Prezados colegas,
Tive uma experiência má com o freio da minha Ranger, 2007, com 9000 km. Numa emergência, meti o pé no freio e a pickup deslizou em linha reta. Ou seja, as rodas travaram um pouco. Controlei tudo. Só o susto. Fui ler o manual. Diz lá que para o ABS, deve-se PISAR NA EMBREAGEM e DEPOIS NO FREIO. Ora, numa emergência, você se lembra primeiro do freio e só. Depois, comecei a testar, dando freadas bruscas em locais seguros, com asfalto seco. O pedal dá os sopapos normais mas há travamento das rodas. Pensava que o ABS evitava QUALQUER TRAVAMENTO DAS RODAS !! Tive um Vitara 2004 que não deslizava quando freado bruscamente. Algum de vocês tem teve experiência com isto? Alguém conhece bem o ABS e há variações de um carro para outro? Será que é assim mesmo, tem que pisar na embreagem também, e antes do freio? Imagino se eu tiver de meter o pé no freio no molhado...
Abraço, Alexandre