, pyrometer, 980,00)e quatro horas de dinamometro ( 480 reais)...

    ai depois de um ano rodando com ela 2,5... sem nenhum problema de aquecimento ou vazamento (uma surpresa por ser HSD), não baixava mais oleo, e ate o consumo melhorou... devido ao fato de motor trabalhar muito livre...

    ai eu me empolguei em comprar um kit da 2,8 (girabrequim, aneis bielas e pistões... e montei lah... subiu 30 cv... mais uma hora de dinamômetro 120,00 e o kit 2,8 4,500...

    lembrando que a 2,5 original tinha 115 e foi pra 250 e a 2,8 tem 135 e foi pra 280...

    mas depois tive uns problemas com a crise agrícola e tive que vende-la para honrar alguns compromissos...

    Mas ficou muito show... se vc quiser te mando as fotos e vou procurar onde esta o CD com os resultados do dinamômetro...

    custou caro mas ficou show...

    lógico que o mwm responde muito melhor a preparação e com menos investimento...

    um colega meu fez na mesma oficina uma f250, apenas com uma turbina biagio maior, coletor de escape, escape e retrabalho da bomba injetora... a 250 foi de 180 pra 370 cv... no motor... ""

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Faz tempos que não aparecias por aqui. Claro que eu lebro de ti aqui, usei como referências algumas vezes pela troca do motor e instalação do 4x4.
    Lembras do custo disso tudo?
    A BI na verdade funciona como um ajustador de rpm conforme a posição do pé, só tens 100% da rpm com o pé 100% no fundo. Então essa limitação no caso da bomba bosch é feita pelos batentes em cima da BI em frente da válvula LDA. Se deixares a regulagem de forma que o acelador dê mais cursos ela dá mais rpm. Podes colar o pé que a rpm máxima não vai passar do estipulado pela regulagem que estiiver na BI.

    Citação Postado originalmente por amithai Ver Post
    Alo galera...coisa que vcs não tão sabendo...meu diferencial eh 1:4.1 porque ele eh original do motor a gasolina pq meu carro era 4x2 e comprei todo o conjunto 4x4 de um motor a gasolina...então ficou essa a relação...mas realmente continua sendo mas curto que o 2.8.
    Ed, não sei se rodei uma volta ou uma volta e meia...o parafuso eh meio escondido, meu filho tava dentro do carro que tava um forno e ele chorava....acho que rodei pq o carro ficou um pouco acelerado....
    Desculpe a pergunta ridicula mas como eu sei que a bomba cortou a rpm? O carro não acelera mais?
    Se eu mexer no parafuso de alta e colocar num determinado ponto, eu estou cortando a rpm ou a bomba corta num determinado ponto setado pra ela cortar...tipo se eu deixo o parafuso de alta bem frouxo....a bomba vai a 5000 ou ela corta por ela? Mais uma vez...o parafuso é que corta a RPM?
    Qual a consequência se eu abrir demais a bomba.., fumaça? Não vi muita fumaça... Torque e elasticidade(parece que melhorou)...será que abri pouco? Abro até esfumaçar mais?
    O turbo deixo quieto?
    Em relação aos esquentes , sou ignorantemente e estupidamente partidário do fato que carro quando já tem idade se vc ficar fazendo revisão é melhor comprar logo um novp....o meu eu , estupidamente , espero quebrar...sei que estou errado mas não sinto que ficarei curado....

    abs e obrigado
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade