x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
    Usuário
    Entrada
    14/08/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0

Manutenção corretiva na Ranger XLT 4.0 v6 99 Gasolina/GNV

Caros amigos do fórum,

Amanhã começo a fazer a manutenção de minha Ranger XLT 4.0 v6 99 - desta vez, não por prazer, mas por necessidade. Não encontro um mecânico sequer (nem ruim) para executar os serviços necessários para que eu possa, ao menos, vistoriá-la e, posteriormente, trabalhar com ela.

Em princípio, seguirei os tutoriais postados pelo Lincoln Bustamante (Parabéns pela iniciativa, Lincoln!). Vou postar aqui o rol de necessidades e minha evolução (ou não.

Problemas:

1. Não tenho nenhum histórico do veículo. A não ser que estava parado a algum tempo (a pessoa que me vendeu trocou as velas, os cabos e a bateria - comprou para fazer negócio).

2. O kit GNV foi quase todo condenado pela GAZCAR, em Bonsucesso:
    (a). Trocar o conjunto elétrico;
    (b). Reparo no redutor de pressão;
    (c). Regulagem no sistema, como um todo (só faltou o cilindro e miudezas).

Nota: Como o funcionamento na gasolina também esta prejudicado, eles aconselharam ver primeiro esta parte, depois o Gás.

3. Tanto na gasolina quanto no GNV o desempenho está deplorável, apesar de rodar. Na gasolina o desempenho está pior que no gás. No GNV, na lenta, fica oscilando de 800 a 1500 rpm. Na gasolina, oscila um pouco mas fixa em mais ou menos 1000 rpm.

4. Em decorrência dos fatos citados, tem que ter muito cuidado para não deixar o carro morrer.

5. Na gasolina quase sempre acende o "Check Engine".

6. Até ontem, pela manhã, o ar estava gelando. Depois de 50 km, parei o carro por meia hora, liguei o carro e o AR não deu mais às caras (um calor de 40, no Rio).

7. Voltando para casa, após 150 km rodados, começou a cantar uma sinfonia de grilos na roda dianteira, do lado do motorista, como se fosse metal com metal (parei o carro, me agachei e não vi nada que chamasse atenção).

8. O limpador do para-brisa não funciona.

9. O esguicho de água, idem.

10. O freio de estacionamento também não está segurando muito.

Bom estes são os problemas mais graves. Conto com a ajuda de vossas excelências!

Ps.: Lincolnjb, alguma dica inicial? Vinicius Hauagge (que tens uma viatura igual a minha), alguma dica?

Citei o Lincoln porque ele escreveu o tutorial; e o Vinicius, pela caranga dele, igual a minha (não lembro de outros com o mesmo carro - com certeza tem), mas espero ajuda de todos que puderem.

Grande abraço,

Jardel
    Ford Ranger XLT 4.0 V6 99 (Gasolina/GNV)

Usuário Avatar de Moisés S.M
    Entrada
    13/08/2004
    Local
    Porto Alegre RS/RS
    Agradecimentos: 3
    Tem alguns tópicos no site referente a Ranger 4x4 v6 cd 99 gnv com motor de 162cv.Fiquei com uma durante 4 anos e meio,rodei uns 100 mil km com ela,tive varios problemas,inclusive de perda de força.Todos postados no site.
    Mas vou t dar algumas dicas:
    A minha era manca na gasolina,ao ligar se fosse arrancar com ela ela dava umas engasgadas.
    Troquei a Bomba de combustível,num carro 99 mesmo se estiver boa troca,ainda mais se for original.Aproveitei e troquei o filtro de combustível e o regulador de pressão de combustível que fica junto a flauta dos bicos,estava com a membrana rasgada,e vazando combustível.Bicos injetores tmbm é bom fazer uma limpa.Tive que trocar 2,pois os mesmos trancaram e foi uma tragedia.
    Minha Ranger falhava tanto no gnv quanto na gasolina.Troquei,velas,cabos e não resolveu.O problema era bobina.
    Tambem tive problema no limpador,a solução foi trocar a chave que regula o limpador e o pisca pisca,não é uma peça cara e tu acha no ML.
    O freio de estacionamento tmbm deu pau.Se olhar atras dos tambores traseiros vera que tem espaço pra colocar uma chave e regular o mesmo,só que se apertar de mais pode travar as rodas,sempre é bom fazer a regulagem com as rodas de trás levantadas.Na minha durou um mês,dpois tive que trocar as lonas e os tambores traseiros,ficou 100%.
    Barulho de metal na roda,tmbm tinha esse problema,pastilhas de freio no final da vida útil ou a chapa do disco dianteiro raspando no disco.
    Check engine é uma merda,sempre acende.Se acende na gasolina passa no escâner.
    Se o carro morre,não segura a lenta,olha o atuador da marcha lenta.Coisa que pode fazer em casa,desmonta ele e limpa com um descarbonizador,se o problema continuar coloca um novo.É normal ligar a Ranger pela primeira vez e a lenta subir até uns 2500 giros e descer devagar até esquentar o motor,depois disso ela tem que estabilizar,se em cada pisada vc der o giro tiver dificuldade de voltar,pode trocar o atuador que o problema é ele.
    Ranger é uma caminhonete extremamente chata,se não estiver com a parte elétrica em ordem é dor de cabeça.
    Eu já tive umas 9 então conheço bem.Essa ultima que eu to é 2009.Já troquei a bobina dela,velas,filtros etc..Pois a mesma estava falhando.Te recomendo usar sempre peças originais ou de marca conhecida,pois se colocar coisa paralela vai ter dor de cabeça.
    Abs!
    4X4 Brasil
    Atual:Pajero TR4 2015/Jeep Renegade T270 2023/Ex:Renegade Diesel
    Pajero Sport Flex 2011/Mit Pajero TR4/ASX
    Evoque/Ranger,2.3,2.5,2.8 e 4.0/Santa Fé

