Mas vou t dar algumas dicas:
A minha era manca na gasolina,ao ligar se fosse arrancar com ela ela dava umas engasgadas.
Troquei a Bomba de combustível,num carro 99 mesmo se estiver boa troca,ainda mais se for original.Aproveitei e troquei o filtro de combustível e o regulador de pressão de combustível que fica junto a flauta dos bicos,estava com a membrana rasgada,e vazando combustível.Bicos injetores tmbm é bom fazer uma limpa.Tive que trocar 2,pois os mesmos trancaram e foi uma tragedia.
Minha Ranger falhava tanto no gnv quanto na gasolina.Troquei,velas,cabos e não resolveu.O problema era bobina.
Tambem tive problema no limpador,a solução foi trocar a chave que regula o limpador e o pisca pisca,não é uma peça cara e tu acha no ML.
O freio de estacionamento tmbm deu pau.Se olhar atras dos tambores traseiros vera que tem espaço pra colocar uma chave e regular o mesmo,só que se apertar de mais pode travar as rodas,sempre é bom fazer a regulagem com as rodas de trás levantadas.Na minha durou um mês,dpois tive que trocar as lonas e os tambores traseiros,ficou 100%.
Barulho de metal na roda,tmbm tinha esse problema,pastilhas de freio no final da vida útil ou a chapa do disco dianteiro raspando no disco.
Check engine é uma merda,sempre acende.Se acende na gasolina passa no escâner.
Se o carro morre,não segura a lenta,olha o atuador da marcha lenta.Coisa que pode fazer em casa,desmonta ele e limpa com um descarbonizador,se o problema continuar coloca um novo.É normal ligar a Ranger pela primeira vez e a lenta subir até uns 2500 giros e descer devagar até esquentar o motor,depois disso ela tem que estabilizar,se em cada pisada vc der o giro tiver dificuldade de voltar,pode trocar o atuador que o problema é ele.
Ranger é uma caminhonete extremamente chata,se não estiver com a parte elétrica em ordem é dor de cabeça.
Eu já tive umas 9 então conheço bem.Essa ultima que eu to é 2009.Já troquei a bobina dela,velas,filtros etc..Pois a mesma estava falhando.Te recomendo usar sempre peças originais ou de marca conhecida,pois se colocar coisa paralela vai ter dor de cabeça.
Abs!