algum tempo atrás tive um problema com o eixo cardã da minha ranger (2002 2.8 4x4) no meio de um passeio pela praia - este fato foi até relatado em um tópico.
Bom, sai puxado por um amigo e fui até a casa dele utilizando somente a tração dianteira (4x4 ligada e cardã traseiro desconectado). No outro dia o carro foi para Fortaleza de reboque.
Minha dúvida é a seguinte: eu poderia ter rodado (pelo asfalto) da cidade onde estávamos até minha casa - uns 100km - utilizando somente a tração dianteira? isso pode ocasionar algum problema ou desgaste prematuro?
Com o desacoplamento traseiro fica mais difícil a quebra ao se andar "tracionado", o que não significa que isto deixa de ocorrer com, a diferença de posicionamento, das rodas dianteiras ao esterçarem.
Em suma, não se deve abusar e tratar de consertar pois os danos podem vir em cascata.
No caso das Rangers, como a maioria das picapes, a tolerância do uso aponta para a velocidade e não para curvas acentuadas e tipo de pisos, que só concede mais liberdade aos 4x4 de acoplamento viscoso.
O diferencial dianteiro é menor e mais fraco que o traseiro e como gira no sentido contrário esta mais sujeito a quebra do que se rodasse no sentido normal. Mesmo assim acredito que se você não submeter a sua Ranger a esforços alem do normal, não tem problema andar só com a tração dianteira desde que sem o eixo cardam traseiro...