Usuário
    Entrada
    14/08/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Grandes ensinamentos, Moisés!

E eu vou realmente precisar deles. Já fui em 4 mecânicos recomendados e eles foram uníssonos no discurso: "não mexo neste carro!"

Com as suas dicas e o tutorial do Lincoln terei que ir avançando paulatinamente para o perfeito funcionamento desta Ranger. Todos os sintomas citados por vc estão ocorrendo com a minha - inclusive com freio de estacionamento, que não está segurando nada.

Em princípio, a minha maior dificuldade é identificar a localização de alguns dos componentes citados, tanto nas suas dicas quanto as do Lincoln. Mas vou aprendendo aos pouquinho!

Grande abraço.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    14/08/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Caros,

Conforme combinado, vou postando a evolução dos problemas apresentados no início deste tópico.

1. Histórico:

13/10/15:

1.1 - Foi instalado o "Simulador de Sonda Lambda" - que não existia; no seu lugar havia um rele. Com isso, melhorou a marcha lenta;
    1.2 - Uma inspeção visual na descarga constatou que o "Silencioso" está todo furado. Isto interfere diretamente na marcha lenta, no consumo e desempenho do veículo.

2. Kit GNV, condenado pela GAZCAR (Bonsucesso, RJ), com a instalação do simulador de lambda, foi possível regular a marcha lenta no gás. Não está 100%, mas melhorou bastante.

3. Quanto ao desempenho do carro, tanto na gasolina quanto no GNV, continua deplorável. Próximo passo: limpeza do TBI e bicos injetores.

4. Em função da instalação do dito simulador e regulagem no GNV, o carro não morre mais tão facilmente.

5. O Check Engine continua acendendo na gasolina.

6. O AC voltou a funcionar sozinho (mas vou verificar posteriormente).

7. Acho que descobri a causa da sinfonia de grilos que se apresentou e foi embora, no seu lugar ficou um batuque persistente (que parece vir da suspensão ou tração). O grilo parece ter vindo de uma engrenagem que fica no centro da roda, embaixo da calota. Vou mostrar as fotos.

-2015-10-13-16.10.31.jpg-2015-10-13-16.10.51.jpg
    Alguém sabe do que se trata esta engrenagem?

Verei amanhã (14/10/15):

8. Limpador de para-brisa;

9. Esguicho;

10. Regulagem no freio de estacionamento;

11. Troca do silencioso.

Grande abraço a todos!

Jardel
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -2015-10-13-16.10.38.jpg  
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Moisés S.M
    Entrada
    13/08/2004
    Local
    Porto Alegre RS/RS
    Agradecimentos: 3
    Essa ai é a roda livre.Cubos do 4x4.Essas rodas livres funcionam a vácuo.Quando acionado o seletor de 4x4 no painel os cubos se acoplam a ponta do semi eixo da homocinetica.Procura no Google:Pituto roda livre da Ranger,tu vai entender do que se trata.Eu quase todo mês desmontava essa roda livre e limpava ela com wd40,saia muita sujeira.Fazia o mesmo com a ponta do semi eixo.Sempre brilhando e funcionando.
    4X4 Brasil
    Atual:Pajero TR4 2015/Jeep Renegade T270 2023/Ex:Renegade Diesel
    Pajero Sport Flex 2011/Mit Pajero TR4/ASX
    Evoque/Ranger,2.3,2.5,2.8 e 4.0/Santa Fé

Usuário
    Entrada
    14/08/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por Moisés S.M Ver Post
    Essa ai é a roda livre.Cubos do 4x4.Essas rodas livres funcionam a vácuo.Quando acionado o seletor de 4x4 no painel os cubos se acoplam a ponta do semi eixo da homocinetica.Procura no Google:Pituto roda livre da Ranger,tu vai entender do que se trata.Eu quase todo mês desmontava essa roda livre e limpava ela com wd40,saia muita sujeira.Fazia o mesmo com a ponta do semi eixo.Sempre brilhando e funcionando.
    Valeu Moisés!

Usuário
    Entrada
    14/08/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Histórico:

13/10/15: O GNV melhorou após a instalação do simulador de lambda. Na gasolina, carece a limpeza do TBI e bicos injetores. Mas o carro parou de "morrer".

14/10/15: Foi recuperado o "silencioso". A marcha lenta melhorou sensivelmente, mas ainda não está 100%. Consumo e desempenho do veículo só será aferido quando fizer todas as regulagens necessárias.

14/10/15: Quebrou o rolamento da roda dianteira (lado do motorista) - estava a quase 100/h. Sem mais comentários.

Faltam:

5. O Check Engine continua acendendo na gasolina.

6. O AC voltou a funcionar sozinho (mas vou verificar posteriormente), mas não gela com o motor em funcionamento e o carro parado

7. Roda livre solta. Quebrou o rolamento desta roda

8. Limpador de para-brisa;

9. Esguicho;

10. Regulagem no freio de estacionamento;

Grande abraço a todos!
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    16/10/2015
    Local
    Lages/SC
    Jardels, visto os problemas apresentado, e expando para os demais, possuo um carro ano 2012, completo, e estava para trocar por uma ranger xlt V6 ano 2000, como saber se seria um bom negócio? Vi que o 4x4 de 2000 em diante é diferente, segundo um mecânico que conversei sobre as a diesel era melhor, sou novo no ramo e no site, aproveitei a brecha para ter uma consultoria, desde já agradeço a todos.

Usuário
    Entrada
    14/08/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Diego,

Vou repetir o que o Edintrunder respondeu (e que concordo)num post semelhante: o que vale é o estado geral do veículo. "Um veículo mais novo e surrado não é bom negócio. Já um mais antigo, porém em excelente estado é melhor. O ideal seria um veículo mais novo em excelente estado".
    Agora, em relação a Diesel ou gasolina, são propostas totalmente diferentes. No meu caso, eu prefiriria a Diesel, pela simplicidade. Mas não me arrependo de ter pegado à gasolina. O único problema é que não tinha o histórico do veículo. Isto,para mim, é de suma importância!

Espero ter ajudado,

Jardel

Usuário
    Entrada
    14/08/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Como mencionado no post anterior, quebrei o rolamento, cubo e roda livre da minha Ranger (bela estréia). Consegui comprá-las hj, numa loja que só vende peças da Ford (Altese, na Penha, Rio de Janeiro).
    Já comprei o rolamento montado no cubo e preparado para receber a roda livre.

Amanhã posto o resultado.

Em tempo:

-cubo_rolamento_ranger.jpg

Usuário
    Entrada
    14/08/2015
    Local
    Rio de Janeiro/RJ

Manutenção Preventiva / Revisão Ranger 4x4 v6 99 - Gasolina/GNV

Caros,

Consegui um mecânico (no RJ) que, ao menos, conhece a roda livre da Ranger em questão. Já trocou o cubo com rolamento e roda livre, que já vieram montados.

Em tempo:
    Quem puder listar os itens (se possível, em ordem de prioridade) para revisão deste modelo, incluindo o GNV. Do básico ao mais complexo. Pretendo percorrer todo o roteiro até a pickup ficar totalmente confiável.

Grande abraço,

Jardel

Usuário
    Entrada
    28/10/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Acompanhando

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. TR4 flex ou Sport V6 gasolina ( consumo e manutenção)
      Por FELICIANO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 31
      Última resposta: 17/07/2016, 11:56
    2. Manutenção discovery 3 V6 Gasolina
      Por dodezaine no fórum Land Rover
      Respostas: 3
      Última resposta: 01/06/2016, 12:48
    3. Manutenção Pajero Sport 3.0 V6 24v Gasolina 98/99
      Por Guigax no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 25/04/2014, 14:15
    4. Manutenção Ranger 4x4 XLT