x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 52
  • #25
    Banido
    Entrada
    02/12/2007
    Local
    Dois Córregos - SP/SP
    Idade
    40
    Posts
    512
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por carlosdalk Ver Post
    meus humildes 2 centavos:

    já fiz destas mudanças a muito tempo ( pelo menos 5 anos ) e em varios carros

    em geral, faço algo bem simples, que é colocar um modulo auxiliar que aumenta o pulso dos bicos, automaticamente injetando mais combustivel.
    (custa mais ou menos 220,00)

    depois só coloco um kit de partida a frio ... só isso

    existe risco de queimar a bomba? sim existe, mas até hj e depois de 6 carros transformados em flex, nunca tive problema. E se queimar?... é só comprar outra e pronto, já compra uma flex de vez e elimina o problema.


    antes de ficar comentando o alcool teoricamente é assim e a gasolina é assado, analise alguns fatores que todo mundo insiste em falar:

    - O alcool é mais corrosivo que a gasolina
    - o alcool tem menos lubrificação...

    mas detalhe importante: ... disse alcool e gasolina..... o que compramos no posto aqui no brasil não é gasolina, é uma mistura nojenta com um monte de compostos que tbm tem um percentual de gasolina... só os solventes e adulterações que tem neste produto então chamado nos postos como gasolina, é sim muito mais corrosivo que o alcool.

    Alcool não aceita muita adulteração, no maximo mais um pouco de agua... mas só isso, vc terá a certeza que seu carro não está bebendo "porcaria"...

    além é logico de ser um combustivel muito mais ecologico.

    Flex na cabeça!
    Eu acredito no mesmo que vc, TODOS os carros que tive até hj foram transformados para álcool, inclusive esta Saveiro que uso agora e já rodei 40k km sem nenhum tipo de problema, sempre com médias por perto de 9 a 9,5 km/l (só pra lembrar, motor 1.8, carburado, 4x1, polia regulável e carbura 2E). Agora vou ter que voltar ela pra gasolina porque o preço do álcool aqui no MS é ridículo R$ 1,85 em média

  • #26

    conversao a alcool e corrosao

    minha contribuiçao ao topico:

    - gasolina normal recebe alcool anidro.

    - alcool na bomba chama-se alcool hidratado.

    Tai a explicaçao da corrosao. Nao tem nada a ver com ser ou nao "lubrificante" e sim com a agua no sistema.
    Quando convertemos o motor a alcool, e passamos a por alcool hidratado, estamos adicionando agua ao conjunto. A tubulaçao, bomba, bicos e outras partes, acabam se corroendo por conta da agua que vem junto com o alcool. Entao, akela explicaçao "mas a gasolina normal jah tem alcool" nao se aplica. A gasolina tem alcool mas nao tem agua.

    Alem disso, algumas empresas de conversao nao sao lá essas coisas, e realmente apelam na hora do serviço. A forma mais comum, e mantendo o carro trabalhando mais quente, o que dará problemas posteriores como empenamentos de bomba dagua e cabeçote.

    Nao acho que seja problema converter o carro, mas alguns pontos devem ser observados. Seguem abaixo os pontos que eu olharia com lente de aumento.

    - temperatura: instale um termometro avulso, ou consiga um digital industrial emprestado. Antes da conversao. Anote os valores e compare. A melhor forma de separar a convertedora pilantra da séria é pela temperatura de funcionamento.

    - as velas terão que ser trocadas por outras compativeis em 2-3 meses. A original corroe com o alcool (agua do alcool). Pior ainda se houver aumento da temperatura junto.

    - a bomba pode moer tambem. Substitua pela flex, ou pela alcool. Eu dou preferencia por uma bomba externa, e nao pela tal submersa.

    - nao economize no kit de partida a frio. O alcool nao queima abaixo de 16 graus e vai dar trabalho p/ motor de arranque, que é muito mais caro.

    - a gasolina trabalha na mistura 1:15-1:17 p/ o ar, enquanto o alcool trabalha no 1:12. Entao de preferencia a convertedoras que poe alimentaçao suplementar. Pode ser por bicos de maior vazao, ou por reprogramaçao como alguem já disse. A unica que eu nao considero correta é a que coloca capacitores nos bicos p/ enganar a central original.

    sds

  • #27
    Citação Postado originalmente por Brizio Ver Post
    Pessoal,
    Sei que a ranger tem um motorzao, comprei uma no começo do ano, 98 V6 XLT 4x4 CS. Quando peguei tinha 98mil Km, perfeito estado mesmo, mas tava meia manca, nao chegava a velocidade final e precisava ser amaciada.
    Levei a menina na funari e mandei passar pra alcool sem duvida.
    Agora é so alegria. Gastei 685 no chio mais 180 num kit a frio pra ligar de manha. Ja rodei 6mil km sem trocar nada, e cada vez q acelero ela ta mais esperta, chega no limitador rapidinho.
    Pros: 50 reais enche o tanque até a boca, anda igual em baixa e até mais em alta; serviço de 4h e em 3 meses recupera o investimento(usando 4 tanques de gasolina/mes)
    Contra: tem q deixar aquecer de manha e nao liga na primeira; depois de alguns meses vai ter q trocar a bomba, mas se colocar as vezes uns 3 litros de gasolina junto lubrifica a mesma e atrasa a troca; consumo de 3.5 na cidade e 6 na estrada, mas se for ver o valor é q nem fizesse 10 na cidade e 14 na estrada.

    Resumindo, eu aprovei o serviço, a menina anda mto e custo cai pela metade....o alcool nao suja os bicos, é mais barato e nao sobe junto com o petroleo, fora q é nacional....e quem nao gosta de tomar umas canas??!!
    Brizio

    Bom dia, gostaria de saber o telefone e o endereço da funari em SP, Obrigado.

  • #28
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Av. Independência, 1062 - Cambuci
    São Paulo/SP. Cep: 01524-000
    Tels: 11-3854-6557 / 11-3854-6558
    Fax: 11-3854-6560
    Site : http://www.funari.com.br/800/index.php
    Mandei o modulo da minha para eles semana passada... Preço do servico, R$ 640,00 + frete... Ainda nao recebi.. E a reforma da ranger vai demorar mais uns 30 dias... Depois posto como ficou!

  • #29
    Usuário Avatar de Jera
    Entrada
    14/04/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    38
    Posts
    4,046
    Agradecimentos: 0
    quem tem orkut, passa na comunidade ranger.

    tem um pessoal lá que colocou o kit flex na ranger deles. estão satisfeitos. são kits da bullflex e fuelflex. mais baratos que a funari.
    lá explica tudo.

    eu ja usei alcool na minha ranger 4cil, meu primo (ex-dono da ranger) passou ela pro alcool mudando apenas os bicos injetores.....aqui em brasilia fazia 7,5km/l. rodei mais de 100.000km com ela no alcool e nunca tive problemas.....só o escapamento que caiu duas vezes...hehe. só percebi dps de uns 3 dias que o barulho do carro estava diferente, mas estava gostando do barulho....fui olhar debaixo do carro se o escape tava furado, mas quando ví ele tinha era caido, estava só metade dele....! to reformando ela agora e vou voltar pra gasolina, mas estou pensando nesses kit flex.
    4X4 Brasil

  • #30
    Olá pessoal!
    Como já disse, usei álcool em minha Ranger via "caixinha" de conversão.
    Como ela passou por uma geral no motor, agora estou usando gasolina/GNV. Quando desmontamos esse motor, nada de anormal foi encontrado com relação ao uso do álcool. Nem as sedes de válvulas estavam deterioradas.
    Tenho um Xsara 2001 1.6 16V e coloquei a "caixinha" para conversão.
    Duas semanas depois a bomba queimou e coloquei uma nova, troquei o filtro de combustível e ficou beleza.
    Tudo que aconteceu, eu já sabia de antemão que ocorreria. Risco calculado.
    Essas "caixinhas" tem algumas limitações.
    Simples, pois os bicos, quando no combustível original(gasolina), abrem o tempo necessário recomendado pela central eletrônica e, nas altas rotações, abrem totalmente, ou seja, 100%.
    Quando utilizamos as "caixinhas" para álcool, essas mandam ordem para a central eletrônica do carro, abrirem de 25% a 30% a mais.
    Isso funciona bem até umas 3500rpm(Xsara). Acima disso, os bicos não tem como aumentar, pois o limite é 100%, certo?
    Essa característica deixa os motores funcionando acima de 3500rpm com mistura pobre no álcool. Como em utilização normal não excedemos em muito este limite, as "caixinhas" atendem bem o propósito de funcionamento com o álcool.
    Agora, se usarmos essas "caixinhas" para extrair potência a toda hora, o motor vai "pro saco" em pouco tempo.
    O ideal nessas conversões é a troca dos bicos por outros de maior vazão, adiantar o ponto, bomba de maior capacidade e se possível, aumento da taxa de compressão. Aí sim fica bom.

    Grande abraço!

  • #31
    Citação Postado originalmente por SergioPB Ver Post
    Olá pessoal!
    Como já disse, usei álcool em minha Ranger via "caixinha" de conversão.
    Como ela passou por uma geral no motor, agora estou usando gasolina/GNV. Quando desmontamos esse motor, nada de anormal foi encontrado com relação ao uso do álcool. Nem as sedes de válvulas estavam deterioradas.
    Tenho um Xsara 2001 1.6 16V e coloquei a "caixinha" para conversão.
    Duas semanas depois a bomba queimou e coloquei uma nova, troquei o filtro de combustível e ficou beleza.
    Tudo que aconteceu, eu já sabia de antemão que ocorreria. Risco calculado.
    Essas "caixinhas" tem algumas limitações.
    Simples, pois os bicos, quando no combustível original(gasolina), abrem o tempo necessário recomendado pela central eletrônica e, nas altas rotações, abrem totalmente, ou seja, 100%.
    Quando utilizamos as "caixinhas" para álcool, essas mandam ordem para a central eletrônica do carro, abrirem de 25% a 30% a mais.
    Isso funciona bem até umas 3500rpm(Xsara). Acima disso, os bicos não tem como aumentar, pois o limite é 100%, certo?
    Essa característica deixa os motores funcionando acima de 3500rpm com mistura pobre no álcool. Como em utilização normal não excedemos em muito este limite, as "caixinhas" atendem bem o propósito de funcionamento com o álcool.
    Agora, se usarmos essas "caixinhas" para extrair potência a toda hora, o motor vai "pro saco" em pouco tempo.
    O ideal nessas conversões é a troca dos bicos por outros de maior vazão, adiantar o ponto, bomba de maior capacidade e se possível, aumento da taxa de compressão. Aí sim fica bom.

    Grande abraço!
    O raciocínio não é bem esse não. Os bicos sempre abrem 100%. O que a central controla é o momento de abertura e o tempo que ficam abertos. A grosso modo quanto maior o tempo aberto maior a aceleração.

    O que a caixinha faz também a grosso modo é manter os bicos abertos por mais tempo quando o álcool é usado...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #32
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    O raciocínio não é bem esse não. Os bicos sempre abrem 100%. O que a central controla é o momento de abertura e o tempo que ficam abertos. A grosso modo quanto maior o tempo aberto maior a aceleração.

    O que a caixinha faz também a grosso modo é manter os bicos abertos por mais tempo quando o álcool é usado...
    Veja bem...
    Talvez eu tenha me expressado mal.
    Supondo que um motor gire no máximo 5000 rpms.
    Nessa rotação, os bicos já estão 100% abertos a muito tempo, ou seja, injetando continuamente, sem pulsar.
    A vazão desses bicos foi projetada para as necessidades desse motor.
    Como a "caixinha" vai conseguir que esses bicos injetem mais 30% nessas condições?
    Esse motor não estará sendo alimentado convenientemente nessas condições.
    É isso ai!!!

    Abraços!

  • #33
    Citação Postado originalmente por SergioPB Ver Post
    Veja bem...
    Talvez eu tenha me expressado mal.
    Supondo que um motor gire no máximo 5000 rpms.
    Nessa rotação, os bicos já estão 100% abertos a muito tempo, ou seja, injetando continuamente, sem pulsar.
    A vazão desses bicos foi projetada para as necessidades desse motor.
    Como a "caixinha" vai conseguir que esses bicos injetem mais 30% nessas condições?
    Esse motor não estará sendo alimentado convenientemente nessas condições.
    É isso ai!!!

    Abraços!
    Certo, mas eu acredito que tal situação não exista num motor original...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #34
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Certo, mas eu acredito que tal situação não exista num motor original...
    Nos motores originais movidos a gasolina ou álcool de fábrica, essa condição existe.
    Num motor com potência de uns 110cv a 5500rpm com faixa vermelha em uns 6250rpm, os seus bicos injetores já estarão injetando continuamente na rotação de potência máxima.
    Quando a fábrica transforma esses motores para flex, a vazão dos bicos é aumentada, justamente para compensar essa maior necessidade de combustível.

    Abraços!

  • #35
    Citação Postado originalmente por SergioPB Ver Post
    Nos motores originais movidos a gasolina ou álcool de fábrica, essa condição existe.
    Num motor com potência de uns 110cv a 5500rpm com faixa vermelha em uns 6250rpm, os seus bicos injetores já estarão injetando continuamente na rotação de potência máxima.
    Quando a fábrica transforma esses motores para flex, a vazão dos bicos é aumentada, justamente para compensar essa maior necessidade de combustível.

    Abraços!
    Ok, então como explicar a possibilidade de aumento da potência do motor com a utilização dos chips e sem a troca dos bicos se o motor já está no limite
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #36
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Ok, então como explicar a possibilidade de aumento da potência do motor com a utilização dos chips e sem a troca dos bicos se o motor já está no limite
    E outra: E se a injeção for MPFI seqüencial onde só um bico funciona por vez?
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    2. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade