x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1

    "resetando" Ranger Eletronica




    Pessoal

    Ontem estive numa autorizada pra ver um problema no carro de minha esposa enquanto esperava conversei com um mecanico que me ensinou a dar um reset no modulo tanto da ranger quanto de qualquer outro ford
    Deve-se deligar a bateria e juntar as duas pontas dos cabos (longe da bateria) em seguida aguarda algum tempo e monta novamente na bateria assim a memoria é limpa.
    Ele recomendou fazer isso apos os primeiros 10 mil km e depois de tudo montado deve-se ligar o carro e deixa-lo ligado por no minimo 15 minutos para o modulo pegar novamente os parametros e informações necessarias ao bom funcionamento do motor e seus componentes.

    Fiz esse teste pois caso ainda não saibam continuo com o problema de a 4x4low funcionar e depois de dois dias para de funcionar, dai vou a caixa de fusivel, tiro o respectivo e coloco-o novamente e a 4x4low volta na hora a funcionar. Meu raciocinio é que os componentes em si, motor e modulo do 4x4 estão funcinando, mas o modulo do carro ainda não reconheceu como sendo peças novas e volta a repetir o problema ou anular o componente.

    Acho esse procedimento igual a um defrag do windows onde voce faz uma limpeza na memoria,ou o botão de reset do celular deixando tudo como veio de fabrica. Oque voces acham?
    Abraços
    Marcelo
    Kia Sorento 2.5 crdi tgv 170 cv

  • #2
    Citação Postado originalmente por MarBO Ver Post
    Pessoal

    Ontem estive numa autorizada pra ver um problema no carro de minha esposa enquanto esperava conversei com um mecanico que me ensinou a dar um reset no modulo tanto da ranger quanto de qualquer outro ford
    Deve-se deligar a bateria e juntar as duas pontas dos cabos (longe da bateria) em seguida aguarda algum tempo e monta novamente na bateria assim a memoria é limpa.
    Ele recomendou fazer isso apos os primeiros 10 mil km e depois de tudo montado deve-se ligar o carro e deixa-lo ligado por no minimo 15 minutos para o modulo pegar novamente os parametros e informações necessarias ao bom funcionamento do motor e seus componentes.

    Fiz esse teste pois caso ainda não saibam continuo com o problema de a 4x4low funcionar e depois de dois dias para de funcionar, dai vou a caixa de fusivel, tiro o respectivo e coloco-o novamente e a 4x4low volta na hora a funcionar. Meu raciocinio é que os componentes em si, motor e modulo do 4x4 estão funcinando, mas o modulo do carro ainda não reconheceu como sendo peças novas e volta a repetir o problema ou anular o componente.

    Acho esse procedimento igual a um defrag do windows onde voce faz uma limpeza na memoria,ou o botão de reset do celular deixando tudo como veio de fabrica. Oque voces acham?
    Primeiro: O defrag do Windows não limpa a memória e sim organiza o disco colocando dos dados em seqüência pra facilitar a leitura.

    Segundo: Não acredito nisso não. Nos outros veículos, para apagar os dados da memória não volátil tem que usar um scaner com o programa específico compatível com o módulo do motor.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Isso é de praxe em qualquer veiculo. Ao desconectar a bateria e encostar o cabo positivo no cabo negativo da bateria, voce descarrega todos os capacitores que podem ter carga. Assim, toda memória volátil será resetada (por exemplo, programação de alarme). Mas a memória não volatil (como o programa da injeção eletrônica) não será apagada. O que geralmente acontrece é que em sistemas com eletronica embarcada, existe memória não volátil (programação de fábrica) e memória volátil (parametros que a ECU aprendeu do estilo de dirigir, ultimos erros). Dependendo do que ela gravou, pode ser interessante resetar, acho que mal não vai fazer, mas não espere melhoras significativas.

  • #4
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post

    Segundo: Não acredito nisso não. Nos outros veículos, para apagar os dados da memória não volátil tem que usar um scaner com o programa específico compatível com o módulo do motor.
    Walter;

    O pior é que isso (resetar desligando a bateria) acontece e funciona mesmo! Funcionou com minha Ranger e com um Golf que tive. Andei uns 6 meses com o motor falhando (relê de potencia defeituoso) e os bicos injetores sujos e quando mandei arrumar o carro (acompanhei o serviço), por mais que tenha se apagado a memória do módulo, o motor funcionou perfeitamente, sem falhas, mas estabilizou a marcha lenta em 1800 rpms. A solução? Desligar a bateria e deixar o carro desconectado por 24 horas. Funcionou direitinho. Nunca mais deu um probleminha sequer.

    Um abraço

  • #5
    Amigos isso só é para fazer se tem algum problema ou é bom fazer de qualquer jeito?E o alarme de fábrica, para?Abraços...

  • #6
    Olá, pessoal.

    A memória não volátil armazena as tabelas e os parâmetros padrão. Só pode ser alterada por módulo de programação.

    Mas o sistema é adaptativo e se ajusta às condições de funcionamento, armazenando os dados que "aprendeu" na memória volátil (KAM - KEEP ALIVE MEMORY).

    Para "zerar" a memória volátil é suficiente desligar a bateria por mais de 15 minutos - o mesmo efeito de juntar os cabos.

    Se houver algum desajuste no funcionamento - principalmente depois de alguma troca de componente - é interessante fazer este "reset" da memória. O módulo vai utilizar a tabela padrão e fazer os ajustes com o uso normal. É importante não ter nenhum acessório (ar condicionado, principalmente) ligado na partida. Depois que a marcha lenta estabilizar (normalmente não leva nem 2 minutos), já pode sair. O comportamento do motor pode ficar um pouco estranho, pois o módulo vai estar coletando dados e estabelecendo novos parâmetros para o motor.

    MarBo, talvez o motor de acionamento do 4x4 esteja precisando de uma pequena regulagem de posição. O módulo GEM lê a posição da engrenagem no acionamento do 4x4. É possível que o motor não esteja atuando em uma faixa visível, aí o módulo perde a posição e acusa o defeito. Quando você "zera" a memória, o módulo começa tudo de novo, porque "esqueceu" o defeito anterior. Este fim de semana vou desmontar meu motor do 4x4 para uma revisão e vou tirar umas fotos p'rá postar.

    Um abraço.

  • #7
    Citação Postado originalmente por MarBO Ver Post
    Pessoal

    Ontem estive numa autorizada pra ver um problema no carro de minha esposa enquanto esperava conversei com um mecanico que me ensinou a dar um reset no modulo tanto da ranger quanto de qualquer outro ford
    Deve-se deligar a bateria e juntar as duas pontas dos cabos (longe da bateria) em seguida aguarda algum tempo e monta novamente na bateria assim a memoria é limpa.
    Ele recomendou fazer isso apos os primeiros 10 mil km e depois de tudo montado deve-se ligar o carro e deixa-lo ligado por no minimo 15 minutos para o modulo pegar novamente os parametros e informações necessarias ao bom funcionamento do motor e seus componentes.

    Fiz esse teste pois caso ainda não saibam continuo com o problema de a 4x4low funcionar e depois de dois dias para de funcionar, dai vou a caixa de fusivel, tiro o respectivo e coloco-o novamente e a 4x4low volta na hora a funcionar. Meu raciocinio é que os componentes em si, motor e modulo do 4x4 estão funcinando, mas o modulo do carro ainda não reconheceu como sendo peças novas e volta a repetir o problema ou anular o componente.

    Acho esse procedimento igual a um defrag do windows onde voce faz uma limpeza na memoria,ou o botão de reset do celular deixando tudo como veio de fabrica. Oque voces acham?
    Marbo, o 4x4low, só engata se vc estiver com 0Km/h e como pé na embreagem, no momento o meu 4x4 low não esta engatando, pois o sensor de velocidade esta pifado, e ficará assim por mais um mes e economisar essa km, no seu caso deve ser o sensor de embreagem pifado, pois depende apenas destes dois pre-requisitos para que a low seja engatada, tenta fazer uma ligação direta no sensor pra ver se não funciona.

    []'s,
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Corrigindo, o 4x4low entra a velocidades inferiores À 7km/h com freio e embreagem acionadas, não necessariamente a 0km/h. Em diversas situações eu venho em 4x4 hi e passo para 4x4low ainda andando, ao debrear e freiar ele libera dois bloqueios, porém só reduz quando o módulo recebe a velocidade menor que 7km/h e o Low entra ainda em movimento. Assim como em setrada com chuva ou em estrada de saibro, quando aciono o 4x4hi eu tenho que reduzir a velocidade abaixo de 90km/h para entrar o 4x4, pois acima de 90 não aciona...
    Se o sensor da ebreagem na Ranger estiver com problemas o motor de arranque não dá partida.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    45
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    (...)

    Se o sensor da ebreagem na Ranger estiver com problemas o motor de arranque não dá partida.
    A minha dá a partida sem pisar na embreagem...

    Abraços

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Todas as 2.5 pelo menos eu sei que tem que pisar na embreagem. As outras então fico devendo.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    As 2005 pra k. a low tem que parar o carro e a Hi tem que ser abaixo de 70km ...

    []'s,
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #12
    Ué, a minha ligava o H nas velocidades abaixo de 90.Lembro ate um dia que testei, com 85 no velocimentro e ela entrou normalmente.Pra desativar, tem q estar abaixo de 90 tambem...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade