Boa Tarde caros colegas, deixe me contar uma infeliz situação que aconteceu comigo dia 26/07/2007 com minha Ranger 2.8.
Estava andando e de repente escurei um barulho e na hora notei que o carro morreu, tirei para o acostamento já suspeitando do pior. Estava em aproximadamente a 80 km/h numa subida de serra.
Chamei o Guincho, e realmente tinha ido para o saco a correia dentada.
Agora um fato estranho, minha caminhonete tem apenas 77 mil km rodados, compramos ela a 3 meses atraz e quando aconteceu o incidente, ja tinha passado 3 meses a garantia, mas estou tentando buscar garantia da loja alegando vicio oculto. Lembrando que a troca é feita a cada 120 mil km.
Bom a correia não quebrou nenhum dente, simplismente desfiou e partiu no meio.
Vamos ao prejuízo.
7 válvulas tortas, todas as varetas, e 2 balancins quebrados.
Enfim, mandado fazer o serviço, mandei trocar mais umas coisinhas.
8 válvulas
8 varetas
2 balancins
jogo de juntas (cabeçote, admissão/escape etc)
já mandei trocar os tencionadores da correia dentada (2)
aditivo do radiador
Retifica do cabeçote (sede de válvulas)
Essas estão sendo colocadas tudo peças originais (INTERNACIONAL)
Somente a Correia Dentada, não consegui achar internacional, portanto colocamos GOODYEAR, sendo que o mecanico me garantiu da eficiencia dela.
O preço das peças ficou em R$ 1300,00 e a Mão de Obra em R$ 200,00 sendo que o mecanico certamente ganhou uma boa comissão nas peças o que explica o baixo preço da Mão de Obra.
Mecanico de Confiança, com 15 anos trabalhando em Concessionaria, e agora com 5 anos com oficina propria muito bem montada.
Portanto R$ 1,500.00 de despesa (Na verdade daria R$ 1673,00, mas avista consegui por R$ 1500,00)
Ou seja a parte de cima do motor praticamente completa.
O que me animou nessa história em ver que o Brunimento esta em estado de zero, e não estragou nada em questão de pistões etc, e cilindros, aneis etc tá tudo novo. Ou seja, dá pra andar uns 200 mil sem se incomodar, a não quer se aconteça algo assim novamente.
Fica ai a lição