x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    Ranger: ao freiar, roda diant / dir trava




    Amigos,

    aqui estou eu a vos relatar mais um problema com minha Ranger.
    Agora é com o freio, na roda direita, dianteira. Ela está travando e derrapando ao pisar no freio com intensidade moderada / intensa.
    Em freadas amenas, muito amenas, não trava.

    Já fizemos o seguinte:
    1. Troquei pino e presilha da "mão de onça" diant. / direita.
    2. Trocamos o óleo de todo o sistema, afim de eliminar bolhas e óleo velho.
    3. Regulamos o freio traseiro, eliminando a possibilidade dele estar solto e a "força" estar indo toda para a roda dianteira.

    Situação atual:
    1: as pastilhas e discos estão bons, em meia vida.
    2: as lonas traseiras estão gastas, com mais de 75% gastas, porém ainda não é para se trocar.

    Agora a picape está reparando todos os rolamentos e ajuste da caixa de direção, pois a mesma estava com folga e disseram que também poderia ser ela a origem.


    Vos questiono o seguinte, amigos: o que pode ser a origem do travamento da roda dianteira?

    Obs: Todo mundo que examina (já fui em 3 oficinas diferentes) diz que está tudo ok. Mas o problema está lá e é sério. Eu inclusive quase matei um cachorro ontem, pois o sarnento entrou na frente e eu não consegui freiar.

    Obs 2: O problema torna a picape praticamente fora de trânsito, pois assim não dá para passar de 40km/h na cidade ou 60 km/h na estrada, que é para dar tempo para parar.

  • #2
    Caro Dsamaz,

    Acredito que seu problema esteja na pinça do freio direito ( "mão de onça" ) ela deve estar prendendo e não retornando livremente por engripamento ( oxidação ). Desmonte com cuidado e faça uma boa limpeza, procure usar fluído de freio DOT 5 que não contem monoetileno-glicol, os óleos DOT 3 e 4 contém essa substância que é hidroscópica, ou seja, absorve umidade. Com o tempo essa umidade se condensa em locais baixos do sistema de freio por conta da diferença de densidade e em contato com as partes metálicas reage com oxigênio e cria a tal da oxidação. Aconteceu algo semalhante com o meu freio , só que a parte que ficou travada por oxidação foi a válvula de controle do ABS, resolvido o problema com uma boa limpeza e troca do fluído por DOT 5. Boa sorte !

  • #3
    Usuário Avatar de cantodopirão
    Entrada
    30/04/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    49
    Posts
    418
    Agradecimentos: 0
    Caro colega,
    meu carro apresentou problema parecido e vários mecânicos disseram não achar o problema, até um meca rodou comigo e vimos que a roda que travava não era a dianteira como até agora todos juravm ser, mas traseira direita. Pode parecer bobagem, mas manda verificar as lonas traseiras, pois se estiverem mutio gastas a autoregulagem do freio traseiro leva a esse travamento. Na minha troquei as lonas traseiras e o cilindro de freio direto e ficou resolvido!
    Eu só acreditei que o tramento era na roda traseira, quando estava no banco do passageiro e vi a roda travando na frenagem!
    Saudações!
    L200 2017/18 -Sojeep do Brasil - Fortaleza/Ce - PU7-MCC
    ex - Troller T4 2011

  • #4
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    freio

    Wagninho,

    "esteja na pinça do freio direito ( "mão de onça" )"
    -- Esta pinça foi trocada. Ela é nova. Amanhã vou fazer o teste de voltar a antiga para ver se resolve o problema. O que falas por pinça é uma haste metálica dupla, não é? Ela é do tamanho da palma da mão, não é?

    "procure usar fluído de freio DOT 5"
    -- O fluído é novo. Foi colocado DOT 4. DOT 5 é até difícil de achar aqui em Manaus.

    "Boa sorte !'
    -- Muito obrigado por me desejar boa sorte, pois vou precisar mesmo.
    Vocês não acreditam, mas tenho uma viagem marcada para sexta com a ranger. Vou ter que "rebolar" para colocá-la em ordem até lá.


    Cantodopirão

    "Eu só acreditei que o tramento era na roda traseira, quando estava no banco do passageiro e vi a roda travando na frenagem!"

    -- Obrigado mesmo pela dica. Amanhã cedo, a primeira coisa que verificarei é qual roda está realmente travando. Mas tenho quase certeza que é a dianteira / direita.
    A roda traseira / direita passou por troca do cilindro recentemente, porém imagino não ser a origem do problema pois as pastilhas estão "usáveis" ainda. E tem mais, o travamento apareceu "de uma hora pra outra".


    Obs: este problema é muito chato e perigoso. Este sistema era para ser mais simples, barato e isento de travamentos tão perigosos assim, que põe em risco a vida de muitas pessoas.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Podes desmontar as dias pinças dianteiras pois uma delas pode estar com os pistonetes travados. A que não freia acaba não cedendo forçando mais a que está travando ou a que está travando não está retornando por cmpleto. Então desmonta as duas e dá uma geral nelas.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Podes desmontar as dias pinças dianteiras pois uma delas pode estar com os pistonetes travados. A que não freia acaba não cedendo forçando mais a que está travando ou a que está travando não está retornando por cmpleto. Então desmonta as duas e dá uma geral nelas.
    Eu já vi um problema parecido. Todo mundo preocupado com o lado que travava sendo que o problema estava no outro lado que parecia normal e que na verdade freava de menos.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    problema +/- resolvido

    Amigos,

    o problema foi sanado, pelo menos parece.
    Era a roda traseira direita, apesar de eu puder jurar que era a dianteira de dentro do carro.

    Aconteceu o seguinte:
    1. O cilindro da roda (burrinho que empurra as lonas) velho estava vazando óleo então, eu o troquei em 13/8. De lá p/ cá o carro ficou parado, logo o problema não apareceu pois ninguém andou no carro.
    2. Foi inserido um cilindro novo e daí então as lonas passaram a atuar.
    3. Como vazou óleo na lona, ela se estragou, trincou e rompeu a parte superior dela.
    4. Com o rompimento da lona, ficou o "arrebite" exposto que travava a roda.

    Era o arrebite da lona que estava criando todo este drama.

    O mecânico apenas retirou os dois arrebites expostos e montou a roda.. Ficou perfeito.

    O carro está lá para fazer o serviço completo: passo nos dois tambores e colocar novas lonas nos dois lados.

    Obrigado pessoal mais uma vez. No que eu puder ajudá-los, ajudarei.
    Se continuar a travar, posto aqui o problema.
    4X4 Brasil

  • #8
    Postado por Dzmas "O carro está lá para fazer o serviço completo: passo nos dois tambores e colocar novas lonas nos dois lados."

    Caro Dzmas: acompanhei sua dúvida pois também tive o mesmo problema e a solução só veio depois de trocar as pastilhas dianteiras, fazer manutenção nos pistoes do freio dianteiro e trocar o conjunto completo dos "patins" traseiros. E mesmo assim só depois de rodar um bom tempo com o freio traseiro travando até gastar um pouco a lona dos patins que era "paralelo".
    Aí vem minha dúvida acerca do que você escreveu aí em cima: você conseguiu trocar só as lonas traseiras, ou trocou também todo o sistema de patins (suporte com lonas já inclusas) que custa uma facada?
    Abraço e boa sorte.

  • #9
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    lonas traseiras

    Ariel,

    Estão fazendo agora 2 serviços:
    1. "Passo" nos dois "tambores" traseiros - é um serviço de torno que nivela a superfície interna do tambor para poder receber lonas novas;

    2. Instalação de lonas novas: eles retiram do patins a lona velha e o arrebite; limpam bem os "patins" com lixa fina; instalam novas lonas e novos arrebites nos "patins" velhos.

    Não há porque comprar novos "patins" (suporte das lonas), pois o mesmo é de aço e não sofre desgaste. O mesmo server para o tambor, que pode receber vários "passos"... Acho que até uns 5 passos ele aguenta, dependendo de cada desgaste efetuado pelas lonas.

    E tem mais, mesmo sabendo que não necessitava de troca, eu procurei em várias auto-peças por um novo tambor e por um novo jogo de lonas. Não encontrei porque este diferencial não é Dana, é Visteon, logo, não se encontra nada, nenhuma peça para ele em lugar nenhum.

    Daniel

    Citação Postado originalmente por ariel kleinubing Ver Post
    Postado por Dzmas "O carro está lá para fazer o serviço completo: passo nos dois tambores e colocar novas lonas nos dois lados."

    Caro Dzmas: acompanhei sua dúvida pois também tive o mesmo problema e a solução só veio depois de trocar as pastilhas dianteiras, fazer manutenção nos pistoes do freio dianteiro e trocar o conjunto completo dos "patins" traseiros. E mesmo assim só depois de rodar um bom tempo com o freio traseiro travando até gastar um pouco a lona dos patins que era "paralelo".
    Aí vem minha dúvida acerca do que você escreveu aí em cima: você conseguiu trocar só as lonas traseiras, ou trocou também todo o sistema de patins (suporte com lonas já inclusas) que custa uma facada?
    Abraço e boa sorte.

  • #10
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    é Visteon, logo, não se encontra nada, nenhuma peça para ele em lugar nenhum.
    Isso não é verdade. O meu também é Visteon e tudo que precisei até hoje encontrei com facilidade.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #11
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    Preços

    Amigos,

    vão os preços, para fins de comparação para vocês:

    1. Passo nos tambores: R$30 pelos dois, ou seja, R$15 para cada
    2. Lonas novas com serviço de instalação: R$140 nos dois lados, ou seja, R$70 cada lado

    Fica a dica também: se as lonas encharcarem de óleo, por longo tempo, troquem logo a velha, pois este problema é muito sério e pode causar acidentes graves.

    Ficou OK. O problema era realmente o arrebite da lona velha.

  • #12
    Usuário Avatar de cantodopirão
    Entrada
    30/04/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    49
    Posts
    418
    Agradecimentos: 0
    dsamaz,
    Na minha o cilindro também estava estourado e acredito que o problema foi semelhante!
    É impressionante a sensção que temos de ser a dianteira que trava...
    Espero que fique tudo OK
    Forte abraço!
    L200 2017/18 -Sojeep do Brasil - Fortaleza/Ce - PU7-MCC
    ex - Troller T4 2011

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade