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Coifa do cardã dianteiro da Ranger

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  • 03/02/2008, 22:31
    ANTONIO MARIA
    Coifa Cardan Da Junta Deslizante Ranger
    CAROS AMIGOS, SOU NOVO NO FÓRUM 4X4, MAS GOSTARIA DE TROCAR ALGUMAS PALAVRAS COM QUEM JÁ TENHA SOFRIDO COM A COIFA DO CARDAN DIANTEIRO DA RANGER.
    O FATO É QUE É UM ERRO DE ENGENHARIA DA FABRICANTE DA CAIXA DE REDUÇÃO AMERICANA, POIS SOMENTE ALGUÉM QUE NÃO TENHA EXPERIÊNCIA COM 4X4 FARIA UM PROJETO DESSES, UMA COIFA EM UM LOCAL TÃO IMPORTANTE E VOLTADA PARA FRENTE DO VEÍCULO, SUJEITA A RASGAR ATÉ POR PEQUENOS IMPACTOS DE PEDRINHAS E ASSIM ENTRAR AREIA NA TRIPOIDE E ESMERILHAR AS ESFERAS E SEDES INUTILIZANDO A PEÇA.
    PASSEI POR ESSA TRISTE EXPERIÊNCIA RECENTEMENTE E AINDA ESTOU ANALISANDO A MELHOR MANEIRA DE SOLUCIONAR, PORQUE FALEI EM ANALISE, É PORQUE COMPRAR UMA COIFA NOVA NÃO É A SOLUÇÃO DEFINITIVA, POIS EXISTE A GRANDE POSSIBILIDADE DE EM POUCO TEMPO ELA RASGAR POR N MOTIVOS, E A PESSOA ESTAR PENSANDO QUE PELO FATO DE TER COLOCADO UMA COIFA NOVA TENHA RESOLVIDO, E SÓ PERCEBE QUE NÃO RESOLVEU QUANDO COMEÇA A DAR ESTALOS NOVAMENTE, POR PERDER A GRAXA..
    FIQUEI CURIOSO COM UMA INFORMAÇÃO DE GUIGA GARRIDO, NESTE FORUM, QUE ADAPTOU O CARDAN DO TROLLER E NÃO TERÁ MAIS PROBLEMAS COM COIFAS. ENVIEI MENSAGEM PARA ELE, PARA SABER O QUE EXATAMENTE ELE FEZ E SE ELE PODE ENVIAR FOTOS, REPASSAREI APÓS A RESPOSTA.
    ESTOU VERIFICANDO A MELHOR POSSIBILIDADE DE SOLUCIONAR O PROBLEMA. JÁ COLOQUE 3 COIFAS SANFONADAS SPICE E TODAS RASGARAM, IMAGINO QUE FOI PORQUE ELAS FICARAM COM A SANFONA MUITO FORÇADA, DIGO FECHADA, E O ATRITO DA BORRACHA COM BORRACHA POR CAUSA DO VAI-VEM DO EIXO DENTRO DA HOMOCINETICA PROVOCA AQUECIMENTO E ROMPIMENTO DA COIFA. NÃO CONHEÇO OUTRO MODELO DE COIFA QUE FIQUE LEGAL, JÁ OUVI FALAR DA COIFA DA L200, E QUE TAMBÉM ELA ROMPEU. UM COLEGA ME DEU A SOLUÇÃO DE FAZER SOBRE MEDIDA UMA COIFA DE COURO, PODE ATÉ DAR CERTO...NÃO TESTEI.
    GOSTARIA QUE ALGUÉM COMENTASSE, SE ESTOU CERTO SOBRE O ROMPIMENTO DA COIFA, E SE DÁ PARA UTILIZAR OUTRA SOLUÇÃO.
    NÃO COLOQUEI A PEÇA NOVAMENTE PORQUE COMPREI UMA HOMOCINETICA NOVA E ENQUANTO NÃO AVALIAR A MELHOR MANEIRA DE PROTEGER CONTINUAREI 4X2.

    GRATO
    ANTONIO MARIA
    03/02/08.
  • 03/02/2008, 22:47
    Pequeno jr
    Antonio .. bem vindo ao fórum.

    Seria bom vc colocar o Ano/modelo da tua Ranger.

    Boa sorte na empreitada e mantenha-nos informados
  • 03/02/2008, 23:13
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por ANTONIO MARIA Ver Post
    CAROS AMIGOS, SOU NOVO NO FÓRUM 4X4, MAS GOSTARIA DE TROCAR ALGUMAS PALAVRAS COM QUEM JÁ TENHA SOFRIDO COM A COIFA DO CARDAN DIANTEIRO DA RANGER.
    O FATO É QUE É UM ERRO DE ENGENHARIA DA FABRICANTE DA CAIXA DE REDUÇÃO AMERICANA, POIS SOMENTE ALGUÉM QUE NÃO TENHA EXPERIÊNCIA COM 4X4 FARIA UM PROJETO DESSES, UMA COIFA EM UM LOCAL TÃO IMPORTANTE E VOLTADA PARA FRENTE DO VEÍCULO, SUJEITA A RASGAR ATÉ POR PEQUENOS IMPACTOS DE PEDRINHAS E ASSIM ENTRAR AREIA NA TRIPOIDE E ESMERILHAR AS ESFERAS E SEDES INUTILIZANDO A PEÇA.
    PASSEI POR ESSA TRISTE EXPERIÊNCIA RECENTEMENTE E AINDA ESTOU ANALISANDO A MELHOR MANEIRA DE SOLUCIONAR, PORQUE FALEI EM ANALISE, É PORQUE COMPRAR UMA COIFA NOVA NÃO É A SOLUÇÃO DEFINITIVA, POIS EXISTE A GRANDE POSSIBILIDADE DE EM POUCO TEMPO ELA RASGAR POR N MOTIVOS, E A PESSOA ESTAR PENSANDO QUE PELO FATO DE TER COLOCADO UMA COIFA NOVA TENHA RESOLVIDO, E SÓ PERCEBE QUE NÃO RESOLVEU QUANDO COMEÇA A DAR ESTALOS NOVAMENTE, POR PERDER A GRAXA..
    FIQUEI CURIOSO COM UMA INFORMAÇÃO DE GUIGA GARRIDO, NESTE FORUM, QUE ADAPTOU O CARDAN DO TROLLER E NÃO TERÁ MAIS PROBLEMAS COM COIFAS. ENVIEI MENSAGEM PARA ELE, PARA SABER O QUE EXATAMENTE ELE FEZ E SE ELE PODE ENVIAR FOTOS, REPASSAREI APÓS A RESPOSTA.
    ESTOU VERIFICANDO A MELHOR POSSIBILIDADE DE SOLUCIONAR O PROBLEMA. JÁ COLOQUE 3 COIFAS SANFONADAS SPICE E TODAS RASGARAM, IMAGINO QUE FOI PORQUE ELAS FICARAM COM A SANFONA MUITO FORÇADA, DIGO FECHADA, E O ATRITO DA BORRACHA COM BORRACHA POR CAUSA DO VAI-VEM DO EIXO DENTRO DA HOMOCINETICA PROVOCA AQUECIMENTO E ROMPIMENTO DA COIFA. NÃO CONHEÇO OUTRO MODELO DE COIFA QUE FIQUE LEGAL, JÁ OUVI FALAR DA COIFA DA L200, E QUE TAMBÉM ELA ROMPEU. UM COLEGA ME DEU A SOLUÇÃO DE FAZER SOBRE MEDIDA UMA COIFA DE COURO, PODE ATÉ DAR CERTO...NÃO TESTEI.
    GOSTARIA QUE ALGUÉM COMENTASSE, SE ESTOU CERTO SOBRE O ROMPIMENTO DA COIFA, E SE DÁ PARA UTILIZAR OUTRA SOLUÇÃO.
    NÃO COLOQUEI A PEÇA NOVAMENTE PORQUE COMPREI UMA HOMOCINETICA NOVA E ENQUANTO NÃO AVALIAR A MELHOR MANEIRA DE PROTEGER CONTINUAREI 4X2.

    Em minha opinião você está errado. A coifa dura muito, a minha tem 160.000Km e 6 anos. Nunca deu problema nenhum e no estado que se encontra deve rodar muito ainda. Deve durar o mesmo que a junta.
    Essa coifa não tem nada de mais a não ser o fato que ela fica praticamnete dentro da junta e bem protegida. Com esse eixo gira numa velocidade muito grande não adianta colocar uma comum que é montada externamente. Basta uma pelota de graxa dentro pra forca centrifuga destruir. Além do mais a original não custa tão caro assim.

    Uma vez que a Ranger não tem roda livre, o cardan gira o tempo todo. Com o tempo a força centrifuga vai expulsando a graxa de dentro. Na minha Ranger é visível a marca que a graxa deixa no chassi e no piso da cabine. De tempo em tempo tem que engraxar e o que estraga a coifa em minha opinião é o jato de agua de alta pressão dos postos. Esses postos que usam jato de agua são especialistas em rasgar as coifas dos pivôs e das juntas homocinéticas principalmente se a lavagem vai acompanhada de produtos que atacam as borrachas.
  • 11/02/2008, 08:19
    Bandinho
    Quando se compra a homocinética do cardã(paralelo) ela já vem com a ponteira de estria, pergunto pra trocar é necessário serviço de troneiro pra soldar a nova ponteira no eixo, ou saca a junta da ponteira nova e coloca na usada? Desprezo a ponteira nova?
    Grato
  • 11/02/2008, 09:34
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Bandinho Ver Post
    Quando se compra a homocinética do cardã(paralelo) ela já vem com a ponteira de estria, pergunto pra trocar é necessário serviço de troneiro pra soldar a nova ponteira no eixo, ou saca a junta da ponteira nova e coloca na usada? Desprezo a ponteira nova?
    Grato

    Você tem que comprar o modelo original, mas tem que levar num especialista pra soldar ou comprar o eixo inteiro...

    http://www.baretaautopecas.com.br/pr...0000%20005.jpg
  • 11/02/2008, 09:52
    Bandinho
    Ok Walter, foi exatamente essa peça q comprei. Agora a solda é q to com medo, me indicaram um torneiro aqui na cidade que dizem é dos melhores. To com medo porque qq diferença poderá ficar vibrando. Vamo ver o q dá.
    Depois dou o resultado.
    Grato.
  • 11/02/2008, 10:55
    rogeriomasih
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Em minha opinião você está errado. A coifa dura muito, a minha tem 160.000Km e 6 anos. Nunca deu problema nenhum e no estado que se encontra deve rodar muito ainda. Deve durar o mesmo que a junta.

    Oi, Walter.

    Eu entendo a raiva do antônio. Tb passei por isso logo que comprei minha ranger e relatei aqui. É revoltante ter que troca todo um eixo cardão, que na época custava R$2.600,00 na autorizada, simplesmente pq a fábrica não fornece a coifa separadamente.

    Aí vc começa a saga de "tentar a do tempra", "tentar a do uno"...e por aí vai. SIMPLESMENTE NÃO FUNCIONA; TEM QUE SER A ORIGINAL MESMO. No meu caso, acabei estragando a bolacha e o prejuízo foi maior. Estava tão estressado com a estória que acabei trocando logo o cardã dianteiro todo; não quis nem ouvir falar da estória de "comprar somente a bolacha, levar em um torneiro, mandar soldar...".

    As coisas só foram melhorando a partir do momento que conheci o fórum e fui recebendo dicas e orientações dos colegas, inclusive de lojas espalhadas pelo Brasil - comprei o cardã por R$800,00 na superpeças.

    Assim sendo, ANTÔNIO, seja bem vindo e faça bom uso deste fórum.

    Abraços,
    Rogério
  • 11/02/2008, 13:53
    Edintruder
    Antônio, essa peça tem que ser soldade em um torno para verificar o alinhamento, então se o torneiro for caprichoso podes ficar tranquilo que não vai vibrar.
  • 11/02/2008, 15:52
    Bandinho
    O serviço ficou pronto, parece q o torneiro realmente é bom tá tudo blz sem nenhuma vibração. Troquei tb os cubos dianteiros da marca Vober comprado em BSB por indicação do Pequeno, foi o melhor preço q encontrei. Essa turma de auto peças, tá lascada com nóis. O Brasil ficou PEQUENO com esse forum!!!! Valeu.
  • 11/02/2008, 16:37
    Edintruder
    Quanto custa cada cubo dessa marca?
    aqui no RS eu encontrei uma (não lembro a marca) que custa R$295,00.
  • 11/02/2008, 17:28
    Bandinho
    Edi, paguei $232,00 em cada um. Pra Friburgo (Rj) paguei + $82,00 de sedex pra envio.
    Abraços.
  • 20/05/2008, 17:46
    marchetto
    1 Anexo(s)
    Bati uma foto da coifa do cardã que está está rasgada na minha ranger 2001. Essa coifa é a mesma listada nesse link do Mercado Livre abaixo?

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ranger-4x4-_JM

    Obrigado a todos e desculpem a ignorância.

    Abraço
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