Depois de uma ida à oficina minha Ranger voltou sem aquela peça redonda onde você bombeia diesel para o filtro depois de drenar a água.
Lembro de uma vez um trocador de óleo comentou que quando trocava o filtro de diesel não precisava encher ele de combustível, pq o motor tinha um dispositivo que enchia automaticamente.
A uns 10 dias troquei óleo e filtros e fiz este teste. Colocamos o filtro vazio e toque a chave. O motor pegou, funcionou por uns 10s com um barulho diferente e depois voltou ao normal.
A dúvida é a seguinte esta peça que está faltando é realmente necessária?
Eu não poderia drenar o filtro e depois ligar o motor normalmente?
Não é aconselhável fazer isso pois a bomba pode sofrer algum desgaste acentuado durante a passagem do ar. Se por um acaso ficar com muito ar na bomba e o motor morrer, quem sofre é a bateria e o arranque.
Na minha sempre encho e dreno o ar do filtro antes de bater arranque depois da troca do filtro. Se essa peça existe é porque algum motivo o fabricante a instalou...
A Ranger 2.8 não tem mais esse sistema, mas na dúvida eu não arrisco